Até a realização da Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016, o mercado
imobiliário brasileiro será favorecido principalmente pelo poder de
compra dos consumidores da nova classe média. Cerca de 11 milhões de
famílias com renda per capita entre R$ 291 e R$ 1.019 afirmam ter o
desejo deadquirir um imóvel nos próximos dois anos beneficiadas pelo
aumento das concessões de crédito habitacional - que devem permanecer em
alta no período dos grandes eventos esportivos no Brasil.
Uma pesquisa elaborada pelo Instituto Data Popular revelou
principalmente a vontade dos recém-casados que vivem com os pais e
sogros em adquirir a tão sonhada casa própria. Oito em cada 10 dessas
famílias comprarão imóveis utilizando linhas de financiamento. As demais
devem pagar à vista com recursos próprios ou conquistados por meio de
consórcios.
De olho nesse mercado, muitos empreendimentos têm sido criados pensando
na camada da população que busca seu primeiro imóvel próprio.No ano
passado, algumas construtoras lançaram novas empresas e até marcas para
atender os consumidores da Classe C.O público-alvo inclui casados e
solteiros que saíram da casa dos pais em busca de novas oportunidades.
Para o diretor geral da i-Uni Brasil (Imobiliárias Unidas), Rodrigo
Caporrino, a alta demanda por financiamento imobiliário deve ajudar a
impulsionar o crédito do setor – com crescimento previsto de 15% este
ano em relação a 2012. “Nossa expectativa, baseada em taxas mais
acessíveis, é que o crédito habitacional represente a maior fatia da
carteira da pessoa física a partir deste ano, ultrapassando o pessoal.
”.
Em 2012, a diferença foi pequena, segundo dados do Banco Central. O
crédito habitacional representou 25% de toda a carteira física. O
resultado foi 0,3 ponto porcentual menor do que o pessoal. “Esses dados
garantem o bom momento vivido pelo setor. Casas e apartamentos menores,
de até dois quartos e com preços mais acessíveis, são os produtos mais
procurados por essas famílias”, diz Caporrino.
Segundo a diretora de Comunicação da i-Uni Brasil, Vanessa Rosal, o
aumento do emprego formal e o lançamento do Minha Casa, Minha Vida –
programa do Governo Federal que enquadra imóveis de até R$ 190 mil –
estão entre os fatores que facilitaram a compra de imóveis nos últimos
anos.
“A classe C deve ser vista como potencial consumidora do setor
imobiliário. Atualmente, essa parcela representa 52% da população
brasileira, somando mais de 100 milhões de pessoas. Além disso, este
crescimento nos permite dizer com toda tranquilidade que não há
absolutamente nenhum sinal de desaquecimento deste mercado.”, finaliza.
Sobre a i-Uni Brasil (www.iunibrasil.com.br)
Os fundadores da i-Uni Brasil são profissionais imobiliários com
significativa experiência no mercado Europeu, tendo enfrentado um
cenário hostil para negócios na região e as dificuldades do setor, além
da enorme crise econômica que a união europeia sofre atualmente.
Procurando destacar-se no mercado local, objetivando conter custos de
publicidade com seus anúncios e tentando economizar tempo nas saídas às
ruas para captar imóveis, os sócios da i-Uni Brasil adquiriram uma
franquia imobiliária que usa um sistema muito conhecido em países como
Noruega, Espanha e Portugal de publicações em massa de anúncios na
internet.
Fonte: Mariana Giordão
Nenhum comentário:
Postar um comentário