quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FIPE E ZAP TERÃO ÍNDICE DE PREÇOS DE IMÓVEIS

Índice FipeZap será mensal e deve ajudar consumidores na hora da compra.

Afinal, quanto sobem os preços dos imóveis? Em tempos de forte crescimento no mercado imobiliário, o índice FipeZap, uma associação entre a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o site Zap Imóveis, dos jornais "O Estado de S. Paulo" e "O Globo", vai oferecer um índice mensal, a partir deste mês, que poderá orientar os consumidores sobre a real valorização dos preços imobiliários.

Tamanho: Dados mostram que valorização de apartamento de 1 quarto é maior, diz Schaeffer.

O novo índice é válido para São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Distrito Federal - usa o banco de dados de 190 mil anúncios do Zap Imóveis, que contabiliza 3,5 milhões de visitantes únicos por mês, para acompanhar a evolução dos valores pedidos em apartamentos de 1 a 4 dormitórios.

Os dados do FipeZap de janeiro, por exemplo, mostram que, no Rio, os preços dos apartamentos subiram 2,8% em comparação a dezembro - a maior variação entre os locais pesquisados. Em São Paulo, os preços subiram 1,7% na mesma comparação, enquanto em Fortaleza os preços caíram 0,4%. Na média nacional, a evolução do valor pedido nos apartamentos ficou em 1,8% no mês passado.

Nos casos do Rio e de São Paulo, a Fipe fez uma análise retroativa dos dados do Zap Imóveis dos últimos três anos. Assim, embora exista forte variação entre os diferentes bairros, a alta média nos preços desde 2008 ficou em 79,2% em São Paulo e em 94,7% no Rio. Nos últimos 12 meses, os preços variaram 24% na capital paulista e 40,5% no Rio.

Segundo o diretor de marketing e produto do Zap, Eduardo Gama Schaeffer, os dados mostram que, nos últimos três anos, a maior valorização de preços se deu nos apartamentos de 1 e 2 dormitórios. Em São Paulo, os apartamentos menores subiram, em média, 88% nos últimos três anos, enquanto os de 3 e 4 quartos tiveram alta de 72% e 56%, respectivamente.

O executivo diz que os dados mostram o fortalecimento de novos perfis de moradia nas principais capitais do País. "O perfil do morador de 1 dormitório é diferenciado. Não é a família tradicional, muitas vezes os filhos de famílias de classe média alta que passam a morar sozinhos", diz Schaeffer. "No caso dos preços do Rio, houve uma influência clara do anúncio dos Jogos Olímpicos na curva de preços."

Comparação: Uma ferramenta no Zap Imóveis permitirá que os proprietários de apartamentos confiram a evolução da valorização de seu imóvel com outros investimentos, como a renda fixa e o índice Ibovespa. Nos últimos três anos, por exemplo, o CDI teve valorização de 35,4%, enquanto os imóveis em São Paulo subiram quase 80%.

Entretanto, segundo o coordenador do projeto do índice na Fipe, Eduardo Zylberstajn, a valorização do imóvel não pode ser confundida com o ganho do proprietário - isso porque, no caso dos apartamentos, há custos embutidos como impostos, condomínio e depreciação. "Não é uma conta tão simples, como no caso de um investimento com retorno fixo. Se o rendimento da Bolsa é de 80% no período e você aplicou R$ 1.000, terá no fim R$ 1.800. Para imóveis, a situação envolve outros fatores."

Zylberstajn diz que a Fipe decidiu compilar apenas os dados de apartamentos, tanto pela quantidade de ofertas quanto pela maior facilidade em comparar as informações. "Nas residências, há muitas diferenças que influenciam no preço e que variam caso a caso, como piscina, área disponível do terreno e segurança."

Para Zylberstajn, esse tipo de índice pode ajudar a conter a especulação imobiliária - isso porque anúncios de grandes variações de preço, geralmente ligadas a locais ou empreendimentos específicos, podem distorcer a realidade do mercado. "Quanto mais indicadores o mercado tiver, melhor", diz.

O indicador FipeZap também considera os preços dos aluguéis. E os dados mostram que a locação vem subindo menos que os valores de venda. Nos últimos três anos, o valor dos aluguéis no Rio subiu, em média, 63,1%; em igual período, o preço de venda teve alta de quase 95%.

Ainda assim, os dados mostram que o mercado caminha a passos mais largos que o índice que reajusta os preços dos contratos de locação, o IGP-M. Desde 2008, o índice teve alta de 19,8%. Para Schaeffer, isso mostra que os contratos antigos estão ficando defasados em relação aos preços do mercado.

Clique no link: http://www.zap.com.br/imoveis/fipe-zap/rio-de-janeiro+rio-de-janeiro+taquara/

Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário