terça-feira, 18 de janeiro de 2011

NORMA PARA MANUAIS DE USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS EDIFICAÇÕES ESTÁ EM CONSULTA NACIONAL


NBR 14037 estabelece os requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos
Está em Consulta Nacional até o próximo dia 21 de janeiro de 2011 a NBR 14037 – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos. O texto foi concebido no âmbito do CB-02 – Comitê Brasileiro de Construção Civil, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O texto deve determinar, por meio de instruções claras e objetivas, as condições indispensáveis ao elaborar esse tipo de manual. A norma parte do princípio de que o processo construtivo de uma edificação é composto por mais etapas que apenas o projeto e a execução em canteiro. A NBR 14037 institui a percepção de que, uma vez que o uso efetivo só ocorre após a conclusão da obra, as etapas posteriores à construção têm importância na gerência do projeto.

De acordo com o coordenador da comissão de estudos responsável pelo desenvolvimento da norma, Ricardo Santaliestra Pina, para que a compreensão seja a mais ampla possível, a comissão de estudos teve a preocupação de utilizar linguagem didática para contemplar todas as obrigações pertinentes às atividades descritas pelo texto.

O coordenador explica também que a norma atende às exigências da legislação, que atualmente já obriga a elaboração de um manual de uso, operação e manutenção de edificações por parte do construtor ou do incorporador do empreendimento.



Fonte: PiniWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário