Para cuidar disso, o mutuário agora conta com o serviço de consultorias --algumas gratuitas-- que orientam na escolha do banco para financiar a casa própria.
Essas empresas costumam indicar as instituições que têm as melhores taxas de juros, dependendo do perfil do cliente e da operação. Também ajudam a preparar a documentação necessária para liberação do empréstimo.
O presidente do Canal do Crédito, Marcelo Prata, observa que falta qualificação no atendimento aos clientes, pois muitos bancos entraram nesse mercado com mais força há poucos anos.
"O atendimento costuma ser feito pelo gerente, que normalmente não tem expertise em financiar imóveis."
No Canal do Crédito, o serviço é gratuito, e a empresa é remunerada pelo banco que fechar o financiamento.
A consultoria pesquisa em seis bancos -Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e HSBC- e indica as duas melhores opções.
Simultaneamente, pede documentos do imóvel para verificar em qual linha de crédito ele se encaixa, ou se há restrições ao uso do FGTS.
A consultoria ajuda a reunir documentos. Alguns bancos aceitam extrato do cartão de crédito como comprovação de renda, enquanto outros reconhecem casais homossexuais como cônjuges.
"Dependendo do perfil do cliente, já mostramos as instituições mais indicadas. Nosso trabalho só acaba quando o dinheiro bate na conta do vendedor", afirma.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Com bom trânsito nos bancos, as consultorias também costumam ajudar em questões burocráticas.
"Os donos do imóvel que eu comprei moravam no exterior. O banco queria a presença deles para assinar o contrato, mas o Canal do Crédito conseguiu que fosse feito por procuração", conta o advogado Marco Antônio Jr.
Na Sagace, onde é possível pesquisar as taxas de dez bancos, o serviço funciona de forma semelhante. A consultoria e orientação jurídica custam R$ 700 e o serviço de despachante sai por R$ 400.
Segundo Raphael Rottgen, sócio da Sagace, a consultoria busca sempre taxas melhores que as oferecidas.
"Como trabalhamos diretamente com os bancos, e nosso volume está crescendo, a gente tem mais espaço para explicar o perfil dos clientes e negociar."
A Sagace (financiarcasa.com.br) já atendeu 2.000 clientes desde 2009. Criado no mesmo ano, o Canal do Crédito (canaldocredito.com.br) soma 10 mil e espera chegar a 500 mil neste ano.
Fonte: Folha.com MARIANA SCHREIBER
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