domingo, 23 de maio de 2010

DESABAFO DE UM PROPRIETÁRIO SOBRE O CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE


CUIDADO NÃO ASSINEM CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE. VOCÊ PROPRIETÁRIO DE IMOVEL USADO NÃO ASSINE!
Vejam, descobri uma manobra no mercado e a situação é gravíssima. Imobiliárias estão investindo pesado ofertando CONTRATOS DE EXCLUSIVIDADE dizendo que é uma forma de trabalhar melhor os imóveis (usados), mais direcionadamente , fazer uma melhor divulgação através de jornais etc. Descobri que é tudo mentira. Você já passou por isso também?
Eles dizem ter uma parceria com a rede Secovi.
Porém o que descobri é um verdadeiro Crime Contra Economia Popular !!
Uma estratégia de manipular o mercado de construção civil e imobiliário!!
A venda de imóveis usados subiu, especialmente depois que a Receita Federal aumentou o valor de declaração dos imóveis para 300.000,00, isso colaborou para aumentar a demanda (procura) por móveis usados.
Porém os imóveis novos, lançamentos de apartamentos, e imóveis de alto padrão (maioria de construtoras) sofreram com isso... o jeito é prejudicar a venda de usados. As imobiliárias oferecem um aumento na comissão aos corretores que fecharem contratos de exclusividade, e para os donos desses imóveis são informados e orientados com um monte de mentiras tudo para forçar a assinatura do contrato de exclusividade, depois eles SOMEM, e quando busca-se saber da promessa de divulgação durante os 180 dias, eles enrolam, dizem que o marketing isso e aquilo e nada de divulgação ou uma infima divulgação que não dá resultado. Pelo contrário, durante esse período seu imóvel fica "amarrado" "congelado" e todos os que ligarem querendo fazer negocios, o proprietário indica a imobiliaria detentora do contrato de exclusividade. Porém durante esse período meu telefone emudeceu, antes era pelo menos 2 ou 3 consultas diárias, passou a 0 (zero) , nenhuma consulta !!!! E ao procurar o corretor o mesmo muda completamente tudo o que disse, e bate pé firme com sua mentira, dizendo que avisou que o contrato não poderia ser rescindido antes do período, e quando perguntamos da divulgação ele sempre passa datas de divulgações atrasadas que não temos de jeito nenhum como averiguar porque são datas de jornais antigos, já recolhidos ! Pedimos cópia e ele diz que trará e nunca traz.
E O PIOR: o contrato que foi assinado o corretor levou para o juridico assinar, e ele ficou de trazer a cópia e NÃO TROUXE e ao pedir a cópia ele desconversa e diz que não é obrigação dele e sim da imobiliária enviar, e depois SOME novamente.
Com isso ficamos 2 meses com o imovel parado sem poder aproveitar qualquer oportunidade de venda. Eles não trazem NINGUÉM ao seu imóvel, não cumprem com a divulgação e te enrolam! E fazem de tudo para você não pedir a rescisão para continuar te segurando te amarrando.
E aí descubro que na verdade é um acordo para que eles detenham os imóveis usados desta forma CONGELADOS, e assim tirarem do caminho a concorrência de Imóveis Usados , para poderem ofertar tranquilamente os imóveis novos, apartamentos novos, imóveis novos de alto padrão feitos pelas construtoras.
Enfim um estratagema muito bem engendrado que, para o proprietário está além de seu alcance perceber e assim, vários tem caído nesse golpe.
Eu passei por isso, e sugiro nunca assine CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE com ninguém tenho experiência de anos como proprietário de meus imóveis.
E gostaria de saber se você passou por isso e o que fez para cancelar o contrato antes da época, até porque eles falham gravemente ao não entregar a cópia do contrato. Para dizerem que tudo que fazem está no contrato, mas cadê contrato para averiguar? Até no momento da assinatura eles fazem de tudo para lhe distrair e não ler as letras miudinhas e diz "não se preocupe é um contrato padrão pode assinar"
A quem eu posso reclamar ?
Tentei o Creci mas, não retornam e só ouvem e nada podem fazer.
Procurei o gerente da imobiliária que se faz de preocupado, se compromete em resolver e ligar e SOME também.
Assim "engolem" seus 180 dias e se não formos espertos prorrogam o contrato. Porque ninguém sabe que tem que FAZER UM DOCUMENTO POR ESCRITO antes da data de vencimento para solicitar a rescisão, e se não entrega, o contrato é prorrogado automaticamente.
Enfim o mercado de imóveis usados está nas mãos desses inescrupulosos corretores e imobiliárias que optam por colaborar com o aquecimento de imóveis novos, na planta, alto padrão. Enquanto que os proprietários de usados na mairia leigos como eu, são pegos. E pior ainda, eles exigem cópia da escritura definitiva, cópia IPTU, cópia de um monte de documento mas, não te dão a cópia do contrato, mentem descaradamente, desconversam e tomam seu tempo e lhe prejudicam com a venda.
A intenção é congelar e tirar do caminho os imóveis usados especialmente em regiões onde há uma constante valorização por metro quadrado.
Desta forma além de tirarem do caminho (concorrência desleal) os imóveis usados, força-os a baixar seus preços e acabam por vender os imóveis para construtores, para aproveitarem só o terreno e assim construírem mais empreendimentos novos, gerando aumento de comissão aos corretores, e aquecendo na contra mão o mercado de imóveis novos.
E nós, simples proprietários de imóveis usados, sem condições de suportar tamanha pressão desse estratagema, nos vemos baixando preços, ou pior (no meu caso), congelado, sem negociação porque não nos rendemos a vender nosso imovel pelo preço só do terreno.
Especialmente prejudicando aquele proprietário de imóvel que vende seu imóvel para adquirir outro porque é o único que tem , e como não temos condições de procurar advogados... ficamos nas mãos desses antiprofissionais que aplicam tamanho logro.
Você passou por isso? O que fez? A quem eu posso procurar para me ajudar?
Suas respostas são vitais para mim e demais interessados. Conto com vocês!

Fonte: Fórum sobre Contrato de Exclusividade da Casa Brasil

28 comentários:

  1. Este sujeito está sendo extremamente radical e injusto, lógico que existem profissionais do mal, isto em qualquer categoria, generaliza uma situação colocando-a como insegura!! Realmente existem muitos profissionais que agem desta maneira, mas é verdade também, que muitos "vendedores" e "compradores" colocam o corretor de lado para obterem vantagens ao não pagamento da comissão. Tive a infelicidade de trabalhar em uma imobiliária, assim como todoas às outras, estão super preocupadas em "encherem" o site com ofertas de imóveis, aonde a maioria dos corretores nem conhecem o imóvel, e muito menos o priprietário, tudo é feito via telefone e internet. Luto hoje sozinho, ofereço meus serviços com a mais absoluta transparência, mesmo assim, encontro gente safada pela frente! Tanto corretores como vendedores e compradores.

    Corretor Godoy - CRECISP 111.780-F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NA MELHOR DAS HIPÓTESES, CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE DÁ ÀS IMOBILIÁRIAS O DIREITO SUPREMO DE MANTEREM OS PROPRIETÁRIOS REFÊNS. ISSO É IMORAL, É UMA LEI ILEGÍTIMA. NÃO VENHA COM ESSA CONVERSINHA DE CORRETOR PARA LUDIBRIAR PESSOAS SIMPLES.

      Excluir
    2. O QUE IMPORTA É O PRETO NO BRANCO, E OUTRA NÃO DA PRA ACREDITAR É EM MUITOS CLIENTES POR AI.

      Excluir
    3. Muito boa matéria concordo plenamente.

      Excluir
    4. Corretores de imóveis= parazitas/mafiosos.

      Excluir
  2. Eu também cai nesse golpe acontece exatamente o que vc narrou, eles desconversam não dão a segunda via do contrato e a imobiliária na qual assinei o contrato possui uma construtora, como nunca tinha pensado nisso, eles queriam era congelar o meu imóvel.Que arrependimento, isso precisa ser passado para mais pessoas, ninguém pode assinar isso, é um abuso.Gostaria de saber se vc possui um modelo da rescisão, para que Eu possa levar até a imobiliária.

    ResponderExcluir
  3. Estou passando pelo mesmo problema, e até fui "proibida" pelo corretor de visitar meu imóvel, isso mesmo, disse que só com a autorização dele posso visitar minha casa que está alugada pela mesma imobiliária. E a cópia do contrato também não tenho, já fiz pedido por e-mail, por telefone... e nada, procurei o CRECI e me orientaram a fazer uma notificação e enviar pelo correio com aviso de recebimento. Vou procurar um advogado pra me auxiliar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pessoa que se disse um corretor, jamais o será, são charlatões, como outros em todas as profissões, que prejudicam pessoas sérias, que suaram a camisa para se formarem em suas profissões. " Eles" por não saberem nada do ofício, lançam mão da sua santa ignorância, não tiverem a disciplina chamada ética e nem sequer fizeram um juramento acadêmico. Então, o que tem a perder os charlotões?????? NADA,porque ninguém perde aquilo que NÃO TEM !!!!!!

      Excluir
    2. Uai... mas vc pode visitar imóvel que está alugado?

