terça-feira, 18 de maio de 2010

O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DO MERCADO IMOBILIÁRIO


O que você precisa analisar? ... Qual região você deseja estudar? ... Que dados georeferenciados são necessários?

O Gestor Imobiliário é capaz de realizar pesquisas ad-hoc, sob encomenda, garantindo a satisfação de necessidades específicas de cada cliente.
As pesquisas, também conhecidas por geomarketing englobam inúmeras possibilidades de estudos que, normalmente, não estão disponíveis nos seus diversos níveis de busca e exigência.
O escopo da pesquisa é elaborado junto com a empresa /incorporadora contratante, que delimitará os parâmetros a serem seguidos, informações a serem pesquisadas e áreas a serem estudadas.
Exemplos de Estudos:
Estudos de área de influência

* Dispersão de itens de serviços
* Características da população
* Contagem de itens

O cliente estabelece um ponto (endereço) a ser analisado, e escolhe uma área de influência, ou seja, área do entorno do ponto escolhido, que considere apropriada para o estudo. Esta área pode ser estabelecida num raio de metros ou kilometros.
A partir do traçado dessa área de influência no mapa, podemos elaborar a contagem de equipamentos disponíveis, por exemplo: quantidade de bancos, shoppings, lançamentos das empresas concorrentes; ou analisar dados específicos da região como, por exemplo, as características da população na área estudada.

Segmentação de informações de lançamentos

Os dados dos lançamentos imobiliários poderão ser segmentados de acordo com a necessidade do cliente, por quantidade de dormitórios, tipo de uso, acabamento, sustentabilidade, valores ou região.
O trabalho de segmentação, contagem e análise de lançamentos em uma área de influência específica também são possíveis.
Uma ferramenta importante, é o estudo de informações de qualquer variável do setor censitário do IBGE, à escolha do solicitante e/ou por sugestão do analista.
Usualmente são ofertados os dados do setor censitário do IBGE apenas em relação a quantidade de população e renda do chefe de família, porém, nas pesquisas customizadas podemos utilizar qualquer variável disponível pelo IBGE em seu censo. São mais de 500 variáveis que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade do usuário contratante.

Distância entre dois pontos de um mapa

Em princípio, é obtido por meio de software utilizado para as pesquisas ad-hoc, mas não indispensável. Utilizando a escala indicada no mapa, pode-se estabelecer distâncias entre os itens do perímetro selecionado, por exemplo: levando-se em conta um endereço especifico na cidade, qual a escola mais próxima, qual a agência bancária mais próxima, postos de saúde e/ou hospitais e assim por diante, referente a qualquer item disponível em nosso banco de dados.

Georeferenciamento de banco de dados

Caso o contratante necessite de informações que o analista não disponha em seu banco de dados, o mesmo poderá realizar a coleta das informações necessárias, de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

Banco de Dados

Exemplificamos abaixo, uma série de informações que podem ser utilizadas nas pesquisas customizadas. Entre elas estão:

* Áreas contaminadas
* Bens tombados
* Operações Urbanas
* Faculdades
* Equipamentos culturais como bibliotecas e museus.
* Equipamentos públicos.
* Equipamentos de saúde como hospitais e postos de saúde
* Entre outras informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário