quarta-feira, 27 de abril de 2011

RJ: "CORRETOR GLOBAL" DISCUTE MERCADO IMOBILIÁRIO ATUAL E A EFICÁCIA DA INTERNET E REDES SOCIAIS PARA AMPLIAR RELACIONAMENTOS

O evento ocorreu no Centro de Convenções Bolsa do Rio e buscou preparar os corretores de imóveis para atender o mercado imobiliário internacional.

Os corretores de imóveis cariocas conheceram ontem (26) novas possibilidades para ampliarem seus relacionamentos e negócios participando do Corretor Global. O evento, uma iniciativa do Redimob, ocorreu no Centro de Convenções Bolsa do Rio, no Rio de Janeiro, e reuniu lideranças do mercado imobiliário, como o vice-presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (CRECI-RJ), Edécio Cordeiro, o Presidente da Cooperativa dos Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro (CCIERJ), Manoel Teixeira; o presidente do BIB-RIO Bolsa de Imóveis; Laudimiro Cavalcanti; o presidente do CRECI-RN, Waldemir Bezerra de Figueiredo, entre outros convidados.


Capacitação: caminho para a atuação global

O evento iniciou com a exposição do presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva, que falou sobre o tema: “Momento Brasil, oportunidades atuais e futuras e o preparo necessário dos corretores na transformação das oportunidades e projetos em negócios”. João Teodoro ressalta que a educação é fundamental para ampliar a visão global dos corretores e enfatizou a importância do curso superior em Gestão de Negócios Imobiliários. “Temos que nos especializar e buscar a formação continuada, agindo com ética, que atualmente é o principal entrave na atuação dos corretores de imóveis, principalmente entre profissionais.”

A presidente da National Association of Realtor (NAR) para a América do Sul, Aida Turbow, foi uma das presenças mais aguardadas do evento. Aida, também palestrante do primeiro painel, falou do momento “BRIC” que o mundo está vivendo, ou seja, que os países Brasil, Rússia, Índia e China estão movendo a economia mundial e os profissionais do mercado imobiliário devem aproveitar este momento. “Nesse contexto é necessário transformar oportunidades em negócios, onde o profissional pode utilizar a sua expertise local para ampliar dimensões,” comenta.

Atuar globalmente está virando uma necessidade. A mudança do perfil do consumidor é um dos motivos, pois eles são o grande concorrente do profissional, segundo Aida. “Os consumidores do século XXI mudaram o perfil. Cerca de 90% deles estão presentes na internet e quando procuram o corretor de imóveis, sabem exatamente o que querem. Por isso os corretores de imóveis devem estar um passo a frente dos consumidores que sabem tanto quanto eles,” explica.

Tecnologia como aliada

No segundo painel, os corretores de imóveis conheceram novas possibilidades para fazer da tecnologia e das redes de relacionamento o seu grande aliado para auxiliar na expansão dos seus relacionamentos. O primeiro painelista a debater o tema foi o diretor executivo e co-fundador do Portal VivaReal, Diego Simon, que destacou a internet como a porta de entrada para a realização dos negócios. “A internet é a única opção de busca para investidores estrangeiros em um primeiro momento e é a forma de conectar compradores e vendedores do mundo todo,” ressalta.

Para se especializar em atendimento aos corretores estrangeiros, Simon destaca algumas ações que podem ser executadas. “É importante comunicar claramente sua forma de trabalho, conhecimento sobre legislação de imigração no Brasil e pesquisar sobre o próprio mercado para transmitir segurança ao investidor. Também é importante comprometer-se a acompanhar a compra até sua conclusão, pois com os trâmites burocráticos, é muito comum que haja desistência de atender o cliente estrangeiro,” assevera.

Redes sociais: o passo para a credibilidade

O Gestor do Redimob, Leonardo Stuepp Jr. encerrou o debate do segundo painel, no qual falou sobre a importância da presença dos corretores de imóveis nas redes sociais. “As redes sociais são uma das ferramentas mais práticas para a atuação global do corretor de imóveis. Esse ecossistema mediático possibilita que os usuários compartilhem suas informações, se relacionem e consequentemente realizem negócios globalmente,” afirma.

Stuepp Jr. ressalta que nesse contexto global, o nível do sucesso profissional está aliado à sua rede de relacionamentos. “Nunca foi tão fácil se conectar. As redes sociais geram credibilidade, integram soluções, potencializam atuação, maximizam conexões. E todo esse aperfeiçoamento visa a maturidade do mercado, que deve aliar ações on e offline para maior crescimento,” finaliza.

Para se especializar em atendimento aos corretores estrangeiros, Simon destaca algumas ações que podem ser executadas. “É importante comunicar claramente sua forma de trabalho, conhecimento sobre legislação de imigração no Brasil e pesquisar sobre o próprio mercado para transmitir segurança ao investidor. Também é importante comprometer-se a acompanhar a compra até sua conclusão, pois com os trâmites burocráticos, é muito comum que haja desistência de atender o cliente estrangeiro,” conclui.

Divulgação:
Thatiana Sousa Sestrem
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