quarta-feira, 12 de maio de 2010

FIM DA POLÊMICA GESTOR IMOBILIÁRIO x CRECI's


Livre exercício do trabalho, ofício ou profissão:

Nos termos do art. 5º, inciso XIII, da Constituição Federal de 1988 é “livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.”
Em face da relevância e complexidade de determinadas atividades profissionais, a lei estabelece requisitos de escolaridade ou qualificação, competindo privativamente à União a edição de normas disciplinadoras do exercício profissional, conforme o art. 22, inciso XVI, da Constituição Federal.

“A ausência de regulamentação de uma profissão, portanto, torna-a de livre exercício. A existência de regulamentação restringe o seu exercício àqueles que atendam aos requisitos da respectiva lei federal.”

Decorre, assim, que existem profissões regulamentadas e profissões não regulamentadas, constituindo contravenção penal ou crime o exercício de uma profissão regulamentada sem a observância das exigências contidas na lei.

No caso dos profissionais oriundos de Cursos Superiores de Tecnologia em Negócios imobiliários, estes fazem parte de uma profissão ainda não regulamentada, conforme admite o Presidente do COFECI em matéria veiculada no site oficial do órgão, conforme transcrição abaixo:

Profissional de Nível Superior Terá Reconhecimento Legal

Responsável pela normatização, fiscalização e avanços da profissão de corretor de imóveis, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) está negociando com o governo federal e o Congresso Nacional a instituição, através de lei, da carreira de corretor imobiliário de nível superior. Mais de 50% dos profissionais que exercem essa atividade, no Brasil, possuem diploma universitário. A constatação foi feita pelo recenseamento promovido pelo Cofeci, em todo o país, no ano passado. “A lei exige apenas o segundo-grau para que um profissional atue no mercado imobiliário. Mas a sociedade e a própria evolução da carreira levam ao aprimoramento. Buscamos, agora, o reconhecimento dessa qualificação com a instituição em lei da função de gestor imobiliário, para quem tem nível superior”, afirma o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva.

CONCLUSÃO: O PROFISSIONAL DE NIVEL SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS E DETENTOR DE CURSOS SEQUENCIAIS À SUA GRADUAÇÃO COMO PÓS-GRADUAÇÃO E MESTRADO NÃO TEM SUA PROFISSÃO RECONHECIDA, DEVIDO A INEXISTÊNCIA DE LEI ESPECÍFICA.
DEVIDO A PLURALIDADE DE FUNÇÕES QUE PODEM EXERCER OS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR, EXCLUINDO-SE AÍ, POR FORÇA DE LEGISLAÇÃO FEDERAL, A SUA PARTICIPAÇÃO DIRETA NA TRANSAÇÃO IMOBILIÁRIA, ATÉ O MOMENTO, ATIVIDADE COM PREVISÃO EM LEI APENAS PARA OS PORTADORES DE DIPLOMA DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS (TTI), CURSO DE NÍVEL MÉDIO, COM A DEVIDA INSCRIÇÃO NO CRECI, ENTENDEMOS COMO INAPROPRIADA A INGERÊNCIA DO SISTEMA COFECI-CRECI's, À TÍTULO DE GENERALIZAÇÃO DE OBRIGATORIEDADES QUANTO A OBSERVÂNCIA DAS RESOLUÇÕES E ATOS NORMATIVOS DO ÓRGÃO SEM OS DEVIDOS ESCLARECIMENTOS À SEGUIR OPORTUNIZADOS.
Por dever de ofício, podemos exercer atividades de cunho restrito ao Gestor Imobiliário e em muito distintas daquelas exercidas pelos corretores de imóveis, vejamos algumas delas:

ÁREAS DE ATUÇÃO DO GESTOR IMOBILIÁRIO DE NÍVEL SUPERIOR:

Implementar modelos de gestão inovadores junto à qualquer empresa do ramo imobiliário
Otimizar resultados minimizando riscos - Planejamento estratégico
Utilizar-se das TIC’s - Tecnologias de informação e comunicação
Prestar serviços de Consultoria a Corretores de imóveis (TTI)
Gerenciamento de equipes de Corretores de Imóveis (TTI)
Atuação integrada e interativa em outras áreas do conhecimento
Assessorar auditorias em questões imobiliárias
Avaliações e perícias no âmbito da prerrogativa de profissional de nível superior
Elaborar projetos de captação de recursos públicos no setor de habitação
Gestor de Condomínios Residenciais, Comerciais e específicos
Gestor do patrimônio imobiliário Público ou Privado
Planejamento de empreendimentos
Análise de projetos imobiliários
Pesquisa de Mercado
Lançamentos imobiliários
Viabilidade Financeira
Consórcio, coooperativas e plantas de valores

OBS. Os Técnicos em Transações Imobiliárias (TTI) não estão habilitados para o exercício das atividades acima.

Notem que estão excluídas as atividades de intermediação de compra, venda e locação de imóveis, bem como emissão de PTAM - Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica.

Esclarecendo quanto a Regulamentação e fiscalização das profissões pelo Estado:

O Estado estabelece requisitos e condições para o exercício de determinadas profissões. Entre os requisitos estão a escolaridade e a qualificação profissional. As condições envolvem a autorização do órgão público mediante a inscrição do interessado no órgão de fiscalização da profissão.
Ao regulamentar determinada profissão e exigir a inscrição num órgão público para o exercício profissional, tipificando penalmente a falta dessa inscrição, o Estado exerce o poder de polícia. Os conselhos profissionais executam, assim, o poder de polícia sobre as profissões quando fiscalizam, no interesse da coletividade, a atividade profissional de seus inscritos e também quando impedem que pessoas não inscritas possam desempenhar as atividades regulamentadas.
Na condição de órgãos públicos podem exigir a inscrição nos seus quadros para o exercício profissional.

QUAL A SITUAÇÃO ATUAL:

1º. É urgente a união dos Gestores Imobiliários de todo o Brasil, com a finalidade precípua de buscar o reconhecimento legal da profissão.
2º. Os Gestores Imobiliários, que pretendam exercer atividades regulamentadas através da Lei Federal nº. 6.530 - DE 12 DE MAIO DE 1978, deverão inscrever-se no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de sua região submetendo-se às normas regulamentadoras do mesmo. Em Roma, ajam como os romanos!
3º. Caso pretenda abrir sua própria imobiliária, associe-se a um corretor de imóveis credenciado.
4º. Se preferir exercer atividades fora do alcance do sistema Cofeci-Creci's, como as enunciadas acima, não há necessidade de inscrever-se no CRECI.
5º. Aguardar pacientemente as diligências do Sistema Cofeci-Creci's, quanto ao nosso reconhecimento legal, através de Lei, o que depende do Governo Federal e Senado Federal.
6º. Ir à luta, fundar uma associação atuante, buscar apoio político, cobrar do COFECI posição atual sobre a regulamentação profissional específica e participar dessa regulamentação, comunicar-se com Gestores Imobiliários de todo o Brasil e traçar seus próprios objetivos pertinentes à profissão. Caso o Cofeci não promova, com a habilidade e a atenção devidas, a inserção legal e definitiva no Mercado Imobiliário desta nova categoria, a criação de um Conselho Federal próprio deverá acontecer num futuro próximo.

É esta a situação de momento!

102 comentários:

  1. CARO E NOBRE....SOU ACADÊMICO DE GESTÃO IMOBILIARIA NA ULBRA EM CAMPO GRANDE-MS, E ENCERRO MEU CURSO NO INICIO DO ANO 2011 E ESTOU AGILIZANDO NOSSOS ALUNOS POR AQUI PARA FICAREM CIENTES TAMBEM DESSE ASSUNTO.......ACHEI ATUAL E DE EXTREMA IMPORTANCIA....AFINAL, NÃO SE INVESTE UM VALOR ALTO NUMA PROFISSÃO SEM QUE SEJA DEVIDAMENTE RECONHECIDA.......ABRAÇO....

    ALVARO LUIZ DOS SANTOS SOARES
    67 8417-4400
    e-mail: alss3@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caros colegas Gestores e acadêmicos, venho também manifestar meu interesse nesta luta, sou Gestor Imobiliário, moro em Palmas-TO mas formei na Unirvesidade Salgado de Oliveira em Goiânia-GO, e sou a favor de um reconhecimento maior para os Gestores, e na verdade eu acho que a melhor opção é acabar com o curso técnico, e deixar apenas o de graduação, e assim continuáriamos com os mesmos conselhos e um leque de opções (funções) para o mercado imobiliário. Um abraço. saimonlima.gestor@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,Saimon,concordo plenamente acabar com o curso de tecnico,estudamos tanto,pagamos tão caro para não sermos reconhecidos?deve existir uma lei vamos a busca,e que tal as faculdades se unirem para que tudo isso aconteça!

      Excluir
  3. ÁREAS DE ATUÇÃO DO GESTOR IMOBILIÁRIO DE NÍVEL SUPERIOR:

    Implementar modelos de gestão inovadores junto à qualquer empresa do ramo imobiliário - ISTO QUALQUER VENDEDOR, OU CORRETOR DE VISAO REALIZA.
    Otimizar resultados minimizando riscos- CUSTO X PREÇO = LUCRO.
    Planejamento estratégico - DE QUE?
    Utilizar-se das TIC’s - Tecnologias de informação e comunicação - QUALQUER ADOLECENTE DE 14 ANOS SABE SE FAZER USO DELAS.
    Prestar serviços de Consultoria a Corretores de imóveis (TTI)SOBRE QUAL ASSUNTO?
    Gerenciamento de equipes de Corretores de Imóveis (TTI) QUALQUER PESSOA PODE GERENCIAR UMA EQUIPE, DES-DE QUE SEJA COPETENTE.
    Atuação integrada e interativa em outras áreas do conhecimento - TAIS COMO?
    Assessorar auditorias em questões imobiliárias - JURIDICAS,OU FINANCEIRA?
    Avaliações e perícias no âmbito da prerrogativa de profissional de nível superior - NAO ENTENDI DE QUAL PERICIA, ESTA SE REFERINDO?
    Elaborar projetos de captação de recursos públicos no setor de habitação - ELE E FORMADO EM ECONOMIA? E CREDENCIADO?
    Gestor de Condomínios Residenciais, Comerciais e específicos - CERCA DE 80% DESTA FUNÇAO E FEITA POR CINDICOS, E ADMINISTRADORAS!
    Gestor do patrimônio imobiliário Público ou Privado - VENDER E OU, ADMINISTRAR PROPIEDADE PUPLICA? TEM CERTESA DISTO?
    Planejamento de empreendimentos - QUALQUER PESSOA COM, VISAO DO MERCADO FUTURO FAZ!
    Análise de projetos imobiliários - DE ENGENHARIA E, ARQUITETURA! VERDADE?
    Pesquisa de Mercado - SO RINDO!
    Lançamentos imobiliários - ESPERO QUE SIM!
    Viabilidade Financeira - RSRSRS ELE TAMBEM EMPRESTA, DINHEIRO? QUE BOM SABER!


    OBS. Os Técnicos em Transações Imobiliárias (TTI) não estão habilitados para o exercício das atividades acima.
    ACHO QUE MOSTREI QUE ELES NAO SAO ESTE BICHO PAPAO TODO NAO...
    UM BOM CORRETOR, E AQUELE QUE, SATISFAZ OS ANSEIOS DO COMPRADOR, ATENDENDO AS, ESPEQUITATIVAS DO VENDEDOR, SEGUINDO PELOS CANAIS OFICIAS, QUE REGEM E, REGULAMENTAO TODO O PRSSEÇO DA CORRETAGEM DE UM IMOVEL.

    ME DESCULPE PELO DESABAFO, MAS NAO PODE ME CALAR TENDO EM VISTA, DE QUE ESTE ARTIGO DESVALORISA EM MUITO, O MEU OFFICIO! DETALHE, NAO TENHO, NEM TTI, E NEM O CURSO SUPERIOR!...MAS EM NEM UMA ESTANCIA, EU DESVALORIZO AOS OS, QUE TENHAO, E MUITO PELO CONTRARIO, ENCENTIVO A NOVA GERACAO A FAZELOS...
    MAS DE FORMA ALGUMA, MONOSPREZEM AQUELES QUE, DEZENVOLVERAO O TALENTO NATURAL DE, FAZER DA CORRETAGEM, UM OFICIO TAO NOBRE, QUE SE FIZERAO CRIAR, CURSOS TECNICOS, E UNIVERCITARIOS.
    EU JA ATUO, A ALGUNS ANOS NA AREA, TENDO VENDIDO ALGUNS MINHARES DE IMOVEIS, USADOS E, TERRENOS.
    TENDO COMO RESULTADO, DO MEU PROFICIONALISMO UMA RENDA, DE QUE TENHO A CERTESA DE QUE, MUITOS ENGENHEIROS, ADVOGADOS, MEDICOS E, GESTORES IMOBILIARIOS, NAO CHEGAO AOS 30%, DA MINHA RENDA MENSAL.
    NO MAIS O QUE QUERO DIZER, E QUE OS BONS PROFICIONAIS DE VENDAS, OU SEJA UM CORRETOR OU, GESTOR IMOBILIARIO NADA MAIS E, DO QUE UM VENDEDOR!...DESTA FORMA, DE NADA ADIANTA UM MILHAO DE CURSOS, DIPLOMAS E, LEIS QUE VENHAO A PROTEGELOS, SE DE FATO NAO FOREM VENDEDORES NATOS, ASTUTOS, DESPROVIDOS, NATURALMENTE MOTIVADOS PELA SIMPLES ART DE ( VENDER ) E ISTO NAO SE APRENDE, EM CURSOS E, OU UNIVERSIDADES, TECNICA E, CONHECIMENTO NAO SAO, ART! TALENTO! VOCAÇAO...OS MAIORES MUSICOS DO MUNDO, (TOCAO DE OUVIDO, TALENTO,VOCAÇAO,ART) SEM SABEREM LER UMA ( PARTITURA ) PESSE ARRESPEITO!...

    SEM MAIS, FICO-LHE MUITO GRATO PELO ESP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAMOS..?-VOLTAR A ESTUDAR.SEU PORTUGUÊS E PESSIMO.
      ERRAR E HUMANO MAIS CONTINUAR ERRANDO E BURRIÇE.
      PAGUE..? MELHOR A SUA SECRETÁRIA E PEÇA ELA PARA COLOCAR NO AR AS SUAS CRITICAS.

      SEU ROMERO... O SENHOR PODE SER UM BOM VENDEDOR,MAIS NÃO UM BOM COMUNICADOR.
      AS DUAS COISAS,ANDÃO JUNTOS.

      Excluir
    2. O português dele é péssimo e o seu também é ruim. Não é "andão" e sim "andam".

      Excluir
    3. Ficou feio, viu Romero. Escreve muito mal. Vergonha alheia!!!

      Excluir
    4. Ficou feio, viu Romero. Escreve muito mal. Vergonha alheia!!!

      Excluir
    5. Ficar corrigindo erros de teclado gráficos gramaticais é falta de educação. De repente o autor é quase cego...

      Excluir
    6. Aceito e compactuo com o lance da VOCAÇÃO, mas você destruiu a sua vocação com o seu português!
      Ajude sua vocação melhorando o seu português! Por favor!

      Excluir
    7. Sr. Romero é zangão, portanto deve ser denunciado, não aceito que alguém que nem saiba escrever e nem mesmo tenha formação mínima para tal diga que exerce a corretagem. No Brasil temos que parar de ter pena daquele que ficou desempregado e quer se aventurar pelo mercado oficial de uma profissão digna e regulamentada.
      Estude e tire seu diploma de TTi que em breve será extinto ou conforme falado acima será posicionado logo abaixo do gestor imobiliário seguindo sua competência jurídica hierarquica.

      Excluir
    8. É complicado ser extinto, é direito adquirido. Ninguém pode tirar as atribuições do TTI. Só uma nova Lei, resolução não pode tirar atribuições. O que vale é o que consta na certidão de atribuições. Conheço experiências de outros Conselhos que tentaram tirar atribuições dos técnicos e não tiveram êxito, pois o juiz entendeu que quem dá as atribuições é o MEC, pois é o MEC que norteia as disciplinas ministradas. Em resumo só Lei pode restringir as atribuições do TTI.

      Sou formado em TTI, mas concordo que uma pessoa que estudou 4 ou 5 anos tenha mais atribuições do que uma pessoa que estudou 6 meses ou 1 ano ou 1,5 meio. Continuem lutando pela causa de vocês, Gestores Imobiliários. Mas, tente transformar isso em LEI.


      Forte abraço.


      RAFAEL MIKAEL ALMEIDA.
      3783 CRECI AM/RR

      Excluir
    9. Já pensou um fora da lei criticando quem é especializado no assunto,kkk mereces ser denunciado!kkk,análise de projetos imobiliários sim, Romero,se algum dia resolveres se profissionalizar verás que matérias como essas estão contidas nos cursos de níveis superiores,vai estudar amado!

      Excluir
    10. Boa noite!achei muito interessante a proteção do anônimo,abaixo para com o senhor Romero,quando falas que ele deve ser quase sego kkkk,más se a peste é quase sego,onde está o dinheiro dos milhares de imóveis que ele vendeu?porque não compras um óculos? para então escrever esse jornal kkk eu acho que ele precisa de um psicanalista,ou tomas o curso ou vou te localizar,sou fiscal kkkk seu chato,abusado! estás errado e desfaz dos corretos,kkk.

      Excluir
    11. Esta se discutindo agora a profissão de Gestor Imobiliário ou de Engenheiro e arquiteto rsss, acho até que vcs nos comentários querem muito criticar mais do que esclarecer as informações. vão procurar o que fazer e parem de falar besteira, pois isso aqui nem foi regulamentado para vcs esterem se preocupando muito. acordem viu. Isso aqui não é competência de vcs ok.CONCLUSÃO: O PROFISSIONAL DE NIVEL SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS E DETENTOR DE CURSOS SEQUENCIAIS À SUA GRADUAÇÃO COMO PÓS-GRADUAÇÃO E MESTRADO NÃO TEM SUA PROFISSÃO RECONHECIDA, DEVIDO A INEXISTÊNCIA DE LEI ESPECÍFICA.
      DEVIDO A PLURALIDADE DE FUNÇÕES QUE PODEM EXERCER OS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR, EXCLUINDO-SE AÍ, POR FORÇA DE LEGISLAÇÃO FEDERAL, A SUA PARTICIPAÇÃO DIRETA NA TRANSAÇÃO IMOBILIÁRIA, ATÉ O MOMENTO, ATIVIDADE COM PREVISÃO EM LEI APENAS PARA OS PORTADORES DE DIPLOMA DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS (TTI), CURSO DE NÍVEL MÉDIO, COM A DEVIDA INSCRIÇÃO NO CRECI, ENTENDEMOS COMO INAPROPRIADA A INGERÊNCIA DO SISTEMA COFECI-CRECI's, À TÍTULO DE GENERALIZAÇÃO DE OBRIGATORIEDADES QUANTO A OBSERVÂNCIA DAS RESOLUÇÕES E ATOS NORMATIVOS DO ÓRGÃO SEM OS DEVIDOS ESCLARECIMENTOS À SEGUIR OPORTUNIZADOS.
      Por dever de ofício, podemos exercer atividades de cunho restrito ao Gestor Imobiliário e em muito distintas daquelas exercidas pelos corretores de imóveis, vejamos algumas delas:

      Excluir
    12. O Romero cometeu erros e o outro foi corrigir e cometeu erros piores. Agora já sei o porquê de corretores ortográficos em toda parte. Sr. Anônimo, (Burriçe) não é com ç.

      Excluir
    13. "Vergonha alheia é uma locução da língua portuguesa que define o sentimento de vergonha que uma pessoa sente ao testemunhar algo que outro indivíduo disse ou fez; o ato de sentir vergonha pelo próximo."

      Excluir
    14. quanta besteira..... Superior nem está na lei. Quem pode atuar perante a lei é TTI. vocês nem deveriam poder atuar, quanta besteira curso superior não faz ninguém bom vendedor, ficam achando coisas e mais coisas......tudo que foi dito ai em cima não tem base em nada só em sonho de adolescente que perdeu tempo fazendo uma faculdade que nem está na lei 1978. Perdeu tempo e quer recompensar com asneiras.....

      Excluir
    15. O mais interessante é um sujeito que nem escrever corretamente sabe, questionar o esclarecimento.
      É por coisas assim que este país não avança.
      O culto à ignorância e ao analfabetismo funcional é um câncer que tem mantido o Brasil sempre estagnado.

      Excluir
    16. Cara, vai aprender vc a escrever. E se você não tem curso de TTI. nem deveria estar atuando. Você, segundo a lei é um criminoso.

      Excluir
  4. Gostei do esclarecimento, bastante produtivo. Formei-me a SEIS meses na ULBRA/MANAUS e confesso que tinha muitas dúvidas quanto a nossa posição no mercado de trabalho, será que depois de estudar tanto eu seria um mero corretor de imóveis (sem ofensas) que em TRÊS meses tira o curso de corretor? Valeu, obrigado pelas informações, vou procurar o pessoal da minha turma para nos mobilizarmos. abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Bom eu sou total a favor dos GI gestores imobiliarios , mais acho que não é bom acabar o curso de TTI dos corretores , porque , assim , o Gestores Imobiliarios , sao um nivel superior , e ´são formados para gerenciar e supervisionar os corretores e estagiarios , os gestores não vao querer ficar em plantão e tal coisa neh? isso é trabalho para os corretores, so que o gestor deve ganahr um salario X e alguma porcentagem das comissoes dos corretores, eu acho isso. Por isso que deve ficar o curso superior e o TTI , e fazer as atribuicoes do Gestor ou seja uma lei que so o Gestor seje o responsavel Técnico da imobiliaria , e que os estagiarios seje subordinados dos Gestores e os corretores também mais so para certas coisas e não todas como os estagiarios. Se colocarem uma lei assim era muito perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim gostei de sua ideia,devemos nos reunir e cobrarmos isso nas imobiliárias,muito bom!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk lei e lei .

      Excluir
  6. Tambem sou Gestor imobiliario e estou tendo dificuldades para me credenciar, fia o curso pela Ulbra no estado de Roraima e até o presente momento nao consegui me credenciar, sempre tem uma coisa a mais e nao definem nada,estou com todos, vamos lançar uma campanha a nivel de Brasil, buscar uma autoridade parlamentar elabrar um esboço de uma regulamentaçao e vamos a luta.

    ResponderExcluir
  7. Bom eu sou plenamente a favor do término desse curso técnico, sou estudante de Ciências Imobiliárias e acho sim que o curso superior é muito mais completo e válido que um curso de TTI. Nós aprendemos a analisar o mercado de uma forma mais consistente e efidaz, temos um olhar acadêmico a algo que só tem puras técnicas marcadas apenas pela experiência profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você conseguiu esse Curso Superior em ciências Imobiliárias? Estou procurando e ainda não encontrei em nenhuma faculdade no Estado do Rio de Janeiro.

      Excluir
    2. Voti ! o povo faz curso sem saber para que...kkk
      Se tivesse dom de vendas e sabedoria de pesquisar não perderia dois anos de dinheiro Para a Ulbra kkk

      Excluir
  8. Senhor Romero,

    Pelos seus erros de Português só por si já justifica a classe ter mais instrução e conhecimento.

    São corretores como o Senhor que denegriram e continuam a denegrir a classe.

    Na minha empresa já nao aceito corretor só com TTI.

    Embora esteja totalmente em desacordo lhe desejo sucesso, deixando um aviso, corretores do seu nível tem os dias contados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acorda cara, curso tti pode fazer tudo que gestão imobiliaria pode fazer, alias, gestão imobiliaria nem é um curso bem aceito pelos cresci.

      Excluir
    2. falou tudo.... nem bem aceito é esse frankenstein chamado tecnologo

      Excluir
    3. Os crecis não concordam com GI porque vão ter que se atualizar, eles não querem perder a teta ! Eu sou TTI e estou fazendo curso superior para ter mais bagagem, e acredito quando não se preparar vai ficar fora do mercado . Quanto mais estudamos mais aprendemos que temos que estudar . Desculpe pelos erros !

      Excluir
  9. Quantas farpas...Extinguir cursos técnicos é mais complexo do que muitos imaginam.
    Hoje reconhecida com o nome de Técnico em Transações Imobiliárias, a profissão de corretor de imóveis tem, na verdade, uma história bastante antiga.
    Em 1942, o Ministério do Trabalho, em sua Carta Sindical, designou-os como “corretores de imóveis”. Em 1962, foi a vez de o Congresso Nacional reconhecer e regulamentar a profissão, por intermédio da Lei n° 4.116/62. Com o passar do tempo e os novos rumos do mercado, houve a necessidade de se criar um diploma legal. Favorecendo um patamar mais elitizado à categoria, novamente o Congresso Nacional interveio e, revogando a lei anterior, promulgou a de n° 6.530/78, consolidando a profissão e concedendo a seus integrantes o título de Técnico em Transações Imobiliárias, obtido em escolas devidamente autorizadas pelo CEE (Conselho Estadual de Educação )
    Podemos citar outros exemplos de técnicos como:
    Informática
    Edificações
    Telecomunicações
    Agroecologia....
    A saída seria realmente extinguir o curso de TTI, Edificações, Informática e tantos outros?
    Estima-se que nos próximos 5(cinco) anos haverá uma falta de 100.000 técnicos de informática, também existem vagas para os técnicos em logística um curso em alta no momento. No outro extremo do mercado de trabalho haverá um excesso de dezenas de milhares de bacharéis em Direito, Jornalistas e Psicólogos.
    Em nosso país ainda é muito forte a cultura do bacharel, aquela que, um diploma de curso superior seja qual for resultará em mais oportunidades do que um diploma de curso técnico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argumentos perfeitos...outro detalhe que os tecnólogos de todas as áreas profissionais não se tocaram, ainda, é que todos estão entre os técnicos e os bacharéis perante seus conselhos de classe, mas como fazer essa hierarquia de modo não conflitante?! A hierarquia profissional é correta ao meu ver, porém o Tecnólogo é um profissional de nível superior de área extremamente específica, sendo o técnico de área abrangente dentro dos seus limites de atribuições pelo nível escolar e por fim os bacharéis que são profissionais científicos e não há limites de atribuições dentro das suas áreas não conflitantes.
      Resumindo, o tecnólogo não pode ser superior ao bacharel nem inferior ao técnico, mas sua matriz curricular é específica e a matriz curricular dos 2 primeiros é abrangente!
      Na minha linha de raciocínio a hierarquia se daria da seguinte forma:
      Técnico Industrial < Tecnólogo < Bacharel = Área específica
      Não sei se me fiz entender?! rsssss

      Excluir
    2. Argumentos perfeitos...outro detalhe que os tecnólogos de todas as áreas profissionais não se tocaram, ainda, é que todos estão entre os técnicos e os bacharéis perante seus conselhos de classe, mas como fazer essa hierarquia de modo não conflitante?! A hierarquia profissional é correta ao meu ver, porém o Tecnólogo é um profissional de nível superior de área extremamente específica, sendo o técnico de área abrangente dentro dos seus limites de atribuições pelo nível escolar e por fim os bacharéis que são profissionais científicos e não há limites de atribuições dentro das suas áreas não conflitantes.
      Resumindo, o tecnólogo não pode ser superior ao bacharel nem inferior ao técnico, mas sua matriz curricular é específica e a matriz curricular dos 2 primeiros é abrangente!
      Na minha linha de raciocínio a hierarquia se daria da seguinte forma:
      Técnico Industrial < Tecnólogo < Bacharel = Área específica
      Não sei se me fiz entender?! rsssss

      Excluir
  10. Sou corretor de imóveis há alguns anos e lendo a redação do cidadão acima, fico ESTARRECIDO COM TANTO ERRO DE GRAMÁTICA, DESCULPE-ME, MAS A REDAÇÃO ACIMA NÃO PODE SER CLASSIFICADA DE ERRO E SIM DE FALTA DE ......

    ResponderExcluir
  11. "ME DESCULPE PELO DESABAFO, MAS NAO PODE ME CALAR TENDO EM VISTA, DE QUE ESTE ARTIGO DESVALORISA EM MUITO, O MEU OFFICIO! DETALHE, NAO TENHO, NEM TTI, E NEM O CURSO SUPERIOR!...MAS EM NEM UMA ESTANCIA, EU DESVALORIZO AOS OS, QUE TENHAO, E MUITO PELO CONTRARIO, ENCENTIVO A NOVA GERACAO A FAZELOS..."

    Sr. Romero se vc não tem TTI e nen CURSO SUPERIOR, já esta todo errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criticou tanto o Sr. Romero e terminou escrevendo "TENHAO" de onde tirou este verbo meu caro?

      Excluir
    2. Querida JM "tenhao " faz parte do discurso do senhor Romero, fique atento antes de fazer qualquer critica.

      Excluir
    3. Não tenho TTI, nem curso superior, nem fundamental, nem médio, nem MOBRAL, nem saber escrever eu sei, motivo da cacografia. Se fossem somente erros de digitação, seria compreensível. Imagino essa pessoa exercendo a profissão, elaborando contratos, vistorias. Deve ser medonho e assutador.

      Excluir
  12. Romero,
    infelizmente, tu tens que ir para o banco da escola novamente, pois é um insulto tal drama em rede internacional, por uma pessoa sem credencial nem amparo legal para exercer a profissão, nos poupe dor de cabeça, e mude de profissão, pois corretagem e gramatica não são teu forte.

    abraço ao rapaz de 14 anos que escreveu tantas bobagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEU ROMERO, O SR. PODE SER UM ÓTIMO VENDEDOR MAS, SE NÃO FEZ NENHUM CURSO NO RAMO IMOBILIÁRIO(GESTÃO OU TTI) NÃO TENS CREDENCIAL DO CRECI, PORTANTO ÉS UM FORA DA LEI

      Excluir
  13. Você e tão burro que me da dó, Aonde está escrito? em qual lei? que Gestão Imobiliaria, pode fazer alguma coisa a mais que Tecnico em Transações Imobiliarias? perante a lei e a tudo os dois são a mesma coisa e fazendo exatamente mesma coisa e tendo a mesma responsabilidade, tanto Gestão quanto TTI recebe mesmo nome de profição e mesmas responsabilidades. Gestão não comanda tti, alias carga horaria de gestão praticamente a mesma, gestão é um curso superior mentiroso, que nem deveria se chamar superior por ter a mesma carga horaria e a mesma diciplinas, pra mim não deveria existir curso superior tecnologia, por ser uma mentira, curso superior com a mesma carga e diciplinas que tecnico qual diferença? curso tecnologo é uma mentira é um tecnico desfarsado, ou seja uma mentira. Não seja hipocrita, ate pouco tempo atras vocês nem eram aceitos e agora querem achar que mandam, TTi e gestão so muda diploma, so isso, fica no seu lugar porque Gestão não comanda ninguém e não é nada a mais que TTi, acorda pra realidade,e se coloca no teu lugar, tavez daqui uns dias o geoverno acorde e acabe com esse curso mintiroso chamado tecnologo....

    Ese coloque teu lugar, nada de mais e de menos que um TTi.



    TTi:3 a 4 semes.1400 horas, 15 materias. professores graduados, mestres e doutores, materias iquais gestão. tcc final curso.

    Gestão: 4 semestres, 1400 horas, 15 materias, professores graduados e mestres e doutores, materias iquais TTi. tcc final do curso

    agora me diz a diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outra coisa, avaliação imobiliaria, pode ser feita por qualquer corretor de imoveis, e a escrição no Cnai e opcional e não obrigatoria, não sendo nescessaria para avialiação e para fazer o ptam, não seja mintiro, veja e realidade e a verdade, mentira não leva alugar nenhum, assim você ja começa mentindo e estragado a imagem dos corretores com mintiras deslavadas e idiotas.

      Excluir
    2. Para sua decepção eles não são a mesma coisa! (mesmo parecendo)
      TTI (não é um 3º grau)
      Tecnólogo em Negócios Imobiliários (3º grau, com direito a pós-graduação se assim desejar)
      E não tem que fazer tcc
      Sem contar a experiência que se tem dentro de um centro acadêmico coisa que um TTI não da...
      Enfim agregue conhecimento, ele não é demasiado!
      Good Night
      - Samira Cardoso

      Excluir
    3. Perdeu tempo fazendo faculdade..... só isso....para a profissão é mesma coisa....

      Excluir
    4. Discordo TTI no Senac onde eu fiz o curso 900
      Hr, GI Estou fazendo sao quase 2000 hrs
      Estou fazendo GI estudos sào mais a fundo dentro do mercado imobiliário, quem defende o TTI é porq não querem mais estudar . TTI ACOMODADOS !

      Excluir
  14. Celso:

    Antes de mais nada, nossa obrigação e usar o "PORTUGUÊS" corretamente. Portanto, vamos para os bancos escolares aprender a nos comunicar e ser ético, ou pelo menos, tentar ser ético, já que muitos "vendedores" não conseguem sê-lo.

    Obs: O curso Superior de Tecnogia em Negócios Imobiliários, foi criado pela necessidade de moralização nas negociações imobiliárias. Os inscritos no TTI são centenas de milhares, porém, em condições de negocir são poucos, e quem quizer continuar com a profissão, deverá resciclar-se. O sol nasceu para todos, porém, cuide-se para não se queimar.
    Minha opinião: doravante, liberar o CRECI somente para os que têm curso Superior em negócios Imobiliários. Para quem tem o "TTI" a permanência, por terem seus "direitos adquiridos".
    VAMOS MORALIZAR ESTA CLASSE, A MAIOR ENGRENAGEM ECONÕMICA BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
  15. O povo dessa profissão se acha,pensam que vão fazer uma cirurgia em alguém,o que é muito sério.O que tem de mais levar uma pessoa interessada em comprar um imóvel à uma outra que quer vender?Qual é o risco que se corre se o comprador irá avaliar o imóvel a seu ver?,se serve para seu interesse ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. É "Só o sonho de uma vida toda da maioria das pessoas, que guardam dinheiro durante a vida, ou ainda se comprometem com um financiamento" não tem nada de mais nisso não rsrsrsrsrsrrs

      Excluir
  16. Realmente esse Sr Romero precisa urgente fazer um curso de Gramática.
    Tantas vírgulas desnecessárias e concordâncias totalmente fora de ordem, entre outros erros grotescos.
    E concordo com o comentário acima de um anônimo: "corretores deste nível estão com os dias contados". Fico imaginando esse cidadão passando um email para um cliente.

    ResponderExcluir
  17. Marco Araujo- Porto Alegre> Pela primeira vez abri este blog mas vejo com tristeza os erros primários do nobre trambiqueiro de imóveis, pois para ser CORRETOR é necessário o referido registro no CRECI. Quanto ao CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS é uma novidade Acadêmica que precisa de regulamentação e reconhecimento legal, atualmente o Técnico em Transações Imobiliárias é o único curso que habilita-nos exercer a atividade de Corretor de Imóveis,não vejo razões para extinguirem o TTI mas sim de reconhecerem o novo curso tecnológico. Temos exemplos de outras profissões como a enfermagem, existiam os atendentes e auxiliares de enfermagem, forma extintos mas os Técnicos de Enfermagem e os Enfermeiros permanecem, é uma tendência de mercado, o nível técnico em muitas áreas são carentes e precisam de profissionais qualificados a nível técnico e não com graduação superior,que em nada somaria na atividade fim mas sim dificultaria a formação por requerer maior poder aquisitivo para frequenta-los.

    ResponderExcluir
  18. Li alguns dos comentário e achei alguns até patéticos. Acho que a profissão de corretores de imóveis precisa evoluir sim, mas sem elitismos, quanto a delimitação da área de atuação eu acho complicado porque eu por exemplo: sou formado em economia e em historia e estou terminando o Curso de TTI, alguém pode dizer que eu não tenho formação para ser gestor? Que eu não posso fazer uma analise de viabilidade econômica, que não tenho didática e nem conhecimento dos processos cognitivos para ministrar cursos para uma equipe de corretores? Hj no mercado atual vejo tanto técnicos como acadêmicos que não sabem explicar para o cliente a diferença de uma correção por INCC ou IGP-M. Mas vamos evoluir.

    ResponderExcluir
  19. Sou aluno de curso TTI e estagiário em imobiliárias, estou também fazendo o curso de pós-graduação em gestão e negócios imobiliário. Acho que no futuro a profissão que vai mandar no ramo imobiliário é a de gestor com curso superior, no futuro, o os conselhos só vão aceitar quem tiver o curso superior, esta é uma tendência sempre em qualquer nação. Por enquanto, ainda é só o TTI, mas dentre pouco tempo so vai poder ser corretor o gestor imobiliário, é uma previsão normal,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ASSUNTO QUE VEM SENDO DISCUTIDO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA, ESPECIFICAMENTE PARA AS PESSOAS QUE ESTÃO ENVOLVIDAS DIRETAMENTE COM O RAMO IMOBILIÁRIO, POIS ESTAS DUAS PROFISSÕES, CORRETORES E GESTORES ESTÃO SENDO BEM PROCURADAS PELA SOCIEDADE, EM RAZÃO DA ECONOMIA ESTABILIZADA QUE O PAÍS TEM APRESENTADO NOS ÚLTIMOS ANOS, PRINCIPALMENTE RELACIONADA AO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, POR ISSO NÃO VEJO MOTIVO PARA TANTA DISCURSÃO E DESAVENÇA ENTRE OS COLEGAS DE PROFISSÃO,, OBSERVEM QUE A PROCURA POR ESTES CURSOS, TANTO O TTI, QUANDO O GI(GESTOR IMOBILIÁRIO), A DIFERENÇA QUE VEJO DE UM PARA O OUTRO É O TEMPO DE APERFEIÇOAMENTO DE UM PARA O OUTRO, NO CASO DE GESTOR AQUI NA BAHIA LEVAMOS 30 MESES PARA SUA CONCLUSÃO , QUANDO NO CASO DO TTI NÃO CHEGAMOS NEM A 12 MESES. MAS O IMPORTANTE DE TUDO É QUE SOMOS PROFISSIONAIS VALORIZADOS, COBIÇADOS ATÉ POR OUTROS PROFISSIONAIS LIBERAIS, TAIS COMO: ADVOGADOS, ENFERMEIROS, FARMACÉUTICOS, ASSISTENTES SOCIAIS, PSICOLOGOS E MÉDICOS, QUE ESTÃO TAMBÉM BUSCANDO AS ESCOLAS DE FORMAÇÃO PARA INGRESSAREM NESTAS PROFISSÕES. ABÇ.

      Excluir
  20. Companheiros, ao mesmo tempo que fico feliz pelas manifestações de vocês com relação a atividade imobiliária, fico triste pela forma como alguns se expressaram. Como tantos outros ramos profissionais, o ramo imobiliário vem se desenvolvendo, agregando técnicas , não dando mais espaço aos profissionais sem ou com má formação, que, de certo, nos denigrem perante a sociedade. Técnicos em Transações Imobiliárias e Gestores Imobiliários devem procurar sempre se capacitarem , exercendo suas atividades de forma plena . Com relação ao COFECI, sua administração deveria ser mais enérgica e atuante com relação a regulamentação da Gestão de Negócios Imobiliários. Companheiros, devemos nos unir e nos organizar , buscando espaços junto a mídia , aos políticos e a sociedade de forma geral. Vamos seguir o exemplo dos Despachantes Documentalistas, Gestores Ambientais e outros que se organizaram e conseguiram leis federais regularizando suas atividades .

    ResponderExcluir
  21. Enguanto estes TTIs da vida existir, teremos estes profissionais sem nenhuma base de formação, pois qualquer um consegue comprar um CRECI, a culpa é da ganância destes conselhos, só querem saber da contribuição, quanto mais gente melhor. Muitos deste profissionais que estão por aí, não sabem nem qual é a responsabilidade de um corretor de imóveis e os riscos de uma transação equivocada, nunca abriram o código civil, acham que isto é coisa de advogado. Infelizmente este reconhecimento deve se iniciar na contratação do corretor, se as imóbiliárias somente contratarem profissioais com o curso superior o resto acaba se adaptando ou saindo do ramo.

    ResponderExcluir
  22. De pouco adianta ser portador de um diploma de curso superior se ao desempenhar suas atividades não puder alcançar o contentamento de todas as partes envolvidas em um negócio, e/ou o mesmo trabalho venha ser melhor executado por um técnico.

    Sou formado em Ciências Aeronáuticas, piloto de aeronaves, bacharel em Administração de Empresas e Matemática, Técnico em Transações Imobiliárias e Gestor em uma das maiores companhias aéreas brasileiras. Diante de vários comentários concluo que na visão de muitos, eu, como "mero" técnico, não teria "know-hall" suficiente para atuar no ramo? É no mínimo descabido.

    Por mais que futuramente imobiliárias desistam da contratação de técnicos, estes estarão assegurados pelo direito adquirido, e por mais que haja boicote, estes poderão exercer suas atividades como autônomos. Isso é "petro" para felicidade de uns e tristeza de outros; não adianta espernear!

    Para quem é portador de diploma de nível superior, que se destaque pela competência, pela iniciativa, pela criatividade e pelo diferencial. Um pedaço de papel nada afirma se a competência nada afirmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "KNOW-HOW" não "know-hall". Melhor usar "saber ou conhecimento".

      Excluir
  23. Ahhh!!! Vi muitos comentários de pessoas ridicularizando outras pela forma como escrevem, pelos erros de ortografia, etc; mas vi muitos com formação superior, aqui, neste ambiente, que além de cometerem erros ortográficos, sequer conhecem concordância verbal ou nominal, pois escrevem pessimamente. Então, cuidado ao julgar, afinal: Todos tem teto de vidro!

    ResponderExcluir
  24. Celso Costa

    Boa noite, o ser Humano é complicado mesmo né, ao invés de continuar debatendo sobre o tema, ficam discutindo diferencias entre si, alguns irão descordar do que deixarei escrito aqui, outros irão concordar, mas minha opinião sobre o tema é.:
    No Pais em que vivemos, mesmo o estudo em algumas áreas não sendo um dos melhores, devemos sim, além de tudo, colocar um Técnico, Tecnólogo, Graduação, Pós Graduação, etc, a frente , pois se temos objetivo de conquistar um lugar profissional desejado, isso irá nos ajudar, conheço algumas pessoas que são Gerente Imobiliário, Corretores, e Gerente em outras áreas também, algumas delas tem Superior, outras não, o que cheguei a conclusão é que, as que trabalham como Gerente e não tem Nível Superior, foi por algum conhecido ter dado uma chance, ou ter começado trabalhando, como Auxiliar Administrativo, e foi se desenvolvendo na Empresa, já os que tem Nível Superior, foram Através de Estágio, que conseguiram ocupar o Cargo: isso se resume, que para ocuparmos um cargo de Gerente em uma Empresa, sem Nível Superior, tem que ser através de conhecimento, e começando por baixo, e claro, irá depender do desempenho e capacidade de cada um, caso contrário, tem que fazer Superior, estágio, e correr atrás , porque hoje em dia o mercado de trabalho esta muito competitivo em todas áreas.
    Sempre tive vontade de trabalhar no ramo imobiliário, e estou correndo atrás para realizar esse ideal.


    Abraço a Todos e Boa Sorte.

    Peço desculpas pelos erros de Português.

    ResponderExcluir
  25. Boa Tarde, Srs!

    Realmente o ensino no Brasil precisa mudar. Eta cambada para escrever besteiras e,
    antes disso, esqueceram que lá nos primórdios, REDAÇÃO e LEITURA DE BONS
    LIVROS, faz a diferença. Aprendam primeiro, e depois coloquem no papel!

    Wagner A Tavares
    22.640 OAB/RJ
    52,296 CRECI/RJ
    Administrador
    Perito Avaliador de Imóveis

    ResponderExcluir
  26. CRESCI = milicia do governo arrecando R$,
    Curso TTI = 9 meses presencial ou 6 meses a Distancia Exigencia estagio exp com corretor.
    Gestor Imobiliarios, Pra que fazer esse curso? tem 4 semestre(2anos) de materias basicas de matematica e etc
    E a Faculdade deve ser 4 anos só pra ter um cresci?
    Esse sistema é fraco depois de entendido. (cancelando inscrinção PRO uni 2015 em Gestor imobiliario).

    ResponderExcluir
  27. Muito sinceramente....acho engraçado o indivíduo fazer graduação e não ter visão sistêmica das coisas. Tirem o curso técnico e sabem quem vai trabalhar de graça sábado e domingo vendendo imóvel? Ou, indivíduo faz faculdade achando que vai trabalhar só (estudando) imóveis. Vendedor é Vendedor. E o salário só se justifica se faz vendas. N tem segredo nesse drama. Curso técnico é simples e rápido pq o mercado não oferece garantia financeira nenhuma (para um vendedor). Porque não brigam por (exclusividade) de "perícia e avaliação para bancos" em uma pós-graduação na área? Tirar arquitetos e engenheiros do ramo que não é deles não seria muito mais útil do que ficar discutindo o óbvio?

    ResponderExcluir
  28. Acho um erro enorme tirar atribuição de quem já as tem, alterar o nome e colocar como um diferencial apenas para dar sentido as cadeiras das faculdades, o que acho correto é discutir a valorização da classe, isso sim importa. Gestor e técnico é a mesma coisa só muda a cadeira....

    ResponderExcluir
  29. Acho um erro enorme tirar atribuição de quem já as tem, alterar o nome e colocar como um diferencial apenas para dar sentido as cadeiras das faculdades, o que acho correto é discutir a valorização da classe, isso sim importa. Gestor e técnico é a mesma coisa só muda a cadeira....

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Olá...Me chamo Jackson leone...sou de Brasília...CRECI 12 208 DF...Já atuo na área a 16 anos....sendo que desses 16 anos...à 10 estou como gerente de equipe...não fiz gestão imobiliária...tenho o TTI...Bom...faço estudo de viabilidade para futuros lançamentos....aplico treinamentos para treinner / eestagiários...e gestores...com alguns anos de formação inclusive...faço gestão de marketing....dou curso de HP..técnicas de negociação...técnicas de atendimento...técnicas de telemarketing ativo..pós venda...matemática financeira. ...entre muitas outras atribuições...agora vem um bando de menino...só porque foi iludido pela máfia dos cursinhos de tecnólogo...que nada mais é o mesmo curso técnico ... TTI....só com a diferença de mais horas e bla bla bla.... dizer que é melhor do que milhares de corretores com 10 , 15,20,30, anos de atuação...à Para ...como dizem por ai...chego ontem..não sabe nem se fica...pegou o bonde andando e já qué senta na janela...sabe de nada inocente....gestor hoje é meu aluno e meu corretor...eles mesmos comentam que as vezes da vontade de rasgar o diploma...dinheiro e tempo ...jogados fora..Sejam bem vindos meninos...ao mundo real dos corretores de imoveis.

    ResponderExcluir
  32. Sou Técnico com muito orgulho e acho que cada um deve buscar melhorias para sua profissão, mas sem pisar ou menosprezar os outros. Estudar em grande quantidade e ter diplomas nem sempre é sinal de bom profissionalismo, pois às vezes estuda-se coisas desnecessárias. Para bom entendedor meia palavra basta.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia!
    No que percebi no desenrolar dos argumentos de alguns comentarios,ha muitas agressoes verbais,e o interessante e que ambos em algum ponto estao mal informados.Tecnico e negocios imobiliarios ambos sao importantes,e agregam voloras profissionais para o mercado,quem nao pode fazer por algum motivo o superior e so fazer o tecnico,o CRECI vai receber e certificar ambos.Vamos reconsiderar se unir e defender a classe que por sinal sendo tecnico ou superior tendo um bom vacabulario ou nao,sabendo escrever ou nao ainda e previlegiada por ter necessidade e viabilidade no mercado e na sociedade.

    Se tiver algum erro de caligrafiia,me deculpa....

    Abraco
    Aldo Souza

    ResponderExcluir
  34. Sou corretora de imóveis e vou fazer o curso superior em Gestão de Negócios Imobiliários para agregar conhecimentos e evoluir na profissão. TTI e Superior em Gestão de Negócios imobiliários juntos, só capacitam o profissional ainda mais! Até que algum dia, apareça um curso superior para unir os dois. Se é que isso é possível ,pelo andar da carruagem.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia já sou formado em Gestão Imobiliaria pela Ulbra Canoas-RS, sinceramente nem sei o porque investi neste curso, nunca tive vaga nesta função no mercado, pois sempre atuei como um simples corretor na luta e batalha todos os dias, já questionei na imobiliaria a minha capacitação de nível superior, mas nada de serve o que vale mesmo é vender o imóvel colocar a comissão no bolso e seguir adiante e é isto que as empresas imobiliarias nos veêm, eles simplesmente não reconhecem esta graduação, vejo colegas com cursos de TTIs, assumindo posições de gerentes e diretores de equipes, mas ninguém com esta formação.
    Então não consegui entender até hoje o porque deste curso superior existir se não há mercado especifico para tal.
    Curso de TTI dá no mesmo que o Gestão Imobiliaria. E o que me dizer que tem muitos colegas formados em TTI mas com formação em direito, isto dá mais credibilidade do que um Gestor imobiliario?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o que dá credibilidade ao corretor não é exatamente sua formação, mas, sim sua capacidade e demonstração efetiva dos conhecimentos adquiridos. Sou corretora apenas com TTI por enquanto, vou sim fazer Gestão de Negócios Imobiliários para agregar conhecimentos e me tornar cada vez mais especialista na área. Só demonstrando os conhecimentos somos valorizados e requisitados, ser só mais um corretor acomodado sem proatividade. Mesmo sendo corretora, já fui procurada por advogados que buscavam orientações sobre elaborar contrato de locação e informações relacionadas ao mercado imobiliário. A formação não quer dizer nada se o corretor não faz a diferença , estuda todos os dias e se mantem atualizado.

      Excluir
    2. "E não ser só mais um corretor acomodado sem proatividade."

      Excluir
    3. TTI não é o mesmo que Gestão em Negócios Imobiliários, os conhecimentos são outros em Gestão , agrega sim outros aprendizados que em TTI não é adquirido. Existem corretores e corretores, ter formação em direito não quer dizer que seja expert, podem errar tanto quanto qualquer outro ou ainda pior, pelos achismos que muitos tem.

      Excluir
    4. Magazine com o seu curso superior você pode realizar pós graduação, concursos, ser professor do curso de TTI, não precisa ser só corretor, não precisa só trabalhar em imobiliárias.

      Excluir
  36. Só que todos vocês pensam que é fácil pois não é só sair de uma faculdade tem que ter sangue e espírito de vendedor quem de vocês já andou em baixo de sol e chuva em busca de clientes .
    A maioria de gestores que saem das faculdades acabam não trabalhando na área e muito duro e pedreira corretor é pica .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rua encina o que faculdade nenhuma tem .
      Pois é muito fácil falarem que tem que acabar o curso de TTI , muitas pessoas trabalham como corretores desde quando muito de vocês eram apenas um esperma .
      E sabem de coisas que nem seus professores de faculdade sonham em saber .
      Experiência da profissão .
      As corretoras não querem diplomas e sim os que vende imóveis .
      Pois é bem capais de contratar pessoas com nível superior e falir tudo .
      A realidade é muito diferente do que nas universidades.

      Excluir
    2. E ficam algumas pessoas criticando que uns tem o português ruim .
      Está na profissão errada vai ser professor de português.
      Pra ganhar dinheiro nessa profissão tem que ter muito mais do que uma boa escrita tem que está no sangue tem que ser vendedor tem que torcer pro mesmo clube do cliente .
      Aí sim começamos a falar de vendas.
      Isso que os donos das corretoras e construtoras querem corretores que não sabem escrever e que tem bastante dinheiro no bolso.

      Excluir
    3. Eu sinceramente não quero que acabe e nem vai acabar nunca o TTI, pois TTI e curso superior em negócios imobiliários são coisas completamente diferentes.

      Excluir
  37. Olá , sou Vitor e gostaria de saber se o atrairia uma área maior de atuação no mercado de trabalho no setor imobiliário? Então se eu o dissesse que com a faculdade de negócios imobiliários você pudesse ser contratado não só pra corretagem, mas também para administração , área fiscal e outras como , avaliador de imóveis , te interessaria ?

    Se sua resposta foi sim, pronto você tem sim, vontade de fazer faculdade ,bem lá no fundo mas tem!

    ResponderExcluir
  38. Caros e ilustres parceiros.....o corretor de imóvel como as outras profissões, gozam de uma prerrogativa Federal, aonde o ambiente profícuo, analisa aspectos relevantes e irrelavantes. Se não vejamos, trata-se de uma reserva de mercado, isto conforme a lei 11730 de 1978, o corretor pode opinar, quanto a avaliação através do "Ptam" Parecer Técnico Mercadológico Imobiliário, e o engenheiro através do Laudo Técnico....podemos fazer parceria?. Sim porque não?. O que impede de se galgar metas mais altas com o estudo acadêmico? A sociedade esta realizando divisores de águas...antes e o depois em todas as outras profissões;Meu pensamento coagula com os parceiros que me antecederam...o Brasil e imenso, a nossa atividade é muito laboriosa e as vezes descampa em um terreno não fértil(Sem garantia). Tem que sim tirar essa entidades como "Confeci" e Crecis e sindicatos da zona de conforto e em uma consulta, ou Audiência Publica, reverter esses dissabores e entreveros profissionais na nossa profissão!

    ResponderExcluir
  39. Sou formado em DIREITO e possuo CRECI com TTI. Pergunta: Caso venha a realizar um MBA em Negócios Imobiliários (sem fazer o curso tecnólogo) eu poderia ser considerado GESTOR?. Eu Poderia realizar as atividades de GESTÃO IMOBILIÁRIA?. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pela matéria. Infelizmente muita gente acha que o curso superior é igual o técnico kkkk que o cara vai formar e ser corretor kkkkkkkk Conheço pessoas que formaram o curso superior e trabalham em construção civil,em escritórios de advocacia e planejamento urbano, com financiamento bancário e até mesmo dão aulas nos cursos de TTI. Como que pode um ser humano comparar um curso técnico com superior kkkkkkk

    ResponderExcluir
  41. PARTE-01
    Prezados colegas de trabalho, os que vendem com muito amor o que nos fabricamos também com muito amor.
    Estou aqui para um breve esclarecimento.

    A evolução das ciências ocorre em ciclos onde o Problema Real, existente na realidade, é levado por profissionais para a Universidade e lá, com o apoio das ciências, elabora-se uma Tese que após validação pelos doutores vira Teoria. Encerra-se a primeira fase do ciclo.

    O Instituto de Tecnologia pega (ou paga) na Universidade essa Teoria e procura uma aplicação prática que possa trazer benefícios para a população. Desenvolve então uma Tecnologia e monta um modelo do que poderia ser um aparelho comercialmente vendável, o Protótipo. Testa e aperfeiçoa esse protótipo. Encerra-se a segunda fase do ciclo evolutivo das ciências.

    Um fabricante pega (ou paga) esse Protótipo e monta uma linha de produção para a produção do Produto. O produto é colocado no mercado e finalmente à população terá o Problema Real resolvido. Encerra-se a terceira fase do ciclo evolutivo.

    A Universidade é fábrica de ciência que produz Teorias. É errônea a visão de que a Universidade é uma escola onde se aprende uma profissão. Universidade não é escola profissionalizante. Então, não existe a figura do "professor" em uma Universidade. Existe sim Pesquisadores Científicos que ao lado de outras disciplinas elaboram Teses, que depois viram Teorias. As Teses buscam explicar os Problemas Reais de modo que o Pesquisador Universitário deve, obrigatoriamente, ser um profissional que atua na realidade. Daí ele deve ter um Roteiro de Pesquisa aonde ele aloca recursos (públicos ou privados) inclusive pessoal, podendo alocar pessoal já experiente e pessoal egressos das escolas colegiais.

    A Universidade deve ser avaliada pela quantidade e qualidade das Teses que ela publica anualmente.
    O Instituto de Tecnologia é fábrica de Protótipos de produtos comerciais. Ele faz a ligação da Teoria (desenvolvida numa Universidade) com o público consumidor, viabilizando um produto comercial a partir daquele protótipo.
    O Instituto de Tecnologia deve ser avaliado pela quantidade e qualidade das Patentes de Produtos que ele produz anualmente.

    ResponderExcluir
  42. PARTE-02
    Quando um Problema Real retorna à comunidade na forma de um Produto, dizemos que ocorreu uma volta completa no ciclo evolutivo, que subimos um degrau.

    Países ricos se caracterizam pela produção Científica (Universidades) e Tecnológicas (Institutos de Tecnologia).
    O Brasil é um país do terceiro mundo pois não apresenta produção científica (não temos, por exemplo, Prêmios Nobel) e muito menos produção tecnológica (o mundo não conhece nenhuma teoria ou produto "made in Brazil").

    Até a China, que o mundo quer classificar como país de terceiro mundo, produz milhares de teses por ano.

    Toda essa discussão sobre qualidade de ensino que comentamos rotineiramente deveria estar restrito ao âmbito da Escola de Engenharia, ou melhor, Escola da Construção.

    Talvez até pudéssemos denominar "Escola Superior da Construção", mas nunca Universidade.

    Infelizmente vivemos num país subdesenvolvido onde simples licenciados em direito são chamados de "doutor", simples corretores e oficiais de justiça (leigos) são considerados habilitados para avaliar e periciar edificações, simples soldados militares são chamados de "autoridade", e prédios (que envolvem muita responsabilidade) são construídos por profissionais "habilitados" por uma entidade que o fazem apenas com a simples apresentação de um papel impresso em cima com a palavra "diploma".

    Como pode um corretor de imóveis que não estuda para esse fim e não sabe o que é "momento volvente" e por isso nem sequer imagina quanto é o custo para resolver problemas dessa natureza, querer predizer o valor de um bem imóvel ? Como fica o cliente quando se depara com um custo para resolver um problema desse, detectado após os anos de garantia da obra ?
    Como pode um corretor de imóveis atuar na atividade de avaliação e perícia de bens imóveis com uso do método comparativo definido pelas Normas da ABNT, com a existência das mais diversas tecnologias de construção por métodos convencionais e não convencionais devidamente definidas pelo SINAT, bem como suas instalações intrínsecas disponíveis no mercado atualmente, se não estudou para saber as diferenças entre elas. Eles não tem obrigação de saber e nem serem responsáveis, pois que não estudam e não tem qualquer habilitação para isso.

    Imóvel usado depois dos anos previstos em Lei não tem mais garantia dos responsáveis técnicos e construtores.
    Algumas Prefeituras Brasileiras estão cobrando até R$ 100mil de multa das edificações com os projetos desatualizadas em relação ao projeto do Habite-se, isso corretor deveria saber, mas você acha que diria para seu cliente que sabia disso? Porém nem deveria ofertar antes de o responsável resolvesse o problema.

    Muitos proprietários executam obras em seus imóveis sem responsável técnico e com isso o imóvel perde a garantia, como saber que foram alterados se não por um profissional habilitado, Engenheiro ou Arquiteto que estudou para isso e, portanto é responsável por Lei e com isso o cliente tem garantia jurídica ao processo.

    ResponderExcluir
  43. PARTE-03 (FINAL)
    Porque os agentes financeiros só aceitam avaliação de bens imóveis por Engenheiros ou Arquitetos especialistas, já se perguntou? Então veja as Resoluções do Banco Central e a Lei de Garantia de financiamento, elas não permitem que profissionais com "CONFLITO DE INTERESSE" executem a atividade. Lembram do avião que caiu e matou um time inteiro de futebol do Brasil, pois é, não pode quem vende e ganha para isso, dizer quanto vale. Ainda mais considerando que esse profissional ganha um percentual do valor de venda, quem vai pagar primeiramente é o agente financeiro o mesmo que apresenta o enquadramento nas regras financeiras onde são definidas as taxas dos empréstimos pelos valores de avaliação.

    Mais um detalhe, somente um agente financeiro do mercado imobiliário, tem mais de 12 (DOZE) paginas em recomendações técnicas aos profissionais credenciados, Engenheiros e Arquitetos Avaliadores que são responsáveis técnicos e para isso estudaram, com base nas Leis e nas Normas com itens em que deve haver rejeição das garantias contratuais para a liberação de financiamentos. Inclusive existem vários empreendimentos que são bloqueados para financiamento por discrepâncias técnicas e vícios construtivos, inclusive novos.

    Na tabela do órgão de classe dos corretores de imóvel é sugerida a divisão da comissão em 50% quando 2 corretores vendem um bem imóvel, portanto não seria ilegal o que avalia receber a metade o corretor que vende, correto o raciocínio? Você colocaria gasolina a mais no seu avião sabendo que com menos você chegaria ao destino final?
    Num transação imobiliária por agente financeiro, o que ocorre em quase 85% dos negócios habitacionais no Brasil, o custo da operação, com alguns pressupostos, gira em torno de 32% do valor de venda do imóvel, sendo que o serviço de corretagem equivale a 19% desse custo (considerado 6% de comissão) e o de Engenheiro ou Arquiteto de Avaliação equivale a 0,32%.

    Com esses números podemos sugerir que ao pensar em VENDER seu bem imóvel consulte um CORRETOR DE IMÓVEL, mas para quem quer COMPRAR um bem imóvel consulte um ENGENHEIRO ou ARQUITETO AVALILADOR DE IMÓVEIS, ele dirá pra você, sem qualquer conflito de interesse, o que é bom e o que é ruim naquele imóvel e realmente quanto vale o bem imóvel em comparação com outro imóvel disponível no mercado, com mais um detalhe, nos sabemos e divulgamos os preços de transação de um bem imóvel, diferentemente dos corretores de imóvel que sabem, mas não divulgam o preço de transação de um bem imóvel, você saberia dizer porque? Você já viu alguma publicação sobre esses preços?

    Portanto, vamos em frente e mostrar que nossa participação nessas Entidades de Engenheiros e Arquitetos não deve ficar restrita a "concordar" ou "não concordar". Mesmo sabendo que eventos da natureza como um COBREAP não constituem um tribunal para julgamento de pessoas.

    Vamos trazer à discussão nossas "experiências" e não as nossas "opiniões". Falo da cátedra em experiência pois sou engenheiro civil há 35 anos onde atuei em mais de 12 atividades da engenharia civil, nos 3 setores básicos da economia, comércio, indústria e serviços, mas desde 1982 sempre atuando na atividade de avaliação e pericia de imóveis no Brasil e Exterior.

    Nós somos "profissionais" da Engenharia e nesses eventos devemos mutuamente nos ajudar. Muitos de nós tem origem humilde, nascemos em vilas pobres da periferia, nossos pais sofreram para poderem sobreviver condignamente e ainda arranjar um jeito de nos encaminhar para essa formação de engenharia.

    Vamos colaborar mutuamente, passando experiências dos que têm maior vivência para os que tem menor vivência e em especial os recém formados e também aqueles que ainda estão nas escolas de engenharia.
    Se os recém-formados puderem entrar na "corrida" profissional com um grande handcap como se fosse uma corrida de bastões, com bastões passados por profissionais com bastante experiência, esse país poderá, em bem pouco tempo, vir a ser um País Desenvolvido.
    Abraços


    ResponderExcluir
  44. ISSO É PROTEGER A SOCIEDADE. PAPEL PRIMORDIAL DOS ÓRGÃOS, CONSELHOS E ENTIDADES PÚBLICAS NO INTERESSE DA SOCIEDADE.

    ResponderExcluir
  45. CORRETOR DE IMÓVEIS VENDA, ENGENHEIRO OU ARQUITETO DE AVALIAÇÕES AVALIA, SEM CONFLITO DE INTERESSES.

    ResponderExcluir
  46. Alguém!!! por favor. Pode mim tira a dúvida quem tem um diploma de TTI é considerado de nivel superior?. Grato desde já.

    ResponderExcluir
  47. Assim como o Sr. Romero que tem uma grande dificuldade em aceitar a diferença entre um Curso Técnico e um Curso de nível superior, descobrimos também que ele tem sérias dificuldades em lidar com a língua portuguesa, mas afinal qual o motivo que ele encontrou pra ficar dando "pitacos" em um post que não representa a sua classe?! O cara pelo jeito nem corretor é e fica menosprezando os gestores. Obviamente que o sol nasceu para todos, mas que fique claro que para exercer a "profissão" ( com dois esses e não com "ç" como vi em comentários anteriores ) devemos estar devidamente credenciados na entidade que regula a classe.

    ResponderExcluir
  48. NÃO CONHEÇO UM MÉDICO GANHANDO MENOS DO QUE R$ 30.000,00 POR MÊS E CONHEÇO VÁRIOS CORRETORES DE IMÓVEIS DIRIGINDO UBER E ETC.... SOU ENGENHEIRO CONSTRUTOR E ADVOGADO, COMPRO E VENDO IMÓVEIS DE ALTO PADRÃO A ANOS, E SEI MUITO BEM COMO ANDA O MERCADO MEU AMIGO... NÃO GANHAMOS MESMO MAIS DO QUE UM MÉDICO... OK
    BJS

    ResponderExcluir
  49. Cheguei nesse post, pois estou cursando Negócios Imobiliários, mesmo já possuindo o Curso de Analise de Sistemas e outras Pós Graduações.
    As opiniões aqui giram em torno da polêmica de se ter registro da Profissão.

    Sabemos que nem todas as profissões exigem condições legais de exercício. Outras, ao contrário, o exigem. A defesa social decide. Profissões há que, mesmo exercidas por ineptos, jamais prejudicam diretamente direito de terceiro, como a de lavrador. Se carece de técnica, só a si mesmo se prejudica. Outras profissões há, porém, cujo exercício por quem não tenha capacidade técnica, como a de condutor de automóveis, piloto de navios ou aviões, prejudica diretamente direito alheio. Se mero carroceiro se arvora em médico operador, enganando o público, sua falta de assepsia matará o paciente. Se um pedreiro se mete a construir arranha-céus, sua ignorância em resistência de materiais pode preparar desabamento do prédio e morte dos inquilinos. Daí em defesa social, exigir a lei condições de capacidade técnica para as profissões cujo exercício possa prejudicar diretamente direitos alheios, sem culpa das vítimas.


    A Lei n.º 4.116. veio por estabelecer o regulamento de uma 'profissão de corretor de imóveis', profissão que, consoante o critério proposto por Sampaio Dória, não pode ser regulamentada sob o aspecto de capacidade técnica, por dupla razão. Primeiro, porque essa atividade, mesmo exercida por inepto, não prejudicará diretamente a direito de terceiro. Quem não conseguir obter comprador para propriedades cuja venda promova, a ninguém mais prejudicará, que a si próprio. Em segundo lugar, porque não há requisito de capacidade técnica algum, para exercê-la. Que diplomas, que aprendizado, que prova de conhecimento se exigem para o exercício dessa profissão? Nenhum é necessário. Logo, à evidência, não se justificaria a regulamentação, sob o aspecto de exigência, pelo bem comum, pelo interesse, de capacidade técnica. Haverá, acaso, ditado pelo bem comum, algum outro requisito de capacidade exigível aos exercentes dessa profissão? Nenhum. A comum honestidade dos indivíduos não é requisito profissional e sequer exige, a natureza da atividade, especial idoneidade moral para que possa ser exercida sem risco. Conseqüentemente, o interesse público de forma alguma impõe seja regulamentada a profissão de "corretor de imóveis", como não o impõe com relação a tantas e tantas atividade profissionais que, por dispensarem maiores conhecimentos técnicos ou aptidões especiais físicas ou morais, também não se regulamentam. Como justificar-se, assim, a regulamentação? Note-se que não há, na verdade, interesse coletivo algum que a imponha. E o que se conseguiu, com a lei, foi criar uma disfarçada corporação de ofício, a favor dos exercentes da atividade, coisa que a regra constitucional e regime democrático vigentes repelem.'

    O cartunista Carlos Ruas representou muito bem essa briga do mercado brasileiro em sua tirinha. https://www.umsabadoqualquer.com/mundo-avesso-sistemas/

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde à todos! Sou formado em Gestor Imobiliário pela Faculdade Gama e Souza do RJ, e atualmente curso Especialização em Direito Imobiliário pela Universidade Estácio de Sá do RJ. Creio que uma lei que estabeleça um regulamento para o profissional de gestão imobiliária se faz necessário. Conforme o texto inicial somos quase 50%, surpreende positivamente. Vamos nos unir. O CRECI/COFECI deram o ponta pé inicial com um entendimento próprio. Saber é tudo que precisamos! Logicamente, quanto mais profundo for o conhecimento mais preparado estará para o mercado de trabalho numa sociedade cada vez mais exigente e antenada com o Dr. Google. Devemos está sempre preparados para responder as questões,e para tal é essencial que estejamos preparados para argumentar e passarmos a confiança e a credibilidade que o cliente precisa num cenário nacional tão difícil donde as oportunidades não poderão ser desperdiçadas. Conhecer o passo a passo de uma intermediação é importante, e mais ainda as leis e as resoluções que regulam os assuntos correlatos aos direitos da propriedade como por exemplo; a nossa carta magma, o código civil brasileiro, a usucapião em suas inovações, os institutos da propriedade, o estatuto da Cidade, dentre outros assuntos que são multíplice. Tem espaço para todos, mas precisamos de constante atualização. O CRECI/UNICRECI têm feito a sua parte no tocante a análise, oferecendo cursos em diversas áreas de atuação. Recomendo aos TTI, o curso de Gestão de Negócios Imobiliários, Especializações, a de Direito imobiliário principalmente e quiçá alguns mestrados que já são uma realidade. Precisamos alavancar a nossa profissão e com o devido destaque sociedade.

    ResponderExcluir