domingo, 30 de setembro de 2012

ACADÊMICOS EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS DO 4º. SEMESTRE DA UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR, PARTICIPARAM DE AULA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS


Clique na foto para ampliar

Os alunos do 4º. Semestre de Tecnologia em Negócios Imobiliários da UNIFACS – Universidade Salvador - pólo Empire Center, participaram no dia 29 de setembro, de uma aula prática de Avaliação de Imóveis, ministrada pelo Prof. Marcos Mascarenhas.


Após o embasamento teórico desenvolvido em sala de aula, a turma avaliou um imóvel residencial (foto acima), sito à Alamêda das Seringueiras, nº. 88, no Caminho das Árvores.

Na prática orientada, os alunos tiveram a oportunidade de realizar todo o trabalho de campo, inerente a uma avaliação imobiliária, procedendo à vistoria para fins de avaliação, efetuando medições para elaboração do cadastro técnico e realizando os cálculos para obtenção da área construída, promovendo análises quanto à idade aparente do Imóvel e existência de patologias para fins de depreciação, definição do padrão de construção, área equivalente, prática do Método Comparativo de Dados de Mercado para avaliação do terreno e suas fontes de pesquisa, aplicação do Método Evolutivo para avaliação das benfeitorias, discussão quanto ao CUB (Custo Unitário Básico) a ser adotado e itens não contemplados no CUB, considerações sobre BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), fatores de homogeneização, campo de arbítrio, além do cálculo do valor venal  do imóvel adotando-se o VUPC  (Valor Unitário Padrão de Construção) do logradouro.
  

As linhas de ação – desenvolvimento de competências essenciais e técnicas específicas, foram bem absorvidas pelos alunos que mostraram-se bastante receptivos e interessados em abraçar este rico e empolgante ramo da profissão, o que se traduz em satisfação plena para o orientador, que prepara, à título de complementação didática, uma mídia digital reunindo todas as suas aulas sobre Avaliação de Imóveis.

3 comentários:

  1. Parabéns Profº Marcos Mascarenhas, e os alunos do PA-8, que tem um bom mestre.

    ResponderExcluir
  2. Meus sinceros agradecimentos ao orientador Marcos Mascarenhas. 4º semestre afortunado este nosso! Parabéns por ser este profissional incomparável!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Marcos

    Marcelo Farias, 3º. Semestre de Tecnologia em Negócios Imobiliários,acredito ter sido muito produtiva essa sua aula pratica, Vamos ter a mesma oportunidade proximo semestre?
    Abraco e ate la.

    ResponderExcluir