Pesquisa realizada pela Lopes Inteligência de Mercado com 8.158 entrevistados define o perfil do novo cliente comprador de apartamentos novos (lançamentos) localizados na região metropolitana de São Paulo.
Em geral, no momento da compra, os entrevistados valorizam a localização, área de lazer, segurança e residir próximo ao trabalho. Analisando por segmento, as motivações de compra se tornam mais específicas e correspondem ao momento de vida do consumidor. Os que compram imóveis até R$ 250 mil citam casamento, deixar de pagar aluguel e morar sozinho. Área verde, área útil maior, crescimento da família, mais vagas e projeto diferenciado são mais valorizados entre os que compram imóveis de médio e alto padrão (a partir de R$ 250 mil).
Entre os entrevistados que preferem imóveis até R$ 250 mil, 80% realizam a compra do primeiro imóvel, sendo o maior índice entre os segmentos, além disso, são os consumidores que menos visitam outros empreendimentos para comparação.
A presença de filhos e alto grau de escolaridade são percebidos principalmente nos segmentos médio e alto padrão, respectivamente 35% e 38% possuem pós-graduação, mestrado ou doutorado, índices crescentes que levam ao aumento do poder aquisitivo.
Cada vez mais as pessoas compram imóveis visando investimento. Destaque ao imóvel de médio padrão que atrai 37% de investidores, que compram, por exemplo, apartamento de 60 m² a R$ 300 mil ou um conjunto comercial de 40 m² por R$ 350 mil, ambos na Barra Funda.
Para comprar um novo apartamento (lançamento), as pessoas deslocam-se do imóvel onde residiam no momento da compra para o novo endereço, em média, 5 quilômetros. Compradores de apartamentos que custam até R$ 250 mil, são os que realizam o deslocamento mais longo, em média 6 quilômetros. Os que compraram apartamentos acima de R$ 500 mil efetuam um deslocamento menor, em média 4 quilômetros.
Fonte: Luciana Piacentini
Em geral, no momento da compra, os entrevistados valorizam a localização, área de lazer, segurança e residir próximo ao trabalho. Analisando por segmento, as motivações de compra se tornam mais específicas e correspondem ao momento de vida do consumidor. Os que compram imóveis até R$ 250 mil citam casamento, deixar de pagar aluguel e morar sozinho. Área verde, área útil maior, crescimento da família, mais vagas e projeto diferenciado são mais valorizados entre os que compram imóveis de médio e alto padrão (a partir de R$ 250 mil).
Entre os entrevistados que preferem imóveis até R$ 250 mil, 80% realizam a compra do primeiro imóvel, sendo o maior índice entre os segmentos, além disso, são os consumidores que menos visitam outros empreendimentos para comparação.
A presença de filhos e alto grau de escolaridade são percebidos principalmente nos segmentos médio e alto padrão, respectivamente 35% e 38% possuem pós-graduação, mestrado ou doutorado, índices crescentes que levam ao aumento do poder aquisitivo.
Cada vez mais as pessoas compram imóveis visando investimento. Destaque ao imóvel de médio padrão que atrai 37% de investidores, que compram, por exemplo, apartamento de 60 m² a R$ 300 mil ou um conjunto comercial de 40 m² por R$ 350 mil, ambos na Barra Funda.
Para comprar um novo apartamento (lançamento), as pessoas deslocam-se do imóvel onde residiam no momento da compra para o novo endereço, em média, 5 quilômetros. Compradores de apartamentos que custam até R$ 250 mil, são os que realizam o deslocamento mais longo, em média 6 quilômetros. Os que compraram apartamentos acima de R$ 500 mil efetuam um deslocamento menor, em média 4 quilômetros.
Fonte: Luciana Piacentini
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