Antes de enviar uma mensagem (ou mensagens), certifique-se que ela seja fácil e agradável de ser visualizada e lida, certifique-se que sua mensagem capture o interesse do leitor. Para lhe ajudar a compor melhor suas mensagens, veja abaixo os 10 erros comuns em mensagens de e-mails – para que você não os cometa!
Uma primeira aproximação a este erro é quando você usa muitos sinais de pontuação como vírgulas, períodos, aspas, chaves... no assunto, títulos de suas mensagens e no próprio conteúdo das mesmas. Com o uso excessivo de pontuação em suas mensagens, você poderá dissimular o objetivo das mesmas, ou seja, poderá fugir do foco principal (alterando o sentido de frases, parágrafos) fazendo com que um leitor perca a atenção do objetivo das mensagens. Também evite usar pontuações como "!!!" , "???", "...", "!?!", "?!?" - o que fará com que suas mensagens possam ser filtradas como SPAM.
Este é um método de "chamar" a atenção de um leitor para certa porção de uma mensagem, e que é utilizado bastante em mensagens SPAM. Sendo assim, evite usar palavras e frases somente com letras maiúsculas. Também, há a parte de estética, pois frases como, "VOCÊ NÃO VAI QUERER PERDER ESTA OPORTUNIDADE, VAI?", apesar de chamar a atenção para a porção em que ela está inserida, dá a impressão que o autor da mensagem está gritando!
Evite escrever mensagens de e-mails com conteúdos longos. No geral, mensagens de e-mails têm suas "vidas" muito curtas, normalmente elas são apagadas após a leitura. Levando isto em consideração, o ideal é que se escreva uma mensagem curta e objetiva pois quem a estiver lendo terá tempo o suficiente para decidir se irá apagá-la, respondê-la ou guardá-la.
Use mensagens curtas, objetivas e que direcionem o leitor para o seu sítio, onde esta pessoa terá mais tempo para analisar o que está propondo. É mais fácil alguém colocar o endereço de uma URL nos favoritos de seus navegadores do que guardar uma mensagem de e-mail para uma futura leitura (e realmente lê-la).
Além do campo assunto, o campo De (From) é fundamental para que uma pessoa ou abra a mensagem de e-mail para leitura, ou relate-a como SPAM ou a apague-a. Deixe bem claro neste campo quem você é e qual é a sua empresa. Atualmente, seguindo as diretrizes da CAN-SPAN ACT of 2003* o ideal é que componha este campo como: Seu Nome. O que mais encontramos é : Sua Empresa, não é prática condenável, mais é menos pessoal – lembre-se que mensagens de e-mails foram projetadas para comunicação social não para comércio puro e aplicado!
* http://www.legalarchiver.org/cs.htm
Os títulos e ligações são elementos importantes em mensagens de e-mails (às vezes mais importantes que o conteúdo). Em um parágrafo anterior eu afirmei que primeiro uma pessoa "ver" uma mensagem de e-mail para depois ler pontos específicos. Muitas pesquisas mostram que normalmente uma pessoa faz uma varredura (scanner) na mensagem de e-mail para depois ler certos pontos. Levando isto em consideração, foram apontados os títulos e ligações como elementos que mais chamam a atenção de uma pessoa durante esta varredura (excluindo imagens).
1º. Durante esta varredura visual, a frase Clique Aqui... apesar de ser uma ligação, não descreve nada, fazendo com que às vezes nem seja percebida (pois a vemos o tempo todo pela Internet - é comum, corriqueira, rotineira).
2º. Apesar de muitos servidores terem suporte à mensagens HTML, muitos não dão suporte total ou mesmo não têm nenhum suporte à mensagens HTML, o que poderá fazer com que esta ligação não esteja ativa.
6 Imagens desnecessárias em mensagens HTML
1º. Não use imagens de fundo (background) que dificultem a visualização da letras (contraste).
3º. Evite imagens pomposas que atraiam toda a atenção do leitor. O foco da atenção deve estar no conteúdo da mensagem.
Muitos servidores de e-mails (e clientes de e-mails) que suportam tags HTML não suportam bem o uso de imagens.
Após o campo De (From), o outro elemento que vai decidir o destino de suas mensagens é o campo Assunto (Subject). Dependendo da origem e objetivo de suas mensagens e da expectativa de um destinatário, um assunto do tipo "Newsletter #10" não despertará muito interesse ( a não ser que este destinatário já esteja esperando esta mensagem).
Lembrando que usar assuntos como "Newsletter #10", "Curso Online – 3º dia"... é boa prática de e-mail Marketing segundo a CAN-SPAM ACT of 2003, mas nem sempre é boa prática de persuasão (convencer alguém a abrir sua mensagem). Não que não deva seguir as boas práticas, mas que deve saber medir o impacto de suas mensagens tanto em nível de boas condutas quanto em nível de efetividade de leitura.
8 Ligações que apontam para o que não foi descrito
Pense nisto, um destinatário ler, "Saiba Mais Sobre Os Segredos do MMN" e no momento não tem tempo para assistir o vídeo (esperar carregar o vídeo, e assistí-lo). Ao perceber que se trata de um vídeo, com certeza perderá o interesse! É muito provável que sua mensagem seja apagada. Se você tiver avisado, com certeza se o destinatário tiver interesse, guardará sua mensagem para assistir o vídeo quando tiver um pouco mais de tempo.
9 Anúncios não relacionados
Tenha cuidado para não destacar excessivamente estas propagandas, fazendo com que o leitor pense que o objetivo da mensagem é apenas a apresentação de produtos ou serviços – mensagens de e-mails têm que ser informativas!
10 Mensagens repetitivas
Se você desenvolver mensagens puramente comerciais, não irá despertar o interesse de sua audiência para que continuem a ler suas mensagens. O mais importante nesta estratégia de Marketing é que você mostre a seus leitores que você tem os produtos corretos para as necessidades descritas nas mensagens. Desta forma, tão logo um leitor esteja convencido que o seu produto irá realmente suprir aquela necessidade, não pensará duas vezes em adquiri-lo, pois ao longo do tempo, ele lhe conheceu melhor e tem certeza que você é a pessoa correta e que tem os produtos corretos para suas necessidades.
http://www.artigonal.com/marketing-na-internet-artigos/10-erros-comuns-em-mensagens-de-e-mails-873116.html
Júlio Araújo atualmente é o desenvolvedor do programa MailAutoresponder que é uma solução completa para quem não quer depender de serviços de terceiros para gerenciarem suas campanhas de e-mail Marketing. Confira este programa em http://produtos.embasex.net/MAResponder e entre de vez no mercado de e-mail Marketing!
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