segunda-feira, 31 de maio de 2010

MARKETING IMOBILIÁRIO


Produto é tudo aquilo que a organização cria, testa, desenvolve, produz e comercializa com o objetivo de satisfazer o consumidor e com isso obter lucro, proporcionar qualidade como o cliente a define, significa compreender ambas as dimensões da qualidade: qualidade do produto e qualidade do serviço.

Na ação de marketing, o planejamento do produto recebe um tratamento especial e diferenciado. Tem como responsabilidade mapear o rumo mercadológico do produto como um todo. Bons produtos, ou seja, um imóvel com a combinação de uma boa localização, uma planta bem planejada e uma área de lazer que atenda às necessidades do perfil dos futuros moradores, associados ao bom atendimento produzem clientes satisfeitos. Um cliente satisfeito recomenda o produto ou serviço para cinco pessoas; porém um cliente insatisfeito fala mal do produto ou serviço para dez pessoas. E é esta vida útil do produto que é traçada e gerenciada no planejamento de marketing.

O valor entregue ao consumidor é a diferença entre o valor total esperado e o custo total do consumidor. Valor total para o consumidor é o conjunto de benefícios esperados por determinado produto ou serviço. Custo total do consumidor é o conjunto de custos esperados na avaliação, obtenção e uso do produto ou serviço.

Planejar e estudar constantes mudanças do perfil do consumidor é uma das principais ações do executivo do setor, para aprimorar a atuação no mercado e, principalmente manter-se no negócio. O produto é o tópico e objetivo referente ao meio com a qual a organização traça relações comercias com o mercado. Pode ser um bem ou serviço, que atenda às necessidades de um público específico. Na construção civil, o produto é um bem de moradia ou um bem de trabalho. O bem de moradia está dividido em duas categorias: permanente e temporária.

Para Kotler (1998) serviço é qualquer ato ou desempenho que uma parte possa oferecer a outra que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não estar vinculada ao produto físico.

Na categoria permanente, o produto imobiliário refere-se a residência horizontal (casa) ou vertical (apartamento). É importante distinguir claramente a categoria do produto para poder planejar. A categoria de um produto tem relação direta com a finalidade do uso.

Uma organização atuante no mercado imobiliário pode ter um ou vários produtos. Para cada produto é necessário um plano de marketing específico e individual, porque a natureza da operação e o objetivo de mercado são distintos.

Um comentário:

  1. Marketing Imobiliario, Assim Proponha sempre um livro ou um link sobre o assunto comentado. Otimo Blog, parabens e sucessos. C Grande-MS

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