terça-feira, 2 de outubro de 2012

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA HOMENAGEIA OS CORRETORES DE IMÓVEIS

Deputado Estadual Capitão Tadeu e Prof. Marcos Mascarenhas  

Emoção e Honra : Estes dois sentimentos foram o carro-chefe da Homenagem feita pela Assembleia Legislativa aos Corretores de Imóveis do estado da Bahia, no último dia 28 de setembro .” – A casa não estava lotada como gostaríamos, mas a qualidade dos que foram, compensou a quantidade” disse o presidente do CRECI BAHIA, Samuel Arthur Prado.

Nos discursos proferidos pelos componentes da mesa, ouvimos sobre Orgulho e Amor como tema das palavras de Manoel Teixeira Neto ( ABAI), sobre Dignidade, Ética e Honra nos outros discursos. O presidente do CRECI BAHIA, Samuel Prado falou sobre as conquistas, expectativas e sobre a importância do evento para a categoria. O capitão Tadeu, responsável pela iniciativa da Homenagem, falou sobre a importância da prestação de serviços do Corretor de Imóveis para a sociedade baiana e anunciou o projeto de tornar federal a homenagem, no próximo ano.
O Conselheiro do CRC-BA (Conselho Regional de Contabilidade do estado da Bahia), Edson Piedade Santos solicitou espaço para prestar uma homenagem entregando uma placa ao presidente Samuel Prado. Paulo Dantas, Conselheiro Federal de Economia também homenageou os Corretores de Imóveis falando em seu discurso sobre a importância da categoria na economia baiana.
Representantes dos CRECIs do Rio Grande do Sul e de São Paulo também estiveram presentes. O Dr. Arthur Bolajian, Diretor-Executivo e Conselheiro Federal do CRECI SP falou sobre o papel do Corretor no Mercado e exaltou a importância daquela homenagem para a classe.

E, quando todos os presentes achavam que o evento iria terminar, o Capitão Tadeu anunciou um discurso extra protocolar, chamando o Professor Marcos Mascarenhas à Tribuna. Durante as palavras do Professor Mascarenhas, a emoção tomou conta de todos, a diretora de eventos, Consuelo Leal chegou às lágrimas diante da abrangência e profundidade com que o professor delineou a evolução da profissão. Ao fim do discurso* o professor foi ovacionado pela plateia, fechando com chave de ouro, esta importante homenagem pela  comemoração dos 50 anos de regulamentação da profissão do Corretor de Imóveis.

Ao fim do evento todos participaram de um delicioso coquetel que brindou a confraternização.

*Leia aqui o discurso do Professor Marcos Mascarenhas:
Discurso sessão especial ALBA em homenagem aos Corretores de Imóveis.
Bom dia a todos,
- Saúdo o eminente Deputado Estadual, Capitão Tadeu, mentor desta sessão especial em homenagem aos Corretores de Imóveis.
- Saúdo a mesa na pessoa do Presidente do Creci-Ba, Sr. Samuel Arthur Prado.
- Senhores e Senhoras presentes a esta sessão especial.
Embora muito já se tenha falado sobre a evolução do profissional Corretor de Imóveis, nas incontáveis comemorações deste cinquentenário, concluímos, em rápida análise, que muito ainda se tem a falar sobre este personagem multivariegado que é o Corretor de Imóveis. 

A excelência da corretagem imobiliária representa, cada vez mais, uma função essencial para o bom desempenho do mercado imobiliário.

Mais da metade da poupança mundial encontra-se aplicada em ativos imobiliários e esta constatação, por si só, é suficiente para que possamos aquilatar a importância de que se reveste o mercado imobiliário e o quanto ele representa no conjunto da economia global. 

O Sistema COFECI-CRECI tem convicção de que o desenvolvimento do Brasil passa, necessariamente, pelo fortalecimento e evolução da profissão de Corretor de Imóveis, tendo-se em conta que tais profissionais operam na ponta de um dos mais importantes seguimentos da economia nacional, o da construção civil, com um dos mais relevantes percentuais de participação no Produto Interno Bruto brasileiro.

O presidente da NAR (Associação Nacional dos Corretores de Imóveis – EUA), Moe Veissi vem destacando, em seus pronunciamentos, a importância que o mercado imobiliário brasileiro alcançou em escala global e teremos que prepararmos-nos, convenientemente, para sermos capazes de enfrentar este desafio. 

A crescente demanda no campo de atuação deste profissional (CI), aliado ao fato do enorme potencial mercadológico nacional, que movimenta 18% do PIB em sua cadeia produtiva, e, principalmente, a necessidade de adaptação às novas e emergentes demandas de mercado, justifica a preparação de nível superior, colocando no mercado um profissional com sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos, argumentos de interpretação e valorização dos fenômenos sociais, aliado a uma postura reflexiva e visão critica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a autonomia intelectual, a aptidão para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado em que atua, além de estar preparado para exercer a cidadania, respeitar as questões ambientais e exercer a responsabilidade social.

A realidade no país nos mostra as características formatadas com maior evidência e, entre elas, destacamos o aspecto urbano das cidades que apresentam um crescimento populacional relativo à migração da área rural.

A população urbana hoje é representada pelo significativo percentual de 83%, gerando como resultado a criação de loteamentos urbanos, construção de novas unidades habitacionais, alta comercialização de imóveis de terceiros, empreendimentos comerciais, verticalização no âmbito residencial e comercial, incorporações imobiliárias, consórcios habitacionais e, finalmente, a criação pelo governo federal de órgãos voltados para o desenvolvimento da política habitacional nacional.

Feito este registro de ordem técnica, que vem justificar a importância do Corretor de Imóveis neste cenário, gostaria de parabenizar e abraçar toda a categoria que aqui se faz presente e a diretoria do Creci-Bahia, na pessoa do seu presidente Samuel Arthur Prado, por iniciativas dignas de nota, como o projeto e construção de uma nova e imponente sede, a excelência dos servidores especializados e o realinhamento da Fiscalização, entre tantas outras.

Não poderia deixar de citar, com a devida relevância, a implantação de nove delegacias no interior da Bahia e o projeto Corretor Solidário com a participação em ações sociais e o investimento na capacitação da categoria através da implementação de cursos e palestras gratuitos, projeto do qual tive a honra de participar por algumas vezes.

E neste traçado singelo, gostaria de salientar o nascimento da categoria, na década de trinta, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas e institucionalizada a estrutura sindical brasileira.

- A criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais em 27 de agosto de 1962

- Em 1964 criou-se o CRECI 9ª Região – Bahia

E em 1965, por ocasião das comemorações do dia do corretor, em 27 de agosto, a imprensa foi informada que os corretores teriam um curso básico profissionalizante, indispensável para a obtenção de suas credenciais.

É falando de ontem que podemos mensurar, fidedignamente, o tempo presente.

Abre-se a universidade para o mercado imobiliário, criam-se os cursos superiores de tecnologia em negócios imobiliários, é a transcendência aos objetivos implícitos à profissão pela lei 6.530 de 1978 e com isso, com uma capacitação plena, poderemos, no momento presente, nos equiparar aos principais mercados do mundo, ao oferecermos aos investidores, agentes públicos e à sociedade em geral, maior competência, segurança e transparência na efetivação dos negócios imobiliários.
Prova desta assertiva, nos idos de 2001, a Resolução COFECI 695 já evidenciava que em breve futuro a corretagem de imóveis se transformaria em atividade extremamente complexa e diversificada, com ramificações e especificidades tais que suas operacionalizações exigiriam dos corretores de imóveis conhecimentos técnicos muito mais abrangentes do que aqueles inicialmente imaginados, em áreas tão específicas e diversas como direito, economia, engenharia, psicologia, relações humanas e outras.

E é o que testemunhamos hoje. 

Vejo com satisfação e muita alegria, que muitos dos participantes de tão seleta mesa, são meus ex-alunos, e hoje protagonizam esta gestão profícua e profissional, responsável por guindar o corretor de imóveis ao seu merecido status dentro deste importante mercado, dinâmico, com produtos que não representam um objeto estático constituído de concreto e tijolos como aparenta, mas inequivocamente, o real impulsionador da economia mundial.

Finalizando, quero, mais uma vez, deixar meu abraço a todos os corretores de imóveis presentes, recomendando que invistam na educação continuada desenvolvendo suas competências e potencialidades, transformando-se num profissional e num ser pessoa capaz de superar os muitos desafios que nos esperam a cada dia no desenvolvimento desta profissão tão dinâmica e tão cheia de conteúdo, que jamais se esgota, mas que sei, traz a todos vocês enorme satisfação.

- Parabéns a todos, e muito obrigado.
28.09.2012 - Prof. Marcos Mascarenhas
Fernanda Fernandes
Assessoria de Comunicação do CRECI-BA.

Link para o post originário: http://www.creciba.org.br/index.php/component/k2/item/86-emo%C3%A7%C3%A3o-na-homenagem-da-assembleia-legislativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário