segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comparação entre as calculadoras financeiras HP 12C, HP 12C Platinum e HP 12C Prestige


Os modelos de calculadora financeira HP 12C, HP 12C Platinum e HP12C Prestige não apresentam diferenças em termos de poder de cálculo. As principais diferenças são a capacidade de armazenar programas, o tipo de notação utilizada nos cálculos e a velocidade de cálculos.

Uma maior capacidade para armazenar programas é interessante para quem pretende utilizar o recurso de programação da calculadora, o que permite automatizar e acelerar a execução de cálculos financeiros mais extensos ou com maior entrada de dados. Os modelos HP 12C Platinum e Prestige permitem armazenar até 400 passos de programas contra 99 passos na HP 12C tradicional.

A HP 12C tradicional utiliza apenas a notação RPN (Reverse Polish Notation ou