segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

BUSCA DE IMÓVEIS NA INTERNET COM IMOHOO E OUTROS PORTAIS DE IMÓVEIS

Há vários portais e classificados de imóveis para o Brasil na internet. A maioria deles são restritos à cidades, regiões ou estados brasileiros. Existem poucos que cobrem o território nacional. Também existe a modalidade paga ou gratuita para a publicação de imóveis. Considerando aqueles que tentam cobrir todo o território brasileiro, na modalidade paga, encontram-se: Imoveisweb e Zap como os principais portais de anúncios. Na modalidade gratuita, existem o Imohoo, Imobilien e Vericia, dentre alguns outros.

Para quem procura comprar ou alugar um imóvel, um ou outro sistema pode ser mais indicado. Na modalidade gratuita, existem muitos imóveis disponíveis nos portais, pois estes são geralmente publicados de maneira automática através de um programa robô (há também classificados gratuitos tradicionais onde imóveis são publicados manualmente por pessoas). Esses programas procuram por imóveis em sites de imobiliárias e corretores de imóveis e extraem as informações para publicação gratuita e automática no respectivo portal. Por causa disso, pode existir alguns erros nesses portais, como imóveis duplicados, ou imóveis com informações incorretas. Entretanto, espera-se que a grande maioria dos imóveis publicados contenham as informações corretas.

Enquanto que o Vericia e o Imobilien disponibilizam buscas por cidades como palavra-chave, o Imohoo (http://www.imohoo.com.br) proporciona um mecanismo de busca mais geral, onde o usuário pode entrar com qualquer palavra chave ou expressão como: "apartamento em Moema, São Paulo" ou "casa de 3 qtos em Florianopolis, Ingleses". Para quem busca no Google ou Yahoo, não vai sentir diferenças ou dificuldades na busca de imóveis no Imohoo. Seguindo a tendência dos últimos portais de imóveis, o Imohoo também disponibiliza a busca de imóveis por mapa, especificamente usando a tecnologia do Google Maps. Desse modo, na página de busca de imóveis, o usuário pode facilmente alternar a visualização entre os modos lista de imóveis e mapa de imóveis. Imobiliárias ou corretores de imóveis que tenham sites imobiliários podem cadastrar seu site para ser indexado no imohoo em http://www.imohoo.com.br/imoX. Essa ferramenta do Imohoo analisa páginas HTML e extrai as informações dos imóveis de acordo com os padrões dessas páginas.

Também há sistemas web que são buscadores de anúncios classificados, em particular, na área de imóveis. Exemplos são o Ibiubi e o Trovit Imóveis. Eles obtém informações de anúncios de imóveis (geralmente através de XML) oriundos de diversas fontes como classificados de imóveis ZAP, OLX, Vivastreet, etc, e disponibilizam em um só lugar. Apesar de disponibilizarem uma grande quantidade de imóveis, não é possível cobrir todos imóveis existentes na internet, pois parte deles estão publicados somente em sites de imobiliárias.

Para imobiliárias ou corretores de imóveis, o portal Imohoo pode ser bem conveniente, pois além de indexar imóveis de seus sites, se a imobiliária tiver uma conta de usuário no Imohoo, ela poderá editar e personalizar seus anúncios de imóveis que foram automaticamente inseridos no Imohoo, acrescentando ou modificando informações e fotos. No futuro, ainda será possível escolher imóveis para publicidade em destaque no próprio portal. Outras possibilidades existentes no Imohoo são: criação de um site gratuito, tipo loja virtual, onde todos imóveis de uma imobiliária são agrupados, possibilitando também uma busca personalizada por cidade, tipo do imóvel, etc. e inclusive, uma busca através do Google maps.

O Imohoo é baseado no open-source framework Drupal. Originalmente lançado em 2009 como classificados de imóveis, estendeu sua área de atuação para indexador e buscador de imóveis em sites e portais imobiliários em 2010 e conta com mais de 5 mil imóveis em todo o Brasil.

Fonte: http://www.artigonal.com

Um comentário:

  1. Foi lançado recentemente mais um portal de imóveis: o Visite Já - http://visiteja.com.br/ experimentem e mandem sugestões.

    ResponderExcluir