sábado, 29 de janeiro de 2011

RN / NATAL: GESTORES IMOBILIÁRIOS AGREGAM CONHECIMENTOS

Celly Franck coordena curso sobre Tecnologia em Gestão de Negócios Imobiliários

Por ser uma área crescente em Natal, o mercado imobiliário atrai cada vez mais profissionais que se interessam principalmente pelo setor de vendas. Cada imobiliária possui corretores que, para exercer a profissão, precisam apenas realizar o curso de Técnico de Transações Imobiliárias (TTI), que possui carga horária de 800 horas e ensina os conhecimentos básicos que o corretor precisa saber para atuar no mercado. Os que desejam aprofundar-se na área têm à disposição a graduação em Tecnologia em Gestão de Negócios Imobiliários da Faculdade de Natal (FAL), cuja primeira turma se formou há uma semana.

Esses são os pioneiros no Estado a dispor de conhecimentos que possibilitam a atuação em outros setores do mercado imobiliário. Os novos gestores poderão prestar assessoramento na área imobiliária, elaborar planos de ação preventiva ou corretiva, emitir laudo de avaliação, prestar consultorias e assessoria, dentre outras atribuições. O coordenador do curso, Celly Franck, detalha que a graduação possui 1.600 horas de aulas presenciais, com duração de 2 anos e meio, período em que os alunos estudam assuntos ligados ao Direito, Engenharia, Arquitetura, Gestão Empresarial, dentre outras áreas que abrangem a atuação dos gestores imobiliários.

As disciplinas de Direito, por exemplo, são necessárias para que o profissional saiba como funcionam todos os trâmites legais exigidos para lidar com imóveis. No campo da Engenharia, são estudados elementos que tornam possível identificar a origem de problemas estruturais, como rachaduras e infiltrações, e avaliar até que ponto esses danos podem comprometer o imóvel. Da Arquitetura, por sua vez, os alunos aprendem noções de elaboração de plantas para que possam entender, por exemplo, onde ficam os pontos de energia, a área do imóvel, dentre outras informações contidas em uma planta.

O coordenador adiciona que a maioria das disciplinas alia a teoria à prática, o que proporciona o aprendizado além da sala de aula. “Os estudantes realizaram visitas a obras, aprenderam a utilizar instrumentos de topografia e GPS, conheceram os Planos Diretores de Natal, Parnamirim e Macaíba e foram à estação de tratamento de esgoto para entender o funcionamento do saneamento básico da cidade. Esses são exemplos de práticas que complementam o estudo teórico e formam profissionais mais capacitados”, afirma.

Em relação ao mercado de trabalho, Celly explica que todos ainda são muito focados em vendas, mas os novos gestores também atuam na área de consultoria imobiliária. “Os graduados podem trabalhar em imobiliárias, construtoras, com investidores e também podem ser corretores”, complementa o coordenador. A primeira turma de gestores finaliza o curso com todos os alunos empregados em áreas distintas.

Milton Passos, por exemplo, é corretor de imóveis há dez anos e resolveu entrar na faculdade para adquirir mais conhecimentos sobre o mundo dos negócios imobiliários. Ele garante que aprendeu assuntos dos quais não fazia ideia que existiam, e isso influenciou diretamente na sua atuação como corretor. “A graduação em Tecnologia em Gestão de Negócios Imobiliários amplia o campo de visão do profissional, pois o TTI é extremamente resumido e realiza uma preparação muito superficial. Sinto que minha turma possui um grande diferencial em relação aos outros que se contentaram com a formação básica para corretor”, assegura.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário