segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SÃO PAULO: PESQUISA NÃO GARANTE ÊXITO DE VENDAS IMOBILIÁRIAS


A perspectiva de diminuição na velocidade de vendas de imóveis em São Paulo já é esperada por incorporadoras e construtoras ouvidas pela Folha, que admitem reduzir o ritmo de lançamentos. Mas as empresas afirmam ter melhorado seu planejamento e preferem usar o termo "amadurecimento de mercado".

Essa é a visão, por exemplo, da Brookfield. A empresa tem um departamento especializado em pesquisas que investiga itens como localização, definição de público-alvo de acordo com a demanda reprimida e carência de oferta e adequação de preço dos lançamentos.

O diretor de incorporação da Brookfield, Ricardo Laham, avalia que a velocidade de vendas de 2007 até 2011 só vai se repetir em imóveis que forem lançamentos únicos em um bairro, ou que forem erguidos onde não há empreendimentos há mais de dois anos.

"Hoje temos vendas de 40% a 50% das unidades nos seis primeiros meses, e o saldo restante no período de construção", diz Laham. "Não vivemos um início de ciclo de regressão, mas de amadurecimento do mercado, quando os lançamentos são mais criteriosos."

A Eztec e a Cyrela também divulgaram que têm equipe especializada e departamento de pesquisa para analisar e comprar terrenos.

Para João da Rocha Lima, coordenador do núcleo Real Estate da Escola Politécnica da USP, evitar a diminuição na velocidade nas vendas em um determinado bairro é uma tarefa difícil. "A leitura com pesquisas de mercado é arriscada. Nem sempre o principal comprador de um imóvel é o morador do bairro."

"Por isso, muitas incorporadoras copiam o sucesso, fazendo empreendimentos apenas em locais com velocidade alta de vendas." Ele afirma ser correta a postura de cancelar empreendimentos com velocidade baixa de vendas. "É melhor redesenhar o produto e lançá-lo de novo." 

Fonte: Jornal Floripa

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