O mercado imobiliário tem se apresentado como um dos mais promissores do país. Mas, para obter sucesso nesse negócio, você precisa estar bem preparado! Vender imóveis não é coisa para amador! É um processo que não permite erros, por se tratar de produtos de alto valor que representam o sonho da maioria das pessoas!
Portanto, ao começar no ramo imobiliário, comece certo:
1º Conheça o seu produto:
A primeira coisa que você precisa entender ao entrar no ramo imobiliário é que você não vende IMÓVEL. Você vende SERVIÇO!!! Você vende sonho, você vende atendimento! Pense bem: o mesmo imóvel que está anunciado em sua imobiliária pode estar sendo negociado em inúmeras outras. Portanto, o que fará o cliente fechar negócio na sua imobiliária e não na do seu concorrente, já que os imóveis são basicamente os mesmos? A resposta é simples: SEGURANÇA na negociação!
2º Conheça a concorrência:
É de extrema importância que você conheça muito bem o seu concorrente. Você precisa conhecer bem a sua maneira de negociar. Ao entender como o seu concorrente costuma agir, você estará mais preparado para tomar boas ações antes dele! Lembre-se: você precisa SEMPRE transmitir aos clientes a idéia de que você é o mais competente e confiável da região!
3º Trabalhe com Ética profissional:
Respeite o colega de trabalho. Aja com honestidade, respeitando a tabela de honorários, a lei, atos normativos e resoluções do CRECI e do COFECI.
4º Conheça os seus clientes:
Procure fazer uma pequena entrevista com seu cliente. Verifique a renda, se possui o valor de entrada, se possui compromissos financeiros, etc. A partir daí, selecione os imóveis que se encaixam melhor em seu perfil, cujos valores estão próximos a sua condição de compra. Desta forma, você evitará frustrar-se após mostrar uma infinidade de imóveis e o cliente evitará frustrar-se após conhecer um imóvel que lhe agrada, mas que não está ao seu alcance naquele momento.
5º Familiarize-se com os processos burocráticos:
Você precisa estar familiarizado com os processos que envolvem a compra e venda de um imóvel, tais como: vendas à vista, processo de financiamento da CAIXA, empréstimos bancários diversos, processo de lavratura de escritura junto aos cartórios, certidões diversas do imóvel e dos proprietários, etc. Desta forma, você será capaz de explicar ao cliente, de maneira clara e segura, todo o processo a que ele está se submetendo. Ao familiarizar-se com estes processos, você evitará tropeços e atrasos!
6º Invista pesado em publicidade:
Uma das verdades absolutas do ramo imobiliário é: VENDE QUEM APARECE! Não poupe esforços para anunciar os seus imóveis e a sua marca. Invista em anúncios de jornais , faixas e banner’s. Não tenha medo de investir em um excelente site, pois esta é, atualmente, uma das principais formas de pesquisas de imóveis!
7º Treine os funcionários:
O mais importante: CAPACITE SEUS FUNCIONÁRIOS! De nada adianta você investir tempo e dinheiro em promover sua imobiliária, se seus funcionários não estiverem prontos para atender seus clientes com a máxima simpatia e segurança.
Lembre-se: negócios são feitos entre pessoas, não entre empresas! São as pessoas que farão funcionar o que você planejou. Portanto, apesar de todo o cuidado que você tenha ao iniciar um novo negócio, procure sempre se cercar de pessoas bem capacitadas e comprometidas com o negócio da empresa!
Fonte: Diogo César, Consultor e palestrante nas áreas de RH, Marketing e Segurança do Trabalho. www.diogocesar.com.br
1º Conheça o seu produto:
A primeira coisa que você precisa entender ao entrar no ramo imobiliário é que você não vende IMÓVEL. Você vende SERVIÇO!!! Você vende sonho, você vende atendimento! Pense bem: o mesmo imóvel que está anunciado em sua imobiliária pode estar sendo negociado em inúmeras outras. Portanto, o que fará o cliente fechar negócio na sua imobiliária e não na do seu concorrente, já que os imóveis são basicamente os mesmos? A resposta é simples: SEGURANÇA na negociação!
2º Conheça a concorrência:
É de extrema importância que você conheça muito bem o seu concorrente. Você precisa conhecer bem a sua maneira de negociar. Ao entender como o seu concorrente costuma agir, você estará mais preparado para tomar boas ações antes dele! Lembre-se: você precisa SEMPRE transmitir aos clientes a idéia de que você é o mais competente e confiável da região!
3º Trabalhe com Ética profissional:
Respeite o colega de trabalho. Aja com honestidade, respeitando a tabela de honorários, a lei, atos normativos e resoluções do CRECI e do COFECI.
4º Conheça os seus clientes:
Procure fazer uma pequena entrevista com seu cliente. Verifique a renda, se possui o valor de entrada, se possui compromissos financeiros, etc. A partir daí, selecione os imóveis que se encaixam melhor em seu perfil, cujos valores estão próximos a sua condição de compra. Desta forma, você evitará frustrar-se após mostrar uma infinidade de imóveis e o cliente evitará frustrar-se após conhecer um imóvel que lhe agrada, mas que não está ao seu alcance naquele momento.
5º Familiarize-se com os processos burocráticos:
Você precisa estar familiarizado com os processos que envolvem a compra e venda de um imóvel, tais como: vendas à vista, processo de financiamento da CAIXA, empréstimos bancários diversos, processo de lavratura de escritura junto aos cartórios, certidões diversas do imóvel e dos proprietários, etc. Desta forma, você será capaz de explicar ao cliente, de maneira clara e segura, todo o processo a que ele está se submetendo. Ao familiarizar-se com estes processos, você evitará tropeços e atrasos!
6º Invista pesado em publicidade:
Uma das verdades absolutas do ramo imobiliário é: VENDE QUEM APARECE! Não poupe esforços para anunciar os seus imóveis e a sua marca. Invista em anúncios de jornais , faixas e banner’s. Não tenha medo de investir em um excelente site, pois esta é, atualmente, uma das principais formas de pesquisas de imóveis!
7º Treine os funcionários:
O mais importante: CAPACITE SEUS FUNCIONÁRIOS! De nada adianta você investir tempo e dinheiro em promover sua imobiliária, se seus funcionários não estiverem prontos para atender seus clientes com a máxima simpatia e segurança.
Lembre-se: negócios são feitos entre pessoas, não entre empresas! São as pessoas que farão funcionar o que você planejou. Portanto, apesar de todo o cuidado que você tenha ao iniciar um novo negócio, procure sempre se cercar de pessoas bem capacitadas e comprometidas com o negócio da empresa!
Fonte: Diogo César, Consultor e palestrante nas áreas de RH, Marketing e Segurança do Trabalho. www.diogocesar.com.br
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