domingo, 27 de fevereiro de 2011

ADEMI-BA e Sinduscon-BA realizaram a primeira reunião do ano da CII/CBIC



Foi realizada no dia 25 de fevereiro (sexta-feira), a primeira reunião do ano da CII/CBIC (Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção), um dos mais importantes acontecimentos para o setor. O encontro na Bahia foi organizado pela ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia) e Sinduscon-BA (Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia), no restaurante A Catarineta do Hotel Pestana Bahia. A reunião contou com a presença dos representantes e do presidente da ADEMI-BA, Nilson Sarti; do presidente do Sinduscon-BA, Carlos Alberto Vieira Lima; do presidente da CBIC (Câmara da Indústria da Construção), Paulo Simão; do presidente da CII/CBIC, João Crestana; do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Paulo Damasceno; do secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia e do vice-presidente da Caixa, Jorge Hereda. Também estiveram presentes autoridades locais e nacionais como o ministro das Cidades, Mário Negromonte.

A reunião, realizada todos os anos, tem como objetivo coordenar e desenvolver ações de interesse do mercado imobiliário nacional. Para tanto, durante o encontro na capital baiana foram discutidas e apresentadas ações de interesse do mercado imobiliário nacional, como o Programa Minha Casa, Minha Vida II e os projetos do Ministério das Cidades para 2011. Na ocasião, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, falou da importância do PAC de Mobilidade. De acordo com o Ministro, o programa, orçado em 18 bilhões, vai financiar a construção de viadutos, novas vias e sistemas de transporte como o Bus Rapid Transit (BRT) e o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) em 24 cidades do país. “Em Salvador, que sofre com o aumento da frota, as questões do transporte coletivo e os gargalos na malha viária, o programa pode abraçar quatro projetos. A capital baiana, por ter 700 mil habitantes, poderá receber até 2,4 bilhões em investimentos. O objetivo é ampliar a capacidade de locomoção e melhorar a infraestrutura do transporte público na cidade”, enfatizou ele.

O Programa “Minha Casa, Minha Vida II”, do Governo Federal, operacionalizado pela Caixa em parceria com os estados e municípios, também esteve na pauta de discussões. De acordo com o vice-presidente da Caixa, Jorge Hereda, o Programa tem a meta de construir 1 milhão e 200 mil unidades habitacionais até 2014 na faixa de 0 a 3 salários mínimos. Uma mudança em relação à primeira versão é o valor máximo dos imóveis financiados pelo programa, que agora passa a variar de 80 mil a 170 mil, dependendo da localidade. Na região metropolitana de Salvador, o valor máximo é de 150 mil. “Em 2010 a Bahia registrou 80 mil unidades e para o Minha Casa, Minha Vida II a expectativa é atingir 160 mil unidades”, disse. O vice-presidente ainda fez questão de enfatizar que este ano ainda estarão mais exigentes com a questão da qualidade na infraestrutura. “Não haverá complacência nem com ilegalidade nem mesmo com a má qualidade”, ressaltou ele.

Vale lembrar que o sucesso do programa Minha Casa, Minha Vida na Bahia foi reconhecido pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua última visita oficial ao estado, em dezembro de 2010, para autorizar a construção de novas unidades no País, sendo mais 11 mil somente na Bahia.

Para o presidente da ADEMI-BA, a reunião da CII/CBIC, um dos mais importantes acontecimentos para o setor, veio coroar todas as ações desenvolvidas pela ADEMI-BA em prol do crescimento e fortalecimento do mercado imobiliário baiano. “Estamos muito contentes em sediar a reunião, que reuniu cerca de 14 estados e permitiu discussões relevantes acerca do mercado imobiliário em âmbito nacional”, declarou Nilson Sarti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário