domingo, 31 de março de 2013

SEGURO DÁ SOLUÇÃO PARA GARGALOS E IMPERFEIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE IMÓVEIS NO BRASIL

 
Projetos totalmente inadequados para construções; falta de acompanhamento técnico apropriado durante a obra; e cobertura apenas parcial do seguro tradicionalmente comercializado no Brasil para esse tipo de situação, que, na prática, não resguarda os interesses e direitos de quem adquire o imóvel. Esses são os pilares nos quais se sustenta um cenário que, na maioria das vezes, afeta principalmente as camadas da população de menor poder aquisitivo. 
 
Nos últimos dias, foram publicados pela imprensa vários relatos de sonhos da casa própria que, literalmente, se desfizeram com as chuvas de verão. Em comum, o fato de boa parte desses moradores ser oriunda de áreas de risco e ter apostado no programa Minha Casa, Minha Vida. 
 
Este problema poderia ser resolvido com a contratação de um seguro comum no mercado internacional, que prevê acompanhamento técnico durante a construção, com o objetivo de apontar eventuais falhas estruturais ou de projeto. No Brasil, por enquanto, apenas a Essor Seguros oferece esse tipo de seguro, chamado de Seguro Decenal. Um seguro que cobre pelo período de dez anos os prejuízos originados dos danos estruturais em qualquer tipo de construção, como exemplo Incorporações imobiliárias, fábricas, aeroportos, shoppings, portos, sejam públicos ou privados, desde que decorrentes de erro cometidos na construção.
 
“O foco precisa ser a qualidade da construção, protegendo o usuário e/ou consumidor final. O Seguro Decenal garante a estrutura do imóvel, evitando episódios lamentáveis como os que vêm ocorrendo nos últimos dias em Niterói, onde imóveis antes mesmo de serem entregues apresentaram rachaduras estruturais e tiveram que ser demolidos. O custo social e econômico destas verdadeiras catástrofes poderiam ter sido evitados. E o maior aliado da construção civil para que estes episódios não ocorram são os seguros que desenvolvemos. Cabe ao consumidor começar a exigir das Incorporadoras e construtoras e checar antes da compra se as construtoras fizeram estes seguros. Só assim, ele terá certeza de que está adquirindo um imóvel com qualidade e sem problemas estruturais”, ressaltou o diretor-executivo da seguradora, Fábio Pinho. 
 
Outro seguro da Essor é o “O Seguro Garantia de Entrega de Obra", desenvolvido em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), é totalmente diferente, pois o objetivo principal é a proteção ao consumidor e o cumprimento do objeto a ser segurado”, afirma o executivo, Fábio Pinho.
 
Ele lamenta o fato de o seguro tradicional cobrir menos de um quinto do valor de construção. “Não podemos dizer que isso é seguro. É, na verdade, uma indenização financeira aos bancos, que são os únicos a se protegerem com esse produto.", adverte.
 
Proteção ao consumidor
 
Segundo Fábio Pinho, o Seguro Garantia Imobiliário oferecido pelas seguradoras no mercado, principalmente para projetos sociais de Minha Casa Minha Vida, “infelizmente não cobrem absolutamente nada”. Não cobrem o cumprimento do prazo proposto pela construtora, nem tampouco que a edificação será entregue aos consumidores. Isto se deve ao fato que a apólice oferecida pelas seguradoras somente cobrem um percentual ínfimo do valor de construção, que não passa de 20%, ou seja, na falência de uma construtora, as seguradoras indenizarão os adquirentes dos imóveis em até 20% do custo de construção. “Se o valor a ser empenhado na obra for maior que isto, as seguradoras preferem devolver o dinheiro pago, fazendo com que os consumidores não tenham os seus sonhos de casa própria realizados", concluiu o executivo.
 
Fonte: Vania Absalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário