terça-feira, 19 de abril de 2011

FALTAM BONS CAPTADORES DE IMÓVEIS NO MERCADO

Você sabe o que faz um captador de imóveis? Este é o profissional responsável pela procura e efetivação da entrada oficial de produtos para a carteira de imóveis de um corretor ou empresa de negócios imobiliários.

A função de captador de imóveis pode parecer fácil de executar em um primeiro momento. Mas na opinião da corretora de imóveis Luciana Riciardi, bons captadores de imóveis são profissionais raros de serem encontrados. “A maioria dos corretores quando se dispõe a fazer este trabalho chegam na imobiliária com informações incompletas, sem autorização de vendas, por exemplo,” explica Luciana.

A corretora de imóveis, Pâmela Trombeta concorda. “Existem corretores de imóveis bem treinados e orientados. Porém na abordagem de clientes ainda ouço muitos proprietários reclamarem que falta um acompanhamento mais presente dos corretores para com os proprietários. Muitos captam o imóvel na tentativa de vendê-lo a um cliente que busca algo especifico e quando isso não acontece, deixam de dar continuidade no trabalho,” explica Pâmela.

Seja pró-ativo

Se você deseja iniciar nesta função desafiadora, algumas características são indispensáveis. “O corretor de imóveis precisa ser comunicativo e pró-ativo, ter disposição para ir em busca de imóveis, ter um bom relacionamento interpessoal, ser curioso, organizado e detalhista para conseguir captar todas as informações inerentes ao imóvel que está sendo cadastrado,” explica Luciana.

Pâmela completa que primeiramente é importante manter a ética profissional e obedecer as leis que regem a profissão do corretor de imóveis, tanto em respeito ao proprietário como para a não detrimento do seu próprio trabalho. “É importante fazer com que o dono do imóvel assine uma autorização de venda.

Mas como é realizada a captação? Cada imobiliária faz uma exigência com relação às informações com relação aos dados do imóvel, dados pessoais do proprietário, documentação, escritura, entre outros.

Uma das grandes aliadas para a divulgação das captações de imóveis atualmente é a internet e para obter bons resultados na publicação dos imóveis, boas fotos são fundamentais. “É importante dar destaque aos espaços mais atrativos do imóvel, para postar em sites ou até mesmo em jornais e revistas. Também é necessário contar com uma descrição clara e objetiva da área, quantidade de cômodos e localização, fatores importantes para quem procura um imóvel,” finaliza Pâmela.

Fonte: Redimob

SAIBA MAIS:

A prestação de serviços e o apoio na realização do melhor negócio ganharam destaque entre as principais características da profissão. Na maioria dos casos quando uma venda ou locação de imóvel é feita pelas Imobiliárias, a comissão é dividida igualmente entre o profissional que tem a Opção de Venda (captador) e o que apresentou o imóvel ao seu comprador/locador.

Quem São os Captadores de Imóveis?

O captador é um Agenciador de Imóveis e deve ser Técnico em Transações Imobiliárias com registro no CRECI. Seu trabalho é captar imóveis e recebe comissionamento por cada imóvel captado. Para o exercício de todo e qualquer trabalho referente ao mercado imobiliário, será necessário possuir registro no CRECI de seu estado.

Profissionais atuantes no mercado ou que tenham pretensões de ingressar no ramo, nas modalidadse de Técnico de Transações Imobiliárias ou Tecnólogo em Negócios Imobiliários.

Como é Feita a Captação de Imóveis?

Com consciência globalizante e crítica, no campo do saber multidisciplinar das interfaces econômicas, administrativas, contábeis e jurídicas definidas pelas novas exigências do mercado imobiliário.

7 comentários:

  1. Gostaria de fazer um breve comentário sobre o texto de título: "Quem São os Captadores de Imóveis?", pois há um engano sobre a interpretação da Lei que regulamenta a profissão.

    Digo que ser Técnico em Transações Imobiliárias é uma obrigação legal, pois está contido no art. 2º da Lei Federal n.º 6.530/78, qual seja:

    "Art 2º O exercício da profissão de Corretor
    de Imóveis será permitido ao possuidor
    de título de Técnico em Transações
    Imobiliárias."

    No entanto, em nenhum dos outros artigos deste Diploma Legal há a previsão de impedimento sobre o exercício ilegal da profissão, caso o Técnico em Transações Imobiliárias não esteja inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis - CRECI.

    A inscrição no CRECI de seu Estado é facultativa, isto é, o profissional lá se inscreve se lhe for conveniente.

    Sobre o assunto, é possível ver sentenças judiciais favoráveis aos Técnicos em Transações Imobiliárias, que optaram por não se inscrever nos ditos Conselhos, expedidas pelos Tribunais de Primeira e Segunda Instâncias de todo o Brasil.

    Assim, não é obrigatória a inscrição do TTI nos CRECI de seus Estados para poder exercer a profissão de Corretor de Imóveis.

    ResponderExcluir
  2. Creci só serve para não ser multado, esse pessoal que entra para o ramo só porque dá dinheiro é que fode o mercado, não sabem da um atendimento satisfatório, não sabem falar ao telefone com o cliente, falam gíria, quero ver quando for assinar um contrato com o cliente e ter que explicar todas as cláusulas das partes de um contrato de compra e venda.

    ResponderExcluir
  3. Ai eu quero ver realmente o profissional!

    ResponderExcluir
  4. Quando o profissional ,chega a fazer uma faculdade,acho sopa de letrinhas.explicar todas as clausulas de um contrato de compra e venda.
    No meu ponto de vista deveria ser proibido o cursinho tecnico, já que pagamos tão caro,por uma faculdae e terminamos ganhando igual `a pessoas que não se esforçam tanto para conseguir um diploma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho como pagar uma faculdade, mas meu trabalho é de qualidade. Já convivi com um corretor com nível superior que falava "probrema e nóis vai". Além de ter um terrível mal hálito.

      Excluir
  5. Digo que tão importante é o " titulo " de técnico quanto de formação em qualquer " faculdade ", isso não quer dizer que esse será melhor em suas atuações.
    O grande problema que vejo são as formas e capacitações que se adquirem com o empenho e desempenho a´s funções atribuidas.
    Creci 056035/O.

    ResponderExcluir
  6. Existe uma ferramenta de captação reversa de imóveis. Lá, o interessado é quem posta a necessidade para o corretor, não o contrário. É bem legal. Veja: www.quickimovel.com.br

    ResponderExcluir