      Excluir
  4. Pode alguem dizer-me como fazer uma carta para rescisao de contrato de mediaçao imobiliaria com exclusividade? muito obrigado:::

    ResponderExcluir
  5. Precisso ajuda... onde procurarcarta modelo de rescisao de contrato de exclusividade com imobiliaria?
    Estou no estrangeiro e nao sei como fazer a carta para livrar-me da imobiliaria...
    por favor...obgdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INSTRUMENTO PARTICULAR DE DISTRATO AMIGÁVEL DE CONTRATO DE CORRETAGEM IMOBILIÁRIA

      Denominado(a/s) simplesmente de PRIMEIRO(A/S) DISTRATANTE(S), e de outro lado IMÓVEIS LTDA, empresa comercial, com filial nesta cidade situada a(na) , doravante simplesmente SEGUNDA DISTRATANTE, resolvem de comum acordo distratar as estipulações do CONTRATO DE CORRETAGEM EXCLUSIVIDADE, avençado pelas partes supracitadas, em , vigente até esta data, referente a mediação do imóvel de propriedade da PRIMEIRA DISTRATANTE, sito nesta cidade a , tudo mediante as seguintes condições:

      PRIMEIRA: As partes acima qualificadas dão por distrato o CONTRATO DE CORRETAGEM retro identificado, fato este que fora aceito por mera liberalidade da SEGUNDA DISTRATANTE, pelo que se dão reciprocamente quitações gerais, não havendo mais motivo para exigirem quaisquer vantagens com alusão ao prefalado instrumento, o qual fica doravante desfeito em todos os seus termos, cláusulas e condições, salvo, entretanto, o previsto na cláusula seguinte.

      SEGUNDA: Que, não obstante a rescisão bilateral do contrato em apreço, declara ainda a PRIMEIRA DISTRATANTE sua plena concordância com os trabalhos de mediação prestados até então pela firma IMÓVEIS LTDA, filial , pelo que via de conseqüência fica desde já notificado que qualquer transação imobiliária feita com o imóvel supra especificado a algum cliente comprador que tenha sido apresentado pela SEGUNDA DISTRATANTE, caracterizará como prestados serviços feitos pela mesma, uma vez que consuma-se a mediação com a simples aproximação das partes envolvidas na transação imobiliária, devendo com isso, a SEGUNDA DISTRATANTE ser remunerada com o percentual de comissão contratada no pacto principal.

      TRECEIRA: Em conseqüência, tornam-se igualmente sem efeito jurídico e executivo todas as cláusulas e obrigações que de alguma forma foram novadas pelos ora distratantes no transcurso do prazo do contrato ora rescindendo, ficando-as via de conseqüências extintas .

      QUARTA: Não obstante a boa-fé dos DISTRATANTES, fica desde já eleito o foro desta cidade para dirimir quaisquer dúvidas decorrentes do aqui estabelecido.

      E assim por estarem justos e contratados, assinam o presente instrumento em (03) três vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas abaixo assinadas.



      ........................................................, .......... de ....................................... de ...............



      PRIMEIRO(S) DISTRATANTES:

      _________________________________________
      SEGUNDA DISTRATANTE:

      ________________________________________

      TESTEMUNHAS:

      _________________________________________

      Excluir
  6. Qual é o tempo de duração de um contrato de exclusividade? Também entrei nessa, e o pior é que o imóvel ainda está ocupado, a imobiliária se comprometeu em tirar o ocupante para depois vender, mas já fazem uns dois meses. Só para o contrato de exclus. foi um mês e já estou irritada com isso... até agora não entrou em contato com o ocupante... Posso cancelar esse contrato?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia à todos. O meu nome é Jonas, sou corretor de imóveis no Rio de Janeiro. Concordo com tudo que foi relatado pelos colegas corretores e proprietários. Realmente o contrato com exclusividade está sendo utilizado no mercado imobiliário, talvez pelo grande número de novos corretores inseridos no mercado. E somente desta forma corretores e imobiliárias conseguem prender (travar) o imóvel para que a venda seja realizada somente por eles. Particularmente eu não vejo esta necessidade e por este motivo eu só contrato sem exclusividade. Embora, seja legal a exclusividade eu considero imoral o profissional agir assim com cidadão, pois de certa forma, o proprietário fica sem o domínio do seu bem. Entendo que todo contrato de autorização para venda de imóveis deve ser rescindido a qualquer tempo, bastando apenas a parte interessada manifestar o seu interesse pelo distrato. Imagina você dar a exclusividade e a 2 meses e meio a imobiliaria sequer levou um cliente para mostar o imóvel, isso é normal. O que não pode é outro corretor que antes já estava trabalhando o mesmo imóvel sem exclusividade conseguir o comprador para o imovel, mas não posso vender. Equanto o vendedor precisa do dinheiro para pagar despesas relacionadas a doença grave do seu único filho que surgiu neste ínterim, e ainda precisar quitar o saldo devedor de outro imóvel adquirido na planta. E a imobiliária ter conhecimento destes fatos, conforme informado quando da contratação. ISSO É EXTREMAMENTE DESUMANO E RIDÍCULO ENQUANTO A IMOBILIÁRIA PENSANDO APENAS NO SEU LUCRO FINANCEIRO.
    O PROFISSIONAL IMOBILIÁRIO PRECISA RECONHECER QUE ELE ACIMA DE TUDO TEM UM COMPROMISSO SOCIAL. E É DEVER DO CORRETOR SUGERIR E OPINAR SOBRE O MELHOR NEGÓCIO PARA O SEU CLIENTE, SEJA COM O SEU PRODUTO OU NÃO. AFINAL É O DINHEIRO DO CLIENTE QUE ESTÁ EM JOGO, POIS NORMALMENTE SÃO ANOS DE POUPANÇA E ATÉ DE PRIVAÇÕES PARA CHEGAR O MOMENTO DA AQUISIÇÃO DA TÃO SONHADA CASA PRÓPRIA. Contato: (21) 9.7173-4800 (whatsapp)

    Seja solidário e agradeça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MEU MAIS SINCERO PARABÉNS JONAS!!!!

      Att.


      Avaliadora perita´em Juízo.
      Rosmarí D'Agostini

      Excluir
  8. Parece que, mesmo o corretor acima dizer que não é prática comum, Brasil, vantagem é assim, é o país das marotagens no mau sentido. É o que permeia o solo dessa terra. Grata pelo alerta, pois quase estava entrando nessa. O que a Raça Humana não faz para justificar seus atos, subterfúgios e subterfúgios. É a terra tem tudo para dar certo mas como diz a velha piada " vocês vão ver o povo que vou colocar aí". E assim uma maioria se ferra e uma minoria governa. Esse é o Brasil.Alma da cidade de Itu.

    ResponderExcluir
  9. Concordo, discordando.... Sou corretor, trabalho com contrato de exclusividade de 180 dias e com PRAZO DETERMINADO. Não há renovação automática - Se o proprietário gostar do meu trabalho, ele renova.

    Invisto pesado em marketing (anúncios em internet, filipetas, midia impressa) e o contrato de exclusividade me garante que o meu investimento não foi em vão.

    É do meu interesse vender o imóvel o mais brevemente possível (menos esforço, comissão na conta rápido) e dentro do prazo estipulado.

    Mantenho logbooks com todas as visitas agendadas, ficha de visita assinada e apresento para o proprietário semanalmente.

    Agora, com contrato sem exclusividade, perco a garantia da comissão e do retorno do investimento realizado.

    Há corretores sérios. Em todas as profissões há os profissionais sérios e os nem tanto; Pesquisem, peçam recomendações e escolham um corretor de confiança.

    Contrato sem exclusividade inibe o esforço na venda e o investimento dos corretores e imobiliárias em divulgação. Para quê vou investir dinheiro na venda se há 10 placas de imobiliárias e de corretores no mesmo imóvel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahah... apareceu o "corretor bonzinho" ... esse tipo de corretor não existe....

      Excluir
  10. Posso cancelar contrato com exclusividade de venda de imóvel a qualquer momento...foi feito de um ano!

    ResponderExcluir
  11. Posso cancelar contrato com exclusividade de venda de imóveis

    ResponderExcluir
  12. Assinei contrato de exclusividade de venda de um imóvel,moro no Rio e o imovel é em Brasília. Porém na cláusula que mencionava o período concedido alterei e coloquei por dois meses, improrrogáveis. Mandei e mail informando do cancelamento do contrato e o corretor pediu uma semana, vou esperar só esse prazo e tentar a venda. Não reconheci firma da assinatura, posso proceder c outra pessoa p a venda?

    ResponderExcluir
  13. Eu compro pão na padaria da minha preferencia, embora ache caro, o dono ja me disse pra eu procurar outra se achar o pão melhor... Como um PF com um bife maravilhoso em um boeco bem sujinho perto da Augusta, sempre lotado...outro dia perguntei para o dono porque ele não reformava o local e limpasse melhor as panelas pretas...ele me disse que nunca o bife iria ficar com o mesmo gosto... O cliente pode escolher qualquer outro corretor, ou ate me pedir algum auxilio, faço de graça...mas, se quiser me contratar, exijo exclusividade, ou então que procure outra empresa melhor...simples assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela arrogância do "profissional" acima ja da pra ver a fria...

      Excluir
    2. Sou corretor mas esse rapaz que se diz corretor é muito arrogante e com ele com certeza é fria.

      Excluir