quarta-feira, 26 de maio de 2010

EAD da ULBRA passa por reformulação


Mudanças visam melhorias para os alunos

O novo modelo adotado pelos cursos da Educação a Distância da ULBRA, em conformidade com o MEC, prevê a inclusão dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, plataforma NetAula da Universidade, juntamente com seus tutores e professores.
Além disso, está sendo aberta outra sala virtual para a integração do professor com os tutores. Neste espaço, o professor terá a possibilidade de disponibilizar os conteúdos que devem ser abordados pelos tutores nos encontros presenciais.
Neste novo modelo, os alunos terão 48 horas de interação na plataforma NetAula e 20 horas de atividades presenciais no polo. Nestes períodos estão inclusas as provas presenciais de grau 2 e substituição de grau, e os encontros presenciais de atividades que envolvem educação, pesquisa e extensão.
A avaliação passa a contar com duas etapas, uma a distância e outra presencial, ambas envolvendo todo o conteúdo abordado na disciplina. A etapa a distância chamada de Grau 1 terá peso um na composição do grau final, e a etapa presencial chamada Grau 2 terá peso três. A composição do grau final ocorre da seguinte forma: GF = (1xG1 + 3xG2)/4. Para ser aprovado o aluno deve atingir a nota 6.0 ou superior no grau final.
O foco desse novo modelo passa do tutor para o professor, que conduzirá todo o processo de ensino/aprendizagem diretamente, com o auxílio dos tutores. O EAD da ULBRA está passando por uma reformulação e por uma padronização em suas principais áreas como estrutura dos polos, avaliação e metodologia, envolvendo aspectos pedagógicos e de tutoria.

Publicado por admin em 26/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário