domingo, 15 de maio de 2011

QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA: A PRESENÇA DAS EMPRESAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO NA WEB

Vou fazer um desabafo. Fico impressionada com a quantidade de imobiliárias e construtoras que ainda não investem adequadamente em ações na internet. São a maioria para dizer a verdade, possuem um site, onde investiram o mínimo possível e acreditam que isto basta. Atenção empresários do setor: Investir em estratégias digitais no cenário atual, deixou de ser uma questão de “se vale a pena ou não”. Se você ainda não está utilizando a internet de maneira estratégica, tenha certeza que a cada minuto que você está fora dela, representam clientes que você poderia ter conquistado. Ainda está em dúvida? Observe os nos números:

- O número de internautas no país ultrapassou os 80 milhões (o equivalente a população inteira da Alemanha ou 2 vezes a Argentina.)*
- O brasileiro é um dos internautas que passa mais tempo conectado*
- 88% das pessoas procuram imóvel na internet*
- 49% das pessoas procuram imóvel primeiro na web, contra 44% no jornal*
- 85% das pessoas procuram primeiro o empreendimento na internet, e depois só assim vão para o plantão de vendas.*
- As maiores empresas do segmento no país, possuem seu investimento anual em internet na casa dos milhões de reais.
(*Fonte IBOPE)

Pensar em ações na rede, não é pensar unicamente em seu site, você irá conseguir um resultado muito melhor se trabalhar integrando todas as ferramentas disponíveis. Confira abaixo algumas dicas referente aos principais canais explorados no meio digital.


Site:
O site da imobiliária / construtora é o seu principal cartão de visita. Planeje-o com cuidado, pesquise os sites de seus concorrentes, e não deixe de pesquisar os sites das maiores empresas do país, analise como se posicionam,. O que os clientes querem no site de uma empresa do setor 99% das vezes é “encontrar seu imóvel”, pode parecer óbvio, porém são inúmeras as empresas que ainda não perceberam isto, disponibilizando serviços como rádio e previsão do tempo, por exemplo. Se for inserir algo no site, pergunte se aquilo REALMENTE é relevante para o cliente. Construa seu site de maneira que ele seja acessado em todos os navegadores possíveis, e também pelos dispositivos móveis (celulares, smartphones, tablets). Atualmente não é possível realizar busca na grande maioria dos sites de imobiliárias e construtoras, e afirmo dizer que as empresas nem sabem disto.
O consumidor quer respostas rápidas, e nem todos ligarão para sua empresa ou irão até ela, por este motivo tenha em seu site a ferramenta de atendimento online, e se possível que o atendimento vá além do horário comercial padrão, segundo estudos o horário nobre da internet é das 21h à 1h.

• Resultados de busca:
Quando falo em resultados de busca, digo basicamente, Google. Ele detém 97% das buscas no Brasil. 91% das pessoas que buscam imóvel na internet passam pelo buscador do Google, ou seja: Estar entre os primeiros no ranking é fundamental. Afirmo dizer que investir em links patrocinados e na otimização da estrutura de seu site para ser melhor reconhecido pelos buscadores (SEO), é um dos principais investimentos de marketing para qualquer empresa.


E-mail marketing
Aqui, quantidade não é qualidade. Não adianta enviar para 1 milhão de pessoas um empreendimento que não interessa para aquele público, é dinheiro posto fora. Para a utilização de todo o potencial, gerencie seu banco de dados catalogando seus clientes, e se for necessário adquirir nomes, procure empresas sérias. Respeite a freqüência do envio, afinal, você trabalha com um bem de alto valor agregado. Apesar de parecer relativamente simples, o envio do e-mail marketing de maneira correta tem diversos elementos a serem observados, porém não deixe de investir, a relação retorno x investimento é incontestável.


• Portais Imobiliários
Divulgue seus imóveis o máximo possível, gerando assim novas possibilidades de negócio, aumento do tráfego para seu site, e a melhora de seu posicionamento no ranking de busca.






Redes Sociais
Segundo os últimos dados do Inst. Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) as redes sociais mais relevantes para as empresas são Twitter, Facebook, Blog e Youtube, em ordem de importância. Além de ser uma ferramenta de relacionamento com seu público e de formar a imagem de sua marca, as redes sociais também influenciam em seu posicionamento nos resultados de busca (quanto mais pessoas falarem de você, mais relevância você terá.)

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