segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PRINCÍPIO DA UNITARIEDADE DA MATRÍCULA

O princípio da unitariedade da matrícula, acostado no artigo 176, §1º, I, da LRP, consiste que a todo imóvel deve corresponder uma única matrícula, isto é, um imóvel não pode ser matriculado por exemplo mais de uma vez. Ainda, a cada matrícula deve corresponder um único imóvel, em outras palavras, significa dizer que não é possível que a matrícula descreva e se refira a mais de um imóvel.
Também em decorrência desse princípio é que não pode ser descerrada matrícula de parte ideal do imóvel, sendo indispensável, para a alienação ou oneração dessa parte ideal, que a matrícula seja do imóvel todo e aberta em nome de todos os proprietários.
“A matrícula, que por conter a descrição do imóvel, é o cerne do Registro Imobiliário, está subordinada ao princípio da unitariedade, que determina que a cada imóvel deve corresponder uma única matrícula e a cada matrícula um único imóvel.”[1]
Convém esclarecer que este princípio não era adotado no sistema de transcrições (anterior ao de matrículas), sendo de suma importância ser analisado caso concreto, quando da abertura de matrículas oriundas de transcrições:
“Em havendo, pois partes ideais de transcrições diversas,  é indispensável que todos esses registros sirvam de suporte para a matrícula.”
Ceneviva (2001, p.341) relata que:
"A matrícula é o núcleo do registro imobiliário. Seu controle rigoroso e a exatidão das indicações que nela se contiverem acabarão dando ao assentamento da propriedade imobiliária brasileira uma feição cadastral. Cada imóvel (artigo 176, * 1o., I, da LRP) indica a individualidade rigorosa da unidade predial. Na sistemática da lei, cada é interpretado em sentido estrito, indicando prédio matriculado, estremando-o de dúvidas dos vizinhos. Tratando-se de imóveis autônomos, mesmo negociados em um só título, cada um terá matrícula individual".
“Um ilustrativo exemplo da aplicação desse princípio na prática ocorre no registro de alienação de uma casa de vila e concomitantemente da fração ideal do terreno que constitui a passagem que lhe dá acesso. Nessa hipótese devem-se abrir duas matrículas: uma para a casa e outra para o terreno que corresponde à passagem, esta segunda em nome dos titulares das frações ideais que compõem o todo. E, em seguida, em cada uma das matrículas, proceder-se-á o registro da alienação: o da casa e o da quota parte ideal da passagem.”[2]


[1] YUMI KONNO, Alyne. Registro de Imóveis – Teoria e Prática. 2ª Ed. São Paulo, 2010, p. 31.

8 comentários:

  1. Thank yоu, I have recently been searching for infoгmation aρproximately this tοpic fοr
    a whilе and yοurs is the best I've discovered so far. However, what about the bottom line? Are you positive concerning the supply?
    Feel free to surf my page Www.sfgate.Com

    ResponderExcluir
  2. Wоw, thіs aгticle is good, my younger sister is analyzing these things, thus Ι аm goіng
    to inform her.

    Alsο vіѕit mу wеbsite
    :: V2 Cigs Are Fantastic For My Asthma Suffering Parents

    ResponderExcluir
  3. This iѕ a topіc that's near to my heart... Cheers! Where are your contact details though?

    Also visit my homepage: v2 cig review

    ResponderExcluir
  4. Wonderful goods from you, man. I've understand your stuff previous to and you are just extremely magnificent. I actually like what you've acquired heге, cегtainly lіke ωhat you're stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it smart. I cant wait to read much more from you. This is actually a terrific site.

    my web blog: V2 Cigs reviews

    ResponderExcluir
  5. Hellο there, ӏ belіеve your blοg mіght be having intеrnet
    bгowseг cοmpаtibilіtу issues.
    Wheneνer I take a looκ at уour sіte in
    Ѕafаri, it loоks fіne hοwever, if oрening
    in Internet Explorer, іt has sοmе overlapping issueѕ.
    I meгely wanted to give уou a quick heads up!
    Apart from that, fаntastic website!

    Ηeгe is my homepagе v2 cigs reviews

    ResponderExcluir
  6. My pаrtneг and i аbsoultely luv these electгοnіc
    cigaгettes

    Herе іѕ my wеbѕіte - Yourhogwartsexperience.com

    ResponderExcluir
  7. Thаnk you foг sharing youг info. I геallу
    aρpreciate your efforts аnd I will be waiting for your further write ups thаnk
    you once аgain.

    Also visіt mу web sіte; please click the following internet site

    ResponderExcluir
  8. Can уou tell us more аbout this? ӏ'd love to find out more details.

    Feel free to visit my homepage: http://www.atleticocollialbani.com/htdocs/userinfo.php?uid=1256

    ResponderExcluir