sexta-feira, 27 de julho de 2012

NÚMERO DE IMÓVEIS FINANCIADOS TEM RECUO DE 9% NO SEMESTRE


Com a desaceleração do mercado imobiliário, o número de imóveis financiados com recursos da caderneta de poupança teve queda de 9,4% no primeiro semestre do ano na comparação com o mesmo período de 2011.
Foram financiadas 214 mil unidades no país ante 236 mil nos primeiros seis meses do ano anterior, segundo dados divulgados ontem pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). A queda foi puxada por uma retração de 28% nas unidades para construção.
Após atrasos em obras por causa do volume e problemas na contratação de trabalhadores qualificados, as construtoras fizeram uma reavaliação de seus negócios e frearam os lançamentos, diz o presidente da entidade, Octavio de Lazari Junior.
Já o número de imóveis financiados por pessoas físicas teve alta de 7,9% no período. Empreendimentos lançados em 2008 e 2009 começam a ficar prontos agora e estão sendo financiados pelos compradores, afirma João da Rocha Lima Jr., professor titular de real estate da USP.
Em volume, foram liberados R$ 37,04 bilhões no semestre, com leve aumento de 0,1% na comparação com igual intervalo em 2011.
 
Perspectiva
A Abecip reduziu a previsão de crescimento na concessão de crédito imobiliário neste ano na comparação com 2011. A estimativa foi de 30% para 20%, totalizando R$ 95,9 bilhões. No ano passado, a elevação do setor ficou em 42% ante 2010.
Segundo Lazari Junior, o menor crescimento é saudável. Não há carteira de crédito que se sustente crescendo com altas taxas por muitos anos. Em relação aos preços, a entidade avalia que eles deverão seguir os índices de inflação neste ano.
A pesquisa da Abecip mostra ainda que o percentual do financiamento em relação ao valor do imóvel apresentou alta de 62,7%, no primeiro semestre de 2011, para 63,2%. 

Fonte: Folhapress 

Nenhum comentário:

Postar um comentário