terça-feira, 4 de maio de 2010
SISTEMA PRICE
Principal Característica: Parcelas constantes, amortização crescente.
No sistema Price, as parcelas são calculadas de maneira que o valor das parcelas é sempre o mesmo. Esse método tem esse nome porque foi Richard Price quem criou uma fórmula matemática para determinar o valor das parcelas de modo que fossem constantes.
Se é assim tão simples, porque tanta gente abomina esse sistema?
Não há dúvida de que um sistema de pagamentos em que o valor da parcela é sempre o mesmo é muito útil, pois há muitas vantagens nisso. Porém, essas vantagens tem um "preço": a dívida demora muito para começar a diminuir significativamente.
Para entender porque isso acontece, é preciso perceber que a amortização é crescente, conforme explicamos a seguir:
À medida que o tempo passa, a dívida vai sendo amortizada (reduzida) e o valor que deve ser pago referente a juros sobre o saldo devedor consequentemente diminui. Uma vez que o valor da parcela é sempre o mesmo, se a parte de juros diminui, então a parte de amortização aumenta. Essa é uma das propriedades deste sistema: a amortização crescente.
No gráfico acima você pode perceber mais facilmente as características do Sistema.
1. Valor das parcelas constantes - A soma das barras verde (principal) e vermelha (juros) é sempre igual.
2. O valor das amortizações é crescente - Em verde - principal.
Uma vez que a amortização é crescente, no início ela é muito pequena. Por isso o saldo devedor demora para diminuir significativamente. Note, porém, que a dívida é reduzida sim, mês a mês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário