sexta-feira, 25 de março de 2011

UM CLIQUE VIRTUAL POR UM IMÓVEL REAL


A cada 10 compradores de imóveis, oito utilizam a internet
para abrir e até fechar a negociação
.

O empresário Wilson Guedes, 44 anos, vê na internet um meio cômodo e eficiente de concretizar negócios.

Sócio-diretor de uma empresa de comércio exterior com sede em Sorocaba, ele já deixou as compras consideradas pequenas de lado e passou a comprar imóveis. Tudo ao alcance de um clique do mouse.

A correria do dia a dia faz com que a falta de tempo impeça o empresário de ir até uma imobiliária. “É muito mais cômodo e rápido. Hoje, você tem ao seu alcance a possibilidade de selecionar o imóvel que quiser, na localização onde quiser. Qualquer dúvida sou atendido via e-mail ou outro meio de comunicação virtual”, diz.

Em sua primeira aquisição de imóvel, ele fechou o negócio pela internet no domingo para que, na segunda-feira, fosse conferida toda a documentação”, afirma. “Até meu carro eu comprei usando apenas a internet”.

Fim do medo
O medo de se utilizar a internet para fazer compras está praticamente dissipado, segundo as últimas pesquisas divulgadas pelo Google, maior buscador da rede.

Os números mostram que 8 a cada 10 pessoas usam a internet para procurar um novo imóvel.

Pensando nesse novo nicho de mercado, a AE Patrimônio Consultores Imobiliários lançou recentemente o seu portal eletrônico de negócios.

A expectativa da empresa, que recebe 2 mil ligações por mês de pessoas interessadas em consultorias e compra e aluguel de imóveis, é que o portal realize 200 atendimentos diários e incremente em 15% o volume de negócios. “Sabemos que, diante da vida atribulada das pessoas, o meio virtual tornou-se um canal bastante procurado para a compra e venda de imóveis”, conta o diretor da empresa, Alexandre Oliveira.

Imóveis na web
Outra pesquisa feita pelo Google, no fim do ano passado, mostra que, somente no Natal, o e-commerce movimentou um volume de R$ 2,2 bilhões, alta de 40% em comparação com 2009.

Segundo Alexandre Itria, economista e professor da Esamc Sorocaba, a web já é considerada uma vantagem competitiva das empresas, o que se aplica também a setores antes não introduzidos no meio, como o imobiliário. “Hoje, uma pessoa que está pensando em se transferir para outra cidade pode fazer uma pesquisa à distância e até fechar negócio com um consultor online. Isto porque ela tem a seu alcance uma quantia relevante de informações”, explica Itria.

Secovi promove ligações internacionais de imóveis
O vice-presidente do Secovi (Sindicato da Habitação) do Interior, Flávio Amary, afirma que a tendência no ramo imobiliário não é migrar para a internet, mas sim utilizá-la como melhoria de serviços e integração entre as empresas do setor.

O principal exemplo citado pelo vice-presidente é com relação à rede Secovi de Imóveis, que hoje existe em Sorocaba através do BIS (Banco de Imóveis de Sorocaba), onde o consumidor tem à disposição milhares de imóveis cadastrados, devido à união das imobiliárias. Flávio lembra que o Secovi é ligado a uma rede internacional de imóveis, onde uma pessoa de outro país pode consultar as casas disponíveis em Sorocaba e vice-versa. “É um novo conceito que dominará as atenções do mercado”.

Fonte: Clip Imobiliário | Agência BOM DIA, Rodrigo Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário