quinta-feira, 28 de abril de 2011

MÍDIAS SOCIAIS! NOVOS TEMPOS, NOVAS OPORTUNIDADES


Nos últimos anos as empresas do setor imobiliário passaram por profundas transformações nos seus modelos de negócios. Existem atualmente organizações menos conservadoras, que adotam inovações no seu cotidiano, preocupam-se com a educação, qualificação, remuneração e bem estar de seus colaboradores; integram fornecedores e parceiros à cadeia de valor, preocupam-se com o que pensam e sentem seus clientes, dão maior atenção ao uso de práticas de responsabilidade social e preocupam-se com questões ambientais. E, aos poucos vemos estas mesmas empresas implantando sistemas de gestão por resultados, dentro de uma filosofia que utiliza a tecnologia da informação.

Muitas destas mudanças eram inviáveis a poucos anos, com um mercado recessivo, pouco promissor e instável. Em virtude da crescente demanda da população por edificações, de uma legislação setorial mais adequada, da elevação do crédito imobiliário, do aumento do nível de exigência dos consumidores e de uma concorrência extremamente forte, as mudanças começaram a surgir, com impactos positivos claros em toda a sociedade.

Entretanto, o uso da internet para os negócios ainda enfrenta barreiras. Continua sendo visto por parte dos empresários com descrédito e desconfiança, particularmente para as chamadas mídias sociais, como o Twitter, Facebook, Linkedin, YouTube e outras. Mas, o fato é que o Brasil é o 5º país no ranking mundial em número de conexões á internet. Nas áreas urbanas, 44 % da população está conectada e somos os líderes mundiais em tempo de navegação. Em 2012, nossa população deverá ter cerca de 100 milhões de computadores. Recente pesquisa da eCMetrics com 2440 participantes, trás mais números, que surpreendem: 60% dos entrevistados apenas pesquisam preços na internet, 15% criam conteúdo e 5% compartilham ou comentam nas mídias sociais.

Hoje, a sociedade tem muito mais liberdade, pois, as pessoas geram conteúdo e disseminam informações, sendo fontes cada vez mais confiáveis. Com o advento dos dispositivos móveis (Iphone, IPAD e celulares sofisticadoso), este processo acelerou. Existe uma geração multi-tarefa, que está todo o tempo correndo e que apreciam comunidades, novidades e buscam criar relacionamentos e gerar conhecimento coletivo. Querem ter e gerar experiências!

Algumas empresas atentas a estas mudanças, aos poucos começam a investir no uso das mídias sociais como ferramentas de posicionamento de marca, na melhoria do relacionamento com os clientes e principalmente como prospecção e alavancagem de negócios. O receio inicial dos empresários em bloqueá-las, com o pensamento de que diminuem a produtividade dos colaboradores, aos poucos vai sendo dissipada, pois, o mercado apresenta frequentemente casos de sucesso, seja pela geração de conteúdo, pelas vendas concretizadas ou pela criação de redes de consumidores.

Porém, utilizar estes canais exige que a empresa tenha estratégia, isto é, saiba onde quer chegar, quem quer atender, como atender e quais as ferramentas necessárias para atingir os propósitos. Havendo clareza de como as mídias sociais contribuirão com os objetivos estratégicos e com os resultados a serem alcançados, certamente o uso será um sucesso.

No mundo empresarial, o uso de ferramentas na internet não admite amadorismo. É preciso que seus colaboradores interajam, tirem dúvidas dos seus clientes, criem uma relação de confiança, identifiquem oportunidades e selecionem informações privilegiadas para solidificar e mesmo ampliar os negócios de sua empresa.

Este desenvolvimento de uma cultura sócio-tecnológica diferenciada, permite inúmeras vantagens, que vão desde uma maior aproximação com os clientes e prospects, conseguir ganhar relevância na internet, possibilitar um “ feed-back” rápido e preciso de seus consumidores, além de possibilitar estar na primeira página dos principais buscadores.

Em pouco tempo, com uma ação planejada e estruturada sua empresa pode passar a ter verdadeiros apaixonados pela sua marca, disseminando informações positivas e mesmo defendendo conceitos dos produtos imobiliários de sua empresa.

Mas, se você ainda sabe pouco sobre o assunto ainda há tempo de pesquisar, consultar especialistas e tirar suas próprias conclusões. A internet e as mídias sociais, desde que bem utilizadas, darão uma visibilidade muito maior para seu negócio. Convido-o a conhecer mais sobre o universo digital, um espaço colaborativo, envolvente, criativo, apaixonante e com ótimas perspectivas.

Fonte: Revista Imóvel Magazine/Edvaldo Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário