Rio de Janeiro - O aquecimento no setor imobiliário brasileiro está impondo novos desafios ao departamento de marketing. Construtoras como Gafisa, Tenda, Tecnisa e Brookfield, assim como agências especializadas no segmento da construção civil, mostram os sinais positivos que o aumento no consumo destes bens trouxe para o país. Hoje, as maquetes tradicionais dos empreendimentos dividem espaço com plantas em 3D, realidade aumentada e até com vista do alto a bordo de um helicóptero.
Inovar neste segmento tornou-se obrigatório. A Tecnisa é a primeira empresa do setor a fazer parte do ranking Best Innovator 2010. A construtora está entre as 20 primeiras companhias graças a investimentos em internet e em serviços para diferentes perfis de consumidor.
Por outro lado, a Gafisa vinculou sua imagem à de Gisele Bündchen para atrair os olhos de consumidores mais sofisticados enquanto a Tenda leva seus futuros clientes para conhecerem in loco a sua casa própria. "Para cada produto temos estratégias diferentes, de acordo com cada região", salienta Luiz Carlos Siciliano, diretor de marketing e vendas de Gafisa e Tenda.
Internet não é mais novidade?
O maior investimento em ações e estratégias de marketing fez crescer não só a participação das empresas no mercado como também a concorrência entre elas. O foco nas ações virtuais já não é mais novidade e o que faz a diferença para o consumidor ainda são as ideias criativas. "Se os mais fortes vencem os mais fracos, os mais inteligentes vencem os mais fortes", ensina Romeo Busarello, diretor de internet e relacionamento da Tecnisa, em entrevista ao portal.
Tanto Gafisa quanto Tenda estão com um olho nos internautas e o outro na conversão de vendas nos SACs. Para transformar uma reclamação em venda, as duas construtoras contam com ferramentas de medição da origem do cliente pelo site e pelo telefone. "É preciso conhecer o local, entender a forma de impactar o cliente e estudar o perfil de consumidor do empreendimento", explica Siciliano.
A estratégia de marketing para Tenda possui um estilo mais voltado para o varejo. Já para Gafisa, o destaque na comunicação é a localização diferenciada das construções e os itens de lazer disponíveis para o morador. "Impactar o consumidor hoje é diferente de distribuir folhetos no sinal. Procuramos nos destacar com relação a isso apesar de atendermos concorrentes diretos deste segmento", conta Marcelo Larrat, diretor da agência especializada Larrat Realizações em Marketing.
Foco nos corretores
A internet é a menina dos olhos das companhias do setor imobiliário. Pela web, o internauta procura por imóveis de acordo com sua necessidade, que abrange desde preço e local, até as opções de lazer. "Por isso, é importante dar pesos diferentes para as marcas e fazê-las fortes em seus segmentos", afirma o diretor das construtoras Gafisa e Tenda.
Uma recente ação da Brookfield rendeu mais de 14 mil acessos únicos ao site Meu Interlagos, criado pela incorporadora para divulgar a segunda fase de vendas do empreendimento Terrara, em São Paulo. A ideia de apresentar aos futuros moradores da região os produtos e serviços disponíveis nas redondezas converteu 10% das pesquisas em vendas. Após um mês do lançamento, o endereço já contava com mais de 50 estabelecimentos cadastrados.
As ações voltadas para os corretores também são de grande importância para o marketing das empresas imobiliárias. "Nossos funcionários têm muito tempo de casa e procuramos reter os bons talentos", reforça Busarello, da Tecnisa. Na Larrat, as ações são criadas para os corretores. "Quem não investe neles está fadado ao fracasso. O primeiro público a se conquistar é o corretor", acredita Marcelo Larrat.
Diferenciação dá resultado
A agência busca levar a mensagem aos corretores de forma lúdica, em um formato fora do convencional. "Procuramos nunca apresentar um empreendimento de forma tradicional, a não ser que o cliente queira assim", diz Larrat. Segundo ele, as estratégias de endomarketing feitas de forma muito didática, sóbria, ou sem incentivo, se confundem com outras ações menos elaboradas de uma construtora de pouca credibilidade no mercado.
O treinamento dos funcionários da Gafisa e da Tenda está mudando o perfil da equipe para atender a demanda virtual. As duas companhias dispõem de pessoas especializadas em internet e trocam informações com os internautas o tempo todo. "Usamos uma estratégia oriunda do ponto-de-venda, que é escutar os anseios do consumidor e responder imediamente", ressalta Siciliano.
Esta é mais uma lição para que não se padronizem estratégias de marketing. Cada vez mais as empresas do setor imobiliário entendem que repetir ações de sucesso nem sempre é o melhor caminho. "Não se pode achar que uma mesma ação dará certo em qualquer lugar do Brasil. Tem cidades onde é melhor fazer o lançamento de um empreendimento durante a semana e não nos dias de folga. Entender a região, o emocinal, e a concorrência é o melhor caminho", ensina o diretor de marketing de Gafisa e Tenda.
Próximos passos
Para o resto deste ano, o marketing das construtoras dirigido por Siciliano está focado no ambiente on-line e em 2011 a estratégia será baseada em maior conversão e velocidade de vendas possível com base em um sistema de meritocracia. De uma forma geral, Busarello, da Tecnisa, acredita que o setor não terá uma tendência, mas sim tendências. "As mais fortes são sustentabilidade e internet, principalmente as redes sociais", prevê o diretor da Tecnisa.
Na Brookfield, a flexibilidade no planejamento de marketing no ambiente virtual é o carro-chefe. "Se uma estratégia não deu certo, na semana seguinte ela pode ser reformulada em outro formato. A internet oferece grandes vantagens neste sentido", aponta Ricardo Laham, diretor de incorporação da Brokfield de São Paulo.
Fonte: Thiago Terra
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