sexta-feira, 25 de março de 2011

COMO FAZER MARKETING IMOBILIÁRIO ONLINE

No Brasil, novas práticas de publicidade e marketing vêm ganhando aceitação aos poucos devido à crise que afetou o setor imobiliário no passado, mas nada que impeça o mercado de crescer conforme o seu ritmo e aprender algumas lições com a experiência dos mercados dos países mais desenvolvidos.

Tanto é que pesquisas recentes revelam que a busca por imóveis nos dias atuais é feita muito mais via internet do que por meios impressos. A abordagem é simples e o site deve ser atrativo e convincente, com fotos e informações que provem porquê determinado produto é ideal para as necessidades do consumidor. Além disso, é de extrema importância que os portais imobiliários, na divulgação de seus empreendimentos, estejam integrados nas diferentes formas de comunicação de massa que a internet proporciona, seja em redes sociais, parcerias com portais imobiliários e principalmente no site da empresa, que deve ter também uma versão atual de seu site para celular, onde é possível manter um contato mais direto com o cliente, compartilhando informações e respondendo as dúvidas mais frequentes.

O consumidor imobiliário é exigente, pois se trata de um comprador mais atento aos produtos adquiridos, principalmente no que se diz respeito a investimentos altos. É essencial que o corretor de imóveis saiba passar segurança e confiança ao consumidor, pois ele é a principal fonte de informações do interessado.

Alguns pontos devem ser levados em consideração para encontrar a melhor forma de se posicionar no mercado imobiliário on-line, alguns deles são citados abaixo:
- O site deve ainda estar preparado para atrair o maior número de pessoas que quer vender ou comprar imóveis, disponibilizar fotos de qualidade e todas as informações possíveis, pois os clientes tendem a criar suas percepções com base nas fotos que vê;

Foto: imóveis tecnisa

Legenda: Fotos de qualidade e com legenda informativa passam boas impressões ao cliente

- A empresa também deve estar ligada nos principais lançamentos e construir uma estratégia de marca on-line, principalmente nas mídias sociais, e assim criar audiência e novos contatos. O Twitter, Facebook, Orkut, blogs, FourSquare, entre muitas outras redes on-line, servem também como ‘ponto de venda’ do produto. Por isso é essencial ter uma equipe muito bem treinada para tratar dos mais diferentes assuntos que possam ser levantados pelo cliente e também para atualizar esses perfis com periodicidade e informações realmente úteis e relevantes. Para isso é preciso prestar atenção no mercado, na movimentação, nos principais questionamentos e tratar o cliente on-line com tanta atenção e dedicação quanto o cliente que vai até a empresa em busca de informações;

- Manter parcerias com portais imobiliários é outro ponto essencial para que o seu produto esteja em evidência e seja bem colocado no mercado on-line. Além de ser uma parceria barata e que atinge a um número maior de pessoas, cria-se a independência dos jornais impressos;

Em resumo, uma campanha bem planejada vai além de outdoors e propaganda na TV. Quem vive a era digital sabe que é possível fazer muito mais usando somente essas ferramentas, que além de tudo não têm custo algum. A grande sacada de quem as utiliza é a proximidade que elas garantem entre a empresa e o consumidor. Portanto, é essencial criar um planejamento e investir em uma comunicação integrada, focando as necessidades e as melhores experiências dos usuários em seus serviços.

Fonte: Artigo escrito pela Tecnisa exclusivamente para o site Focando.com.br | ClipImobiliário

Um comentário:

  1. Boa noite!estou elaborando uma empresa on line que atuara no segmento imobiliario mas hospedando produtos de outras imobiliarias como lotes,casas entre outros,gostaria de dicas em que membro em que corpo emque pedaço da empresa investir mais ja sou corretor e estou montando uma empresa tambem como forma de protesto pois as houses das construtoras vem se instalando com grande capital mas porem em muitas das veses com nepotismo cargos casados injustiças trabalhistas gostaria de criar um espaço de sucesso com rapidez nao so para o cliente mas tambem para o profissional liberal que se doa com seu tempo com seu suor e seu dinheiro.
    muito obrigado

    ResponderExcluir