As construtoras e incorporadoras de
Curitiba estão investindo em equipes próprias, também conhecidas como
house, para incrementar as vendas e aperfeiçoar o atendimento prestado
aos compradores. A ação segue o movimento iniciado pelas construtoras
paulistas há aproximadamente três anos, quando houve o aumento da oferta
de imóveis novos para comercialização no mercado, fenômeno que começa a
se acentuar na capital paranaense.
A Swell Construções e Incorporações, que
atua no segmento de alto padrão e luxo, está entre as empresas locais
que conta com uma equipe própria de vendas. De acordo com o diretor
comercial da incorporadora, Rodolfo Pfeffer Neto, a decisão de montar
uma house veio da necessidade de oferecer um serviço personalizado ao
cliente, considerando que o valor médio dos apartamentos residenciais
vendidos pela empresa é de R$ 600 mil.
“As grandes imobiliárias da capital
paranaense cresceram muito em número de corretores para atender a
demanda que os incorporadores dispunham naquele momento, especialmente
as companhias nacionais que se instalaram em Curitiba. Como era
necessário ampliar a equipe de vendas, num curto período, foram
contratados muitos profissionais que não eram da área imobiliária, por
vezes comprometendo a qualidade do serviço prestado”, discorre Neto.
Em funcionamento desde novembro de 2012,
a house da Swell já contabiliza resultados.
“Atualmente, ela é
responsável pela venda de 60% dos apartamentos em comercialização pela
empresa, entre imóveis na planta, em construção e prontos. Os outros 40%
são apartamentos vendidos pelas imobiliárias parceiras”, revela Neto. A
equipe é formada por nove profissionais, compreendendo um diretor
comercial, dois coordenadores, cada um responsável pelo gerenciamento de
dois empreendimentos imobiliários, e seis corretores de imóveis.
Neto conta que a demanda para integrar a
equipe própria de vendas de construtoras e incorporadoras é grande em
Curitiba. “Em novembro do ano passado, abrimos processo para selecionar
oito profissionais. Tivemos mais de 30 corretores interessados nas
vagas”, diz.
Concorrência menor para a venda do imóvel, estabilidade e
remuneração são os principais fatores que tornam a opção de prestação de
serviço atrativa nesse modelo.
A averiguação de cadastro junto ao
Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) e a realização de
entrevista para verificar a experiência, o conhecimento e o desempenho
em vendas no mercado foram os procedimentos usados no recrutamento da
Swell. “Todos receberam um treinamento para conhecer a empresa e seus
produtos. A capacitação deve continuar nesse ano. Pretendemos reforçar a
questão do atendimento, bem como promover cursos de negociação,
finanças e economia”, prevê o diretor comercial.
House x Imobiliárias – Além de uma
melhor apresentação dos empreendimentos imobiliários da empresa, são
atribuídas outas vantagens à equipe própria de vendas de construtoras e
incorporadoras. “O cliente se sente mais à vontade. Existem casos de
compradores que vêm de parceiros, mas preferem concentrar o atendimento
no coordenador porque sabem que ele conhece a fundo a empresa e o
imóvel”, relata Neto.
A proximidade desses profissionais junto
ao corpo diretivo da incorporadora também representa mais segurança
para o cliente quando da assinatura do contrato de compra e venda. Nesse
quesito, a house acaba tendo um grande diferencial competitivo, porque
vive o dia a dia da organização.
Entretanto, a aposta é no meio-termo.
Neto acredita ser mais eficiente a implantação de um modelo híbrido, que
abrigue tanto a equipe própria, quanto à parceria com as imobiliárias.
“Nunca almejamos trabalhar exclusivamente com a house. As imobiliárias
tem uma capilaridade maior no mercado. Além disso, por meio delas, é
possível ter um panorama geral do setor, inclusive em relação ao que
está sendo oferecido pela concorrência”, justifica o diretor comercial
da Swell.
Fonte: Vida Imobiliária
Nenhum comentário:
Postar um comentário