quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SISTEMA COFECI-CRECIs: NOVA MARCA, NOVO ESTIGMA!?




CLIQUE NO TEXTO ACIMA PARA AMPLIAR*

Corretores de Imóveis de todo o Brasil, receberam o e-mail acima, comunicando a criação da nova marca do COFECI.
Tudo muito bonito, a ilustração do beija-flor é interessante e personaliza o Conselho, porém, chamo a atenção de todos para um determinado trecho do texto (*ampliem para ler o original), que reproduzo abaixo:

..."Assim pensando, criamos uma nova marca que comtempla a suavidade, a beleza, o estigma (Grifo nosso) e toda a força da ave-símbolo dos Corretores de Imóveis do Brasil: o Colibri (Glaucis Hirsuta)..."

Como todos podem perceber, estigma é uma palavra por demais imprópria, empregada no texto de apresentação da nova marca pelo COFECI - Conselho Federal de Corretores de Imóveis, para "contemplar" uma classe já tão estigmatizada por décadas.

O termo “estigma” já era usado na Grécia Antiga para designar sinais corporais que desqualificavam o cidadão marcado com tal sinal. Na Grécia antiga, escravos, criminosos e traidores traziam marcas nos corpos como forma de serem discriminados em locais públicos.

Para os primeiros cristãos, a palavra estigma representava distúrbios físicos ou sinais metafóricos de graças divinas. Nos dias atuais o estigma surge para categorizar as pessoas segundo normas dentro de conceitos de normalidades e aceitação padrão.

O estigma social também surge nas relações de afirmação de identidade e nível social entre os indivíduos de uma sociedade. Na formação de identidade que uma pessoa expressa, inicia de maneira virtual, quando não conhecemos a pessoa e a identificamo-na como esperamos e, depois se completa de forma real, quando conhecemos os atributos que a pessoa possui.

O estigma social possui três níveis distintos: deformidades corporais; fraqueza de caráter; e abominações de atos. Em muitas situações , os estigmatizados não seriam considerados humanos ou incluídos em sociedade.

Consultem os dicionários e verifiquem, vocês mesmos, o significado da palavra estigma:

estigma (es-tig-ma)

s. m.

Marca, sinal.

Cicatriz que deixa uma chaga, uma doença: os estigmas da varíola.

Fig. Marca infamante; labéu, ferrete: os estigmas do vício.

Botânica: Parte superior do pistilo.

Zoologia: Orifício respiratório dos insetos, dos aracnídeos.

s. m. e pl.

Marcas semelhantes às das cinco chagas de Cristo crucificado, recebidas por alguns santos da Igreja católica.

Estigmatizar

Classe gramatical de estigmatizar: Verbo transitivo
Tipo de verbo: regular
Separação das sílabas de estigmatizar: es-tig-ma-ti-zar
Possui 12 letras
Possui as vogais: a e i
Possui as consoantes: g m r s t z
Estigmatizar escrita ao contrário: razitamgitse

Frases na imprensa com estigmatizar

  • Em vez de estigmatizar certos tipos de concessões a pesquisas, talvez devêssemos considerar o quadro mais amplo. Folha de São Paulo, 02/02/2010

  • A associação critica a estratégia do governo, denominada "Prevent" (Prevenir), por "estigmatizar a maior comunidade negra e étnica e a segunda religiosa" do país, depois da cristã. Folha de São Paulo, 21/01/2010

Conjugação do verbo estigmatizar

Infinitivo: estigmatizar
Gerúndio: estigmatizando
Particípio passado: estigmatizado

Fica aqui nosso registro e o pedido de revisão
do texto que apresenta a nova marca
do Sistema COFECI-CRECIs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário