sábado, 1 de maio de 2010

UM BALANÇO PEDAGÓGICO DO MÓDULO 5 DA TURMA NI_2009.1 - ULBRA


Após tres (3) Encontros presenciais abordando o Direito Imobiliário, disciplina indispensável para o bom desempenho das atividades do Gestor Imobiliário,continuo no firme propósito de destacar a importância de se estudar alguns temas de Direito, o que venho fazendo através de postagens de interesse e até polêmicas, neste Blog. Eis, à seguir, um breve balanço do conteúdo estudado neste módulo 5.
Nas nossas aulas abordamos a relação entre sujeitos e coisas; em seguida, estudamos especificamente os fatos e atos que repercutem na vida de cada sujeito, para, então, passarmos ao estudo das próprias coisas.
Analisamos, também, posse e propriedade, formas de aquisição de bens imobiliários e alguns aspectos que se relacionam com a propriedade, como os direitos de vizinhança e as formas de condomínio. Depois, enfocamos os direitos reais, que restringem o direito de propriedade.
Abordamos exaustivamente tudo sobre Contratos, teoria, parte geral e contratos típicos: Como eles se formalizam e que requisitos e documentos são necessários para isso, pois é através dos contratos que são geradas novas relações envolvendo sujeitos e coisas. Finalmente, abordamos o tema Negócios Imobiliários e CDC com foco no tópico Contratos e Código de Defesa do Consumidor, e a Lei 10.257, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, que estabelece normas de ordem pública. Em todos os encontros presenciais houve excelente participação dos acadêmicos, proporcionando um debate salutar sobre os temas, o que proporcionou Avaliações que demonstraram real apreensão do conteúdo estudado.
Concluindo o Módulo 5, apresentamos alguns diplomas legais modernos, cujo domínio é de extrema importância para o eficaz desempenho das atividades profissionais com tranqüilidade e segurança, para, assim, melhor atender as expectativas de cada cliente.
À título de Material Didático Complementar, enviamos via e-mail, artigos técnicos de renomados juristas, Legislação específica por tema, e-book sobre Contratos, Apostila completa de Direito Civil, entre outros, além de colocar esta Tutoria à disposição para dirimir quaisquer dúvidas quanto às disciplinas, abrangendo aí, questões surgidas no exercício profissional do acadêmico.
Em sala de aula, estimulamos nossos alunos ao manuseio do Código Cívil, Constituição Federal, do Código Penal e do Código de Defesa do Consumidor,instigando a leitura de cada artigo, cada parágrafo, que eram mencionados nas nossas apresentações.
Enfim, dever cumprido!

AGORA É CHEGADA A HORA DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL. BOA SORTE A TODOS!

MENSAGEM DA TUTORIA:
Ser autônomo é ser o autor de vida e de sua aprendizagem, é o sujeito que autogoverna. É a submissão do indivíduo a uma disciplina que ele próprio escolhe e a qual ele elabora de acordo com sua personalidade.
John Stuart Mill define esta tão propalada autonomia em uma frase: Sobre si mesmo, sobre seu corpo e sua mente, o indivíduo é soberano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário