domingo, 25 de abril de 2010

VOCÊ CONHECE A FILOSOFIA DA SUA UNIVERSIDADE?


A fundação da Escola São Paulo, em 1911, por imigrantes alemães, tinha diversos objetivos, entre os quais destacava-se o de atender às necessidades imediatas de educação para os seus filhos e, assim, prepará-los para a vida na sociedade. Dessa escola paroquial nasceu a ULBRA.

A Universidade Luterana do Brasil - ULBRA é uma universidade confessional cristã, cujos referenciais filosóficos e teóricos são encontrados nas Escrituras Sagradas, a Bíblia. Em questões de fé e vida cristã a Bíblia é a autoridade absoluta.

A partir deste princípio da autoridade da Palavra de Deus, a Universidade tem uma concepção teórica de Deus, do universo, do ser humano, da sociedade humana e da educação como processo de socialização e formação do ser humano.

Na sua concepção de Deus ela sustenta que há um Deus pessoal Triúno, três pessoas em uma única essência divina, Pai, Filho e Espírito Santo.

Cremos e confessamos, conforme o Credo Ecumênico Apostólico, que todos os seres humanos são criaturas especiais de Deus. Essa visão gera um diferencial no relacionamento humano. Com uma visão humanista cristã, não nos vemos como meros acidentes biológicos ou organismos físicos, mas como indivíduos que têm valor e dignidade porque são obra do Criador. Assim também queremos ver e tratar nosso semelhante.

Cremos e confessamos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o Redentor e Salvador de todos através de sua morte e seu sacrifício voluntário em nosso favor. O Espírito Santo é que nos capacita a crer nessa verdade. A fé é presente de Deus.

Um diferencial de nossa Universidade é o de questionarmos, permanentemente, a razão última do fazer educação e ensino, porque não somos e não queremos ser uma empresa que comercializa o ensino visando ao lucro econômico. O lucro é um meio para um fim maior.

Qual é esse fim? Um projeto de vida.

O projeto e as ações educacionais da ULBRA estão a serviço de uma vida melhor, mais humana, e da construção de uma sociedade mais justa, aqui e agora. No entanto, uma instituição cristã não pára aí. Além de visar à vida terrena, ela também visa à vida na perspectiva do reino de Deus, isto é, oferece ao aluno, professores e funcionários o projeto de vida e de amor de Deus.

Esse é o diferencial. Queremos levar aos nossos alunos o conhecimento, em função da vida neste mundo, e também da vida no mundo que está por vir, "o novo céu e a nova terra", preparados por Deus para nós na eternidade. Essa é nossa percepção de educação integral. Essa verdade liberta para uma vida de fé, esperança e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário