terça-feira, 19 de abril de 2011

FALTAM BONS CAPTADORES DE IMÓVEIS NO MERCADO

Você sabe o que faz um captador de imóveis? Este é o profissional responsável pela procura e efetivação da entrada oficial de produtos para a carteira de imóveis de um corretor ou empresa de negócios imobiliários.

A função de captador de imóveis pode parecer fácil de executar em um primeiro momento. Mas na opinião da corretora de imóveis Luciana Riciardi, bons captadores de imóveis são profissionais raros de serem encontrados. “A maioria dos corretores quando se dispõe a fazer este trabalho chegam na imobiliária com informações incompletas, sem autorização de vendas, por exemplo,” explica Luciana.

A corretora de imóveis, Pâmela Trombeta concorda. “Existem corretores de imóveis bem treinados e orientados. Porém na abordagem de clientes ainda ouço muitos proprietários reclamarem que falta um acompanhamento mais presente dos corretores para com os proprietários. Muitos captam o imóvel na tentativa de vendê-lo a um cliente que busca algo especifico e quando isso não acontece, deixam de dar continuidade no trabalho,” explica Pâmela.

Seja pró-ativo

Se você deseja iniciar nesta função desafiadora, algumas características são indispensáveis. “O corretor de imóveis precisa ser comunicativo e pró-ativo, ter disposição para ir em busca de imóveis, ter um bom relacionamento interpessoal, ser curioso, organizado e detalhista para conseguir captar todas as informações inerentes ao imóvel que está sendo cadastrado,” explica Luciana.

Pâmela completa que primeiramente é importante manter a ética profissional e obedecer as leis que regem a profissão do corretor de imóveis, tanto em respeito ao proprietário como para a não detrimento do seu próprio trabalho. “É importante fazer com que o dono do imóvel assine uma autorização de venda.

Mas como é realizada a captação? Cada imobiliária faz uma exigência com relação às informações com relação aos dados do imóvel, dados pessoais do proprietário, documentação, escritura, entre outros.

Uma das grandes aliadas para a divulgação das captações de imóveis atualmente é a internet e para obter bons resultados na publicação dos imóveis, boas fotos são fundamentais. “É importante dar destaque aos espaços mais atrativos do imóvel, para postar em sites ou até mesmo em jornais e revistas. Também é necessário contar com uma descrição clara e objetiva da área, quantidade de cômodos e localização, fatores importantes para quem procura um imóvel,” finaliza Pâmela.

Fonte: Redimob

SAIBA MAIS:

A prestação de serviços e o apoio na realização do melhor negócio ganharam destaque entre as principais características da profissão. Na maioria dos casos quando uma venda ou locação de imóvel é feita pelas Imobiliárias, a comissão é dividida igualmente entre o profissional que tem a Opção de Venda (captador) e o que apresentou o imóvel ao seu comprador/locador.

Quem São os Captadores de Imóveis?

O captador é um Agenciador de Imóveis e deve ser Técnico em Transações Imobiliárias com registro no CRECI. Seu trabalho é captar imóveis e recebe comissionamento por cada imóvel captado. Para o exercício de todo e qualquer trabalho referente ao mercado imobiliário, será necessário possuir registro no CRECI de seu estado.

Profissionais atuantes no mercado ou que tenham pretensões de ingressar no ramo, nas modalidadse de Técnico de Transações Imobiliárias ou Tecnólogo em Negócios Imobiliários.

Como é Feita a Captação de Imóveis?

Com consciência globalizante e crítica, no campo do saber multidisciplinar das interfaces econômicas, administrativas, contábeis e jurídicas definidas pelas novas exigências do mercado imobiliário.

21 comentários:

  1. Gostaria de fazer um breve comentário sobre o texto de título: "Quem São os Captadores de Imóveis?", pois há um engano sobre a interpretação da Lei que regulamenta a profissão.

    Digo que ser Técnico em Transações Imobiliárias é uma obrigação legal, pois está contido no art. 2º da Lei Federal n.º 6.530/78, qual seja:

    "Art 2º O exercício da profissão de Corretor
    de Imóveis será permitido ao possuidor
    de título de Técnico em Transações
    Imobiliárias."

    No entanto, em nenhum dos outros artigos deste Diploma Legal há a previsão de impedimento sobre o exercício ilegal da profissão, caso o Técnico em Transações Imobiliárias não esteja inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis - CRECI.

    A inscrição no CRECI de seu Estado é facultativa, isto é, o profissional lá se inscreve se lhe for conveniente.

    Sobre o assunto, é possível ver sentenças judiciais favoráveis aos Técnicos em Transações Imobiliárias, que optaram por não se inscrever nos ditos Conselhos, expedidas pelos Tribunais de Primeira e Segunda Instâncias de todo o Brasil.

    Assim, não é obrigatória a inscrição do TTI nos CRECI de seus Estados para poder exercer a profissão de Corretor de Imóveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Art 4º A inscrição do Corretor de Imóveis e da pessoa jurídica será objeto de Resolução do Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

      Art 5º O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos de disciplina e fiscalização do exercício da profissão de Corretor de Imóveis, constituídos em autarquia, dotada de personalidade jurídica de direito público, vinculada ao Ministério do Trabalho, com autonomia administrativa, operacional e financeira.

      Excluir
  2. Creci só serve para não ser multado, esse pessoal que entra para o ramo só porque dá dinheiro é que fode o mercado, não sabem da um atendimento satisfatório, não sabem falar ao telefone com o cliente, falam gíria, quero ver quando for assinar um contrato com o cliente e ter que explicar todas as cláusulas das partes de um contrato de compra e venda.

    ResponderExcluir
  3. Ai eu quero ver realmente o profissional!

    ResponderExcluir
  4. Quando o profissional ,chega a fazer uma faculdade,acho sopa de letrinhas.explicar todas as clausulas de um contrato de compra e venda.
    No meu ponto de vista deveria ser proibido o cursinho tecnico, já que pagamos tão caro,por uma faculdae e terminamos ganhando igual `a pessoas que não se esforçam tanto para conseguir um diploma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho como pagar uma faculdade, mas meu trabalho é de qualidade. Já convivi com um corretor com nível superior que falava "probrema e nóis vai". Além de ter um terrível mal hálito.

      Excluir
    2. Existem profissionais e profissionais. Ótimo quem dispõe de tempo (geralmente 2 anos) e dinheiro para investir numa graduação tecnológica para atuar como futuro Corretor de Imóveis. Todavia, de nada adiantará tua qualificação, acumulo de informações e o "status" de ter colado grau Corretor de Imóveis numa faculdade se não tiveres o dom.
      Profissional de vendas requer, em muitas oportunidades, de ter o dom para isto acumulado com força de vontade.
      Conheço profissionais de vendas que mal terminaram o 2º grau e são ótimos profissionais de vendas.
      Todavia, se quiseres atuar em outro setores tais como prestar serviços como avaliador judicial, para atuar junto com outros peritos, leilões, toca ficha e vista a camiseta.

      Excluir
  5. Digo que tão importante é o " titulo " de técnico quanto de formação em qualquer " faculdade ", isso não quer dizer que esse será melhor em suas atuações.
    O grande problema que vejo são as formas e capacitações que se adquirem com o empenho e desempenho a´s funções atribuidas.
    Creci 056035/O.

    ResponderExcluir
  6. Existe uma ferramenta de captação reversa de imóveis. Lá, o interessado é quem posta a necessidade para o corretor, não o contrário. É bem legal. Veja: www.quickimovel.com.br

    ResponderExcluir
  7. Vejo apenas uma controvérsia neste texto.Um captador de imóveis não seria os "agenciadores"pagos 0,5%de comissão caso o corretor de tal imobiliaria fechar o negócio?
    Porque eu não tenho Creci ainda e na captação de muitos imóveis ja havia visionado o que ali poderia ser ,enfim enquanto muitos corretores ganham em cima de agenciadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto acontece em todas as imobiliárias, é o preço que se paga pra aprender trabalhar na área, após ter aprendido e se sentir seguro para fazer um intermediação do começo ao fim tanto na locação ou venda sozinho e de fato ser reconhecido como um bom profissional aí é só desfrutar seus honorários.

      Excluir
  8. Para captação de imóvel para locação, não acho ser necessário ter o Creci e sim para vendas, qual a lei e onde está escrito que para captador de locação precisa ter Creci, alguém poderia informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Tanto locação, venda e captação são atribuições naturais de um corretor de imóveis credenciado, do contrário você estara no exercício ilegal da profissão, além de poder ser altuado, ainda poderá levar um calote pra quem você trabalhou.

      Excluir
  9. Amo este ramovde captador de imoveis ,mas não pude terminar meus estudosv,tive que trabalha para ajuda em casa
    Mas muitas imobiliárias ,e corretores, ganharam com a minha captaçao ,tanto de imoveis ,como de clientes,mas na hora de me da a um minha partec,mandaram eu planta coquinho
    Me senti injustiçada,porque servi para encher os bolsos deles de dinheiro ?+
    E na hora de me darem a parte do meu serviço e esforço vieram com o papo VC não tem CRECI.vai se queixa na delegacia do CRECI
    Me respondam e justo um profissional. Entre aspas..se aproveita disso????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Você tem que provar o vinculo de trabalho que teve com eles e entrar com uma ação trabalhista.




      Excluir
  10. Posso matricular, iniciar o curso e sair capotando em parceria com um amigo corretor credenciado?/

    ResponderExcluir
  11. PROCURO EMPREGO COMO CAPTADOR DE IMÓVEIS.LIGUE 11 99625 5828

    ResponderExcluir
  12. Captador de Corretor precisar ser credenciado?

    ResponderExcluir