quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: CRECI-SP PODE PARTICIPAR NA CRIAÇÃO DE ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS DE IMÓVEIS

O CRECI-SP tem por função primordial o monitoramento e a fiscalização da profissão de corretor de imóveis. Entretanto, por ser uma entidade voltada para atender às demandas da sociedade, especialmente nos quesitos segurança e estabilidade nas transações imobiliárias, o Conselho desenvolveu, há mais de 20 anos, uma metodologia específica para medir os altos e baixos do mercado de aluguel e venda de imóveis usados no Estado de S. Paulo.

O principal objetivo desse estudo é que ele possa ser utilizado tanto por profissionais do setor como por proprietários, compradores e locatários de imóveis, funcionando como um verdadeiro termômetro desse segmento.

Efetivamente, o CRECI-SP tem obtido excelentes resultados com a divulgação dos números de suas pesquisas. Os relatórios proporcionam um melhor entendimento do momento econômico, mostrando evoluções ou retrações de mercado, apontando para áreas mais valorizadas ou depreciadas nas diferentes regiões do Estado e, ainda, traçando um panorama dos tipos de imóveis mais procurados pelos consumidores.

A cada mês, faz-se a divulgação de um relatório estadual e de outro relativo à Capital, determinando, por exemplo, faixas de valor para aquisição e locação de imóveis mais procuradas pelos consumidores, tipos de imóveis mais negociados e garantias locatícias mais utilizadas. Os estudos são disponibilizados no site do CRECI-SP, através do link: www.crecisp.gov.br/pesquisas/pesquisa.asp.
"São feitos quase dois mil contatos mensais com nossos inscritos, através de uma equipe voltada exclusivamente para o trabalho de coleta de dados", explicou o presidente do CRECI-SP, José Augusto Viana Neto. "As imobiliárias participantes da pesquisa nos dão informações completas sobre o número de imóveis, os valores e as regiões onde os negócios aconteceram."

Com base nessa expertise, o Conselho lançou, em setembro de 2010, o primeiro Índice Estadual de Preços de Imóveis Usados Residenciais (IEPI-UR). Composto, mensalmente, pela média de todos os preços de venda dos imóveis usados e dos aluguéis residenciais efetivamente fechados pelas imobiliárias que participam da pesquisa CRECI-SP, o Índice fornece diretrizes importantes, podendo nortear políticas públicas, investimentos privados, etc.

A iniciativa do CRECI-SP foi inédita, frente à grande preocupação por parte dos corretores de imóveis para que o mercado imobiliário não enfrente bolhas semelhantes à americana. E uma das principais vantagens desse percentual é que ele é baseado em negócios que foram efetivamente realizados pelas imobiliárias, sendo, assim, uma fonte segura de referência.

Por essa razão, o presidente do CRECI-SP colocou os trabalhos da entidade à disposição de técnicos e agentes do governo, no sentido de que essa experiência possa ser estendida para o âmbito nacional, com a criação de um indicador que reflita a realidade imobiliária do País.
"O Conselho está empenhado em desenvolver parcerias junto à CAIXA e ao IBGE, entidades que também estão trabalhando para chegar a esse denominador comum. Há uma tendência mundial de monitoramento dos preços do setor imobiliário, especialmente após a crise financeira recente. E com a criação de um índice nacional, haverá ainda mais segurança na concessão de financiamentos para aquisição de imóveis, evitando a ação de especuladores nesse mercado", explicou Viana.

Fonte: CRECI-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário