quinta-feira, 26 de maio de 2011

PALESTRA DO FORECI NORDESTE: EU SEI O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO...

O título da palestra proferida pelo Engenheiro Civil, professor e especialista em Programação Neurolínguistica (PNL), Luiz Paulo Orelli Bernardi, pode em primeira instância parecer dúbio e até mesmo pretensioso, mas foi o suficiente para chamar a atenção de todos os participantes do Foreci Nordeste que se encantaram com as revelações e abordagens oferecidas pelo professor como instrumento de venda e chance de uma real percepção de seus clientes, através da análise comportamental, sempre à luz da PNL e outros instrumentos científicos, como a grafologia, por exemplo.

Em pouco mais de uma hora e meia, Bernardi chamou a atenção dos corretores de imóveis para a importância de se obter ou desenvolver o próprio nível perceptivo. “Existem áreas de ciências que dão muitas pistas de como as pessoas se comportam e através destes sinais captados é possível ao profissional de vendas, por exemplo, dimensionar melhor as chances de sucesso de um tipo de abordagem mais efetiva, bem como encurtar caminhos no processo de venda”, ensina Bernardi.

Os trejeitos corporais de uma pessoa, a utilização da grafologia, são alguns dos exemplos apontados pelo professor como de extrema eficácia, uma vez agrupados e interpretados convenientemente, como fundamentais no bom andamento de uma negociação, por mais difícil que ela possa parecer. “Através da interpretação destes sinais, você pode perceber o que uma pessoa ‘está pensando’. Aliás, quanto menos ela falar melhor, um a vez que o corpo não mente, mas as palavras sim” afirma Bernardi.

No caso específico de negociações envolvendo venda de imóveis, Bernardi oferece algumas dicas: “primeiro o corretor de imóveis tem que gostar de gente, do ser humano em sua própria natureza; em segundo lugar, ele deve desenvolver estudos pertinentes à área de interesse dele, como por exemplo, grafologia ou linguagem corporal; o fato preponderante é que negociamos com seres humanos, e não com máquinas, então conhecer o ser humano é tudo.

Desenvolver a capacidade de percepção através da utilização de técnicas científicas e de observação do ser humano, segundo o professor, leva ao profissional a possibilidade de abreviar o tempo de resposta do seu cliente, tornando a negociação mais produtiva, aquecendo, por exemplo, as vendas do mercado imobiliário.
Para finalizar, Bernardi faz uma advertência: “a utilização destas técnicas científicas em um processo de venda e negociação é tão poderoso que, quando eficazmente utilizado chega a ser uma covardia. Há de se usar esse ‘poder’ de uma forma ética, pois você tem a situação sob controle, e não pode abusar disso”, concluiu.

Fonte: FENACI



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