quarta-feira, 19 de maio de 2010

IMÓVEIS - UMA NOVA CLASSE DE ATIVOS

Imóveis estão entre os investimentos mais tradicionais e representam expressivo estoque de riqueza na economia de qualquer país. Indivíduos adquirem propriedades que gerarão renda com aluguel, constroem e participam de incorporações. As famílias ao alugar e comprar suas residências também participam e movimentam o mercado imobiliário, representando a sua maior fatia.
Conforme dados do IBGE aproximadamente 4% dos brasileiros são proprietários de imóveis para locação. A estabilização econômica recentemente conquistada, aliada aos últimos ajustes na legislação do inquilinato, vem gerando um novo e importante impulso para os investimentos imobiliários no Brasil.
Os imóveis têm peculiaridades e características que os diferenciam de outros ativos e que os tornam únicos.
Contudo, em uma visão atual, os investimentos imobiliários não são mais vistos como uma modalidade completamente à parte das demais modalidades de investimento. Mas sim como uma nova "classe de ativos" que apresenta-se como atraente alternativa de diversificação de risco, devido a correlação que os seus resultados mostram frente aos resultados das demais classes de ativos.
Entre estas peculiaridades, mais frequentemente menciona-se que:
1. É um investimento que apresenta resultados de mais longo prazo.
2. Os mercados imobiliários são heterogêneos e sem transparência - Os mercados de capitais e financeiros são altamente regulados e organizados em bolsas, grandes quantidades de operações são registradas e divulgadas publicamente, facilitando a observação e medição dos eventos.
3. Exigem maior volume de capital, e são capazes portanto de cumprir a função de expressiva reserva de capital.
4. A produção de imóveis (incorporação e construção) exige prazos longos.
5. À principio apresentam menor liquidez comparativamente aos investimentos no mercado financeiro(títulos à juros) e no mercado de capitais(Bolsa de Valores)
6. Geram renda mensal – o aluguel.
7. São ativos reais - e não representativos(ações em bolsa) ou derivados de ativos reais(títulos e contratos).
8. Tem baixa volatilidade – os preços flutuam gradualmente ao longo do tempo.
9. Apresentam baixo risco.
Nesta abordagem moderna, os investimentos em imóveis como "classe de ativo" passam pelas mesmas etapas de análise e avaliação praticadas e necessárias para as demais modalidades de investimento.
Riscos, retornos esperados, diversificação, composição de portifólio, volatilidades e correlações de resultados, são parâmetros de consideração também presentes para a classe de ativos imobiliários.
A gestão de investimentos imobiliários envolve uma série de atividades, incluindo administração (de carteiras de contratos e de ativos) e negociação profissional (com investidores, incorporadores, locatários, fontes de financiamento e corretores). A estas somam-se preocupações do investidor mais sofisticado, como transparência e profissionalismo, controle de riscos, e investimentos baseados na análise sistemática do mercado.
Em decorrência desta nova abordagem, a tendência na gestão de investimentos imobiliários é a maior sofisticação técnica e a paralela necessidade de especialização e formação dos Gestores Imobiliários e de suas equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário