quarta-feira, 15 de agosto de 2012

WALL STREET JOURNAL: MERCADO IMOBILIÁRIO COMEÇA A PERDER FORÇA NO BRASIL


O crescimento do mercado imobiliário no Brasil começa a desacelerar, de acordo com reportagem do “Wall Street Journal”. Segundo o jornal econômico, os empréstimos para projetos imobiliários no país, inclusive hipotecas e financiamento para incorporadores, devem crescer cerca de 20% neste ano, bem abaixo do esperado e também abaixo da tendência de 50% dos últimos anos.
“O volume total desses empréstimos deve aumentar 20% em 2012, para uns R$ 95,9 bilhões (US$ 47,35 bilhões)”, informa o jornal. “Tal crescimento não só é menor do que o esperado, como também representa um declínio acentuado na tendência dos últimos anos, quando empréstimos imobiliários subiram em torno de 50% por ano.

O jornal lembra que a economia brasileira no geral sofreu uma desaceleração, influenciada pela crise da dívida na Europa, e expectativa de crescimento foi reduzida de 4,5% para 1,8%. Além disso, diz o jornal, o setor imobiliário enfrenta ainda problemas internos –como “imóveis encalhados”.

Em entrevista ao “WSJ”, o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, disse que essa desaceleração do setor imobiliário é positiva.
“Simplesmente não era possível sustentar o nível anterior de crescimento”, disse ele. “Agora, com uma expansão mais moderada, nós vamos ver um desenvolvimento mais balanceado.
Fonte: Boainformacao.com.br 

Um comentário:

  1. Esta era uma ''tragédia'' anunciada. No ritmo que estava, não era possível sustentar o nível de crescimento.

    Também acho a estabilização positiva.Os imóveis ficarão mais ao nível da realidade.

    ResponderExcluir