domingo, 8 de maio de 2011

LEILÕES DE IMÓVEIS: UMA ALTERNATIVA DE INVESTIMENTOS


Com a chegada do programa Minha Casa Minha Vida, o setor imobiliário brasileiro se incendiou. Instituições financeiras inundaram o mercado com crédito imobiliário e fomentaram o maior movimento de aquisição de imóveis da história desse país. Por isso, os preços dos imóveis dispararam nos últimos 3 ou 4 anos, alcançando rentabilidades a taxas superiores a 100%.

No entanto, essa mesma alta de preços não se viu acompanhada nos leilões de imóveis. De fato, nesse mercado secundário de aquisição imobiliária, os preços dos imóveis sofreram altas bem mais modestas, na casa dos 15%, consolidando uma situação de deságio altamente atrativa para pequenos investidores, que arrematam imóveis por preços tão baixos, que ainda conseguem revendê-los, com boa margem de lucro, por preços competitivos.

Nos financiamentos imobiliários, o imóvel financiado é dado como garantia do financiamento. Por isso, ao se tornar inadimplente no financiamento, o devedor perde a propriedade do seu imóvel para o credor do financiamento, conforme prevê o artigo 26 da Lei 9.514/97, que diz o seguinte:

"Vencida e não paga, no todo ou em parte, a dívida e constituído em mora o fiduciante, consolidar-se-á, nos termos deste artigo, a propriedade do imóvel em nome do fiduciário".

Tendo a propriedade do imóvel assegurada pelo artigo citado acima, a instituição credora do financiamento está autorizada a promover a alienação do imóvel, através de leilão ou concorrência pública, seguindo as diretrizes disciplinadas pelo Decreto-Lei 70/66.

Na maioria dos casos, esses imóveis ainda estão ocupados pelos devedores do financiamento ou por inquilinos deles, o que exige dos arrematantes alguns procedimentos judiciais para desocupação do imóvel ou despejo do morador. Por isso, os imóveis são leiloados por até 40% abaixo do preço de mercado, oferecendo aos investidores um deságio que cobre todo o gasto com o Registro do Imóvel, Escritura e ITBI na transferência de propriedade do imóvel, bem como despesas advocatícias.

Sem dúvida, os leilões de imóveis constituem uma ótima alternativa de investimentos. Em tempos em que a Bovespa não vai tão bem, tampouco os títulos públicos, os imóveis de leilões podem ser a chave para manter o seu dinheiro crescendo.

Para saber mais sobre os leilões de imóveis, visite o Blog Imóveis da Caixa.

Fonte: Publicado por BIC Blog Imóveis da Caixa em http://www.webartigos.com
Link para http://imoveis-caixa.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Olá, Marcos!
    Notei que você usou um texto do Blog Imóveis da Caixa, que foi publicado no Webartigos. Você poderia incluir um link para o Blog para dar uma força pra gente? Supondo que sim, você pode usar um link como esse que coloco abaixo:

    "BLOG IMÓVEIS DA CAIXA:
    Tudo Sobre Leilões de Imóveis
    "

    A propósito, parabéns pelo blog. É muito informativo.

    Abraços.

    ResponderExcluir