segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CAIXA SUSPENDE CRÉDITO PARA A INCORPORADORA MRV


A Caixa Econômica Federal (CEF) suspendeu a concessão de novos créditos para a MRV Engenharia. A decisão foi tomada porque a incorporadora foi incluída no cadastro de empregadores que submeteram trabalhadores a condições equivalentes à escravidão, feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A MRV tem mais de 30 mil unidades habitacionais em produção este ano e é a maior operadora do programa Minha Casa, Minha Vida. Os financiamentos com a Caixa correspondem a cerca de 80% dos negócios registrados pela empresa.

De acordo com o Ministério do Trabalho e do Emprego, a MRV tem dois projetos na lista de empregadores infratores: Residencial Parque Borghesi e Condomínio Residencial Beach Park, ambos em São Paulo. Um terceiro empreendimento, cuja obra é de responsabilidade de uma empresa subsidiária, também estaria na lista.
A incorporadora afirma que os financiamentos já contratados continuam valendo. Estão somente suspensos os contratos futuros que poderiam ser assinados entre a Caixa e a MRV.

A Caixa é signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil, assim como o Banco do Brasil (BB), que também deve suspender a concessão de crédito à empresa.
Confira o posicionamento enviado pela MRV sobre o assunto:

"O Grupo MRV informa que foi surpreendido, com a inclusão do nome da Companhia na "lista suja", um Cadastro do Ministério do Trabalho e Emprego que agrupa empregadores que, à ótica da fiscalização, mantiveram trabalhadores em condições "análogas a escravidão" e, mesmo não concordando com os apontamentos feitos em três obras do grupo (duas obras suas e uma de subsidiária), o Grupo MRV sanou tudo que foi identificado na ocasião.
Os valores, princípios e missão do Grupo MRV são incompatíveis com essas práticas trabalhistas irregulares às quais se refere o Cadastro.  O Grupo MRV não tolera qualquer prática que configura trabalho precário dentro do seu quadro de empregados e dos quadros de seus fornecedores e parceiros. Para tanto, dispõe de uma equipe qualificada que controla e fiscaliza  de forma rigorosa os funcionários do Grupo e as empresas prestadoras de serviço, com a finalidade de coibir práticas nesse sentido, inclusive com a adoção de um Código de Conduta aplicável a todas as 350 obras do Grupo MRV.
O Grupo MRV construiu uma reputação baseada na ética, na credibilidade e no respeito a todos com os quais se relaciona e vem reafirmar seu compromisso com a responsabilidade social. Por essa razão está tomando todas as medidas e ações cabíveis para promover a exclusão do nome de suas filiais e subsidiária do referido Cadastro, resguardar a sua imagem construída ao longo de 33 anos de atuação e prestar os devidos esclarecimentos necessários junto aos órgãos competentes e ao mercado em geral.
O Grupo MRV esclarece ainda que não haverá restrição de crédito para operações já contratadas pela empresa na Caixa Econômica Federal. Informa ainda que, neste momento, não há financiamentos em aprovação na instituição financeira. O Grupo acredita que a situação será resolvida em um curto prazo."

Fonte: Aline Rocha / PINIweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário