sábado, 30 de abril de 2011

ULBRA: REITOR MARCOS ZIEMER APRESENTA PERSPECTIVAS DO PLANO DE REESTRUTURAÇÃO DA UNIVERSIDADE

O reitor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Marcos Fernando Ziemer, pronunciou-se, nesta terça-feira (26.04), aos funcionários e professores do campus Canoas, informando sobre a atual situação financeira da Instituição e o andamento do seu Plano de Reestruturação. A apresentação foi fundamentada nas ações realizadas nestes dois anos de gestão da nova Reitoria, para buscar a estabilidade financeira, bem como viabilizar a retomada dos investimentos e a qualificação da área do ensino.

Marcos Ziemer citou que foram decisivas para dar um rumo ao projeto de retomada da Universidade, iniciado no dia 17 de abril de 2009, a abertura do diálogo com os públicos envolvidos com a Instituição e a definição do ensino como foco de atividades. Listou resultados que exemplificam como vem sendo reerguida a Universidade, dentre eles:

- em outubro de 2010, ocorreu o arquivamento do Processo Administrativo movido pelo Ministério da Educação devido à paralisação das atividades acadêmicas, aos indícios de crise financeira, ao atraso no pagamento de salários de funcionários e à demissão de professores. A medida foi tomada uma vez que a ULBRA adotou medidas para a normalização de suas atividades acadêmicas e para o saneamento de sua situação administrativa e financeira;
- o déficit mensal, que era de R$ 15 milhões em abril de 2009, foi zerado no início de 2011. A perspectiva era de que isso ocorresse somente no final deste ano;
- desde junho de 2010 vem sendo recolhidos os impostos retidos em fonte (INSS, PIS e IRRF).

Também foram citadas ações administrativas que geraram resultados positivos, como:

- ajuste e controle na política de descontos implementando normas claras e transparentes;
- controle da folha de pagamento;
- reorganização do quadro funcional;
- renegociação dos contratos e seus valores;
- recadastramento de todos os convênios;
- redefinição de todos os fluxos e processos internos.

Marcos Ziemer informou aos colaboradores sobre o plano de reestruturação societária da Universidade. “A proposta vem sendo construída há um ano, com consulta à Advocacia Geral da União, à Procuradoria Regional da Fazenda Nacional, à Justiça Federal e ao Ministério da Educação. Estamos conversando com os nossos principais credores, que são a União e as instituições financeiras. Nosso objetivo tem sido construir uma proposta que seja aceita por estas partes, e temos tido sucesso. A filosofia e a linha pedagógica da Universidade não mudam em nada. Não estamos vendendo a ULBRA, nem teremos outro grupo educacional parceiro. Não teremos sócios cotistas”, esclareceu o reitor.

Destacando que, em dezembro de 2010, foi encaminhado pedido de judicialização do Plano de Reestruturação da ULBRA, com o objetivo de legitimar a proposta, o reitor explicou que “a Reitoria almeja implantar o novo formato em agosto de 2011”. Detalhou a proposta, esclarecendo dúvidas dos colaboradores.

O reitor também discorreu sobre as medidas tomadas para a qualificação da área acadêmica, celebrando o resultado da colocação da ULBRA como 6ª melhor universidade particular brasileira, segundo o ranking do MEC. Agradeceu aos colaboradores e professores pelo esforço empreendido em seu trabalho, “que certamente contribuiu para as vitórias já alcançadas”.

Fonte: Reitoria em Ação

2 comentários:

  1. Fiz meu curso aqui .terminei e até hoje não colei GRAU .Um absurdo,parece que ai não tem quem tome providências cabíves.

    ResponderExcluir
  2. Sou aluna da ULBRA .Meu CGU é 77512510 vejam e me dizem que não tenho razão.

    ResponderExcluir