quarta-feira, 26 de setembro de 2012

NÚMERO DE CASAS EM CONSTRUÇÃO NOS EUA APONTA PARA RECUPERAÇÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO


O número de moradias construídas nos Estados Unidos cresceu 2,3% em agosto em relação ao mês de julho, menos que o esperado para o período, mas ainda apontando para a recuperação do mercado imobiliário.

De acordo com documento divulgado pelo Departamento de Comércio, a taxa anual é de 750 mil unidades. O início de construções de julho foi revisado para 733 mil unidades, em vez dos 746 mil anunciados previamente.

No entanto, a previsão dos economistas consultados pela agência de notícias Reuters é de alta para 765 mil unidades. Comparado com agosto do ano passado, a construção residencial avançou 29,1%.

O principal motivo para o resultado aquém do esperado são a construção de moradias para mais de uma família, que registrou queda de 4,9%. O segmento de residências individuais subiu 5,5%.

A quantidade de construções está agora em um terço do pico de 2,27 milhões de unidades registrado em janeiro de 2006, antes da crise das hipotecas de 2007 e 2008, responsável pela recessão americana no período.

As vendas têm crescido muito lentamente e a queda dos preços dos imóveis atingiu o limite, com uma oferta pequena de propriedades no mercado aumentando os preços em algumas áreas metropolitanas. Além disso, o sentimento do construtor registrou a máxima em seis anos em setembro.

Espera-se que a construção de moradias contribua positivamente ao Produto Interno Bruto (PIB) este ano pela primeira vez desde 2005.
Apesar de a construção residencial responder por cerca de 2,5% do PIB, economistas estimam que a cada nova casa construída, pelo menos três empregos são criados.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nota do Editor:
O Housing Starts é um indicador que mede o número de casas em início de construção nos EUA.

O Relatório de construção residencial nova, é um relatório mensal emitido pelo Censo dos EUA, em conjunto com o Departamento americano de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD). Os dados são obtidos a partir de levantamentos de construtoras em todo o país, e três métricas são fornecidas: o índice de casas, licenças de construção e conclusão da habitação. Um início de habitação é definido com o início da sua fundação. As licenças de construção são consideradas a partir de quando elas são concedidas.

As licenças de construção e início da habitação serão consideradas observando-se uma variação percentual em relação ao mês anterior e de ano-sobre-ano.
Além disso, ambos os conjuntos de dados são divididos geográficamente em quatro regiões: Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Oeste. Isso ajuda a melhor refletir as enormes diferenças dos mercados imobiliários em distintas áreas do país. Os dados serão segmentados entre habitação unifamiliar e unidade múltipla, e toda a informação é apresentada com e sem ajuste sazonal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário