domingo, 25 de abril de 2010

O direito de propriedade e o direito à moradia: um diálogo comparativo entre o direito de propriedade urbana imóvel e o direito à moradia


Este trabalho discorre acerca do direito fundamental de propriedade e do direito social à moradia; buscando estabelecer um diálogo entre estes importantes institutos. As alterações acerca do direito de propriedade urbana imóvel; a inclusão do direito à moradia dentre os direitos sociais e a edição da Lei Federal n°. 10.257; de 10 de julho de 2001; que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; denominada de Estatuto da Cidade; inauguram uma nova fase no tratamento do direito de propriedade; estabelecendo novos contornos a esse instituto tradicionalmente patrimonialista. Esses novos parâmetros legislativos disponibilizam importantes instrumentos urbanísticos que proporcionam ao Poder Público mecanismos para a efetivação do desenvolvimento das cidades; garantindo a função social da cidade e da propriedade urbana imóvel com o objetivo de atingir o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de seus habitantes e; via de regra; o exercício do direito social à moradia adequada. A concretização da função social da propriedade urbana imóvel nos termos da legislação constitucional; civil e urbanística vigente representa; de fato; o pressuposto de admissibilidade para o reconhecimento do efetivo desenvolvimento sustentável; que; segundo a ordem mundial; tem no cidadão o centro das preocupações e; por objetivo; garantir a ordenação das cidades por meio da erradicação da pobreza; da redução das desigualdades sociais e pela implantação e implementação de políticas públicas habitacionais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Nesse contexto; investiga-se; à luz dos parâmetros legais; doutrinários e jurisprudenciais; a compreensão do direito à moradia; sobretudo; quando em colisão com o direito de propriedade.

Qual a diferença entre propriedade e posse e porque é necessário que todo o imóvel tenha uma função social? Essa e outras questões são abordadas no livro "O Direito de Propriedade e o Direito à Moradia: Um diálogo comparativo entre o direito de propriedade urbana imóvel e o direito à moradia", de autoria da professora de Direito e Negócios Imobiliários da ULBRA, Elaine Adelina Pagani.
De acordo com ela, existe legislação vigente que dá ao poder público mecanismos para o progresso das cidades, garantindo o seu desenvolvimento sustentável e o acesso a moradia adequada. Entretanto, nem todos conhecem ou não dão a devida importância a esses regramentos, o que favorece a implantação de interesses contrários ao caráter social dos imóveis. Segundo ela, não só alunos de Direito ou Negócios Imobiliários, mas todos deveriam saber desses direitos.

Mais informações pelo fone (51) 3477-9142.

EdiPUCRS - Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 41
Contato:
51 3320 3906 / livraria@pucrs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário