domingo, 16 de janeiro de 2011

CRISE DO SETOR IMOBILIÁRIO DOS EUA PODE ATINGIR PICO EM 2011


Quase três milhões de imóveis nos Estados Unidos receberam notificação de inadimplência nos pagamentos, leilão ou execução hipotecária em 2010, e o número pode bater recorde este ano, indicou nesta quinta-feira um grupo que analisa o mercado imobiliário.

"Alcançaremos o pico das execuções hipotecárias e, provavelmente, uma queda dos preços neste ano, e é o que precisa ocorrer para que o mercado comece a se recuperar", disse Rick Sharga, vice-presidente da RealtyTrac em uma entrevista a Bloomberg.

Durante o ano passado, os compradores de 2,871.891 milhões de propriedades caíram em moratória, ou receberam alguma notificação ou execução hipotecária, um aumento de 2% em relação ao ano anterior, e de 23% em comparação a 2008.

As execuções hipotecárias seguem afundando os preços dos imóveis nos EUA enquanto a taxa de desemprego se mantém acima de 9%, um ano e meio depois do fim da recessão econômica mais profunda e prolongada em quase oito décadas.

De acordo com o índice Case-Shiller, que se refere aos preços dos imóveis em 20 cidades, a queda chega a 33% desde 2006.

A Fannie Mae, uma agência hipotecária, calcula que os valores das propriedades imobiliárias poderiam subir 0,6% este ano, o que seria o primeiro aumento em cinco anos.

No ano passado, os bancos reassumiram a propriedade de mais de um milhão de imóveis, 14% a mais que em 2009. Desde 2006, mais de 3 milhões de casas e apartamentos voltaram para as mãos dos bancos.

"O total de propriedades sob notificação de execução hipotecária teria excedido, facilmente, o número de três milhões no ano passado se não fosse pela diminuição dos trâmites no quarto trimestre, quando surgiu uma controvérsia sobre os procedimentos usados pelos bancos", disse James Saccacio, diretor-executivo da RealtyTrac.

Fiscais dos 50 estados averiguam se os bancos e as agências de empréstimo usaram documentos e assinaturas falsas para levar adiante os trâmites de execução hipotecária.


Fonte: Terra Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário