quinta-feira, 9 de agosto de 2012

BH REGISTRA QUEDA NOS PREÇOS DE IMÓVEIS



O mercado imobiliário de Belo Horizonte finalmente esfriou. Após registrar frequentes altas, incluindo um boom no ano passado, o preço médio dos imóveis na capital registrou a segunda queda consecutiva – a maior entre as sete capitais pesquisadas pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).



A queda na média dos preços anunciados foi de 1,2%. Em junho, já havia sido registrada uma diminuição de 0,4%. A justificativa para a desaceleração é o enfraquecimento das condições do crédito imobiliário.

“Esse movimento se acalmou. Ainda existem condições boas, mas razoavelmente estáveis. Com isso, a demanda ficou mais tranquila e, consequentemente, a oferta”, explica o economista Eduardo Zylberstajn, coordenador do levantamento da Fipe.

Além de BH, foram estudados os preços de Salvador, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza e Distrito Federal. A queda registrada na capital mineira foi a segunda maior desde maio de 2009, quando a cidade foi incluída no estudo.

A esfriada do mercado já era esperada por especialistas após a capital atingir a maior valorização em 36 meses no ano passado, quando foi registrada alta de 23,6%. “Imóvel não é uma categoria que tem correção mensal. Ele dá saltos de tempos em tempos e tivemos um grande salto em 2011”, explica o presidente da Lar Imóveis, Luiz Antônio Rodrigues. “A previsão é de que o cenário seja mais calmo nos próximos meses”, diz Zylberstajn.

Fonte: Thiago Ricci, do Metro BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário