Embora o vídeo seja em inglês, percebe-se claramente o objetivo do Home Staging, ou seja, tornar o ambiente mais "clean", buscando sua despersonalização e neutralidade.
LEIA O TEXTO ATENTAMENTE ANTES DE VER O VÍDEO.
O que é home staging?
Home Staging é uma técnica usada no mercado imobiliário que prepara imóveis para uma venda rápida e lucrativa, tendo como objetivo principal transformar o imóvel em um espaço acolhedor e agradável, atraíndo assim um número maior de potenciais compradores.
Desenvolvida nos Estados Unidos na década de 70, o home staging vem se mostrando uma ferramenta essencial na venda de imóveis, transformando o processo de venda em uma experiência agradável e prazerosa para todas as partes envolvidas.
A partir do momento em que um imóvel é colocado a venda, ele se torna um produto, uma mercadoria, cuja apresentação é o principal fator para uma venda bem sucedida.
Para que essa venda aconteça, home stagers trabalham basicamente da mesma maneira que designers de interiores, usando os mesmos elementos de design com a finalidade em tornar o imóvel atraente e acolhedor, mas, com um pequeno diferencial, ao invés de personalizá-lo como os designers fazem, home stagers o despersonalizam, afim de possibilitar que compradores se projetem nele de imediato.
Estudos mostram que imóveis que são propriamente preparados (staged), vendem mais rápido comparados a outros que não sofreram o mesmo tratamento.
Como é feito?
Home staging é uma arte ilusória que vai além de decorar. Cria uma atmosfera perfeita através da despersonalização e neutralização. Faz com que um imóvel se destaque em relação a outros, tornando-o, funcional, espaçoso, iluminado, aconchegante e agradável, maximizando os pontos fortes e minimizando os fracos, fazendo com que compradores tenham uma sensação agradável logo na primeira visita, criando então um forte vínculo, fundamental para o processo decisivo da compra.
Home staging vai além do que preparar um imóvel para venda. Staging é limpar, pintar, fazer pequenos reparos, manter, vestí-lo para a venda, adicionando pequenos detalhes porém que fazem a diferença aos olhos dos compradores, proporcionando mair agilidade quanto ao prazo de venda e ganhos acima do previsto.
Importância do Home Staging
Estudos mostram que um comprador forma a sua opinião sobre o imóvel nos primeiros 90 segundos da visita, e que imóveis que foram preparados com home staging ficam em media 150 dias a menos no mercado em comparação com aqueles não foram preparados.
Corretores imobiliários terão maior confiança ao mostrar uma residência que está propriamente preparada (staged) aos seus prospects, o que permitirá uma negociação rápida e bem sucedida, pois a primeira impressão é sempre a que fica!
Considerações importantes:
Uma média de 85% dos compradores pré-selecionam imóveis por fotos através da internet, com isso um imóvel bem arrumado tem maiores chances de ser pré-selecionado.
Imóveis que foram preparados (staged) recebem oferta maior e vendem em média duas vezes mais rápido.
O investimento inicial para se fazer um home staging é significamente menor do que a redução do preço do imóvel , geralmente 1% do valor em que o imóvel será vendido.
O mercado imobiliário está cada vez mais aquecido com grandes empreendimentos lançados diariamente, aumentando assim a competividade, tanto de imóveis novos quanto usados. Com essa competividade a apresentação “home staging”, se torna uma necessidade na hora da venda, valorizando, e dimunuindo o tempo de negociação do imóvel.
O CRECI-BA oferecerá palestra gratuita sobre o tema.
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Fonte: Pesquisa em sites de Home Staging traduzidas para o Português.
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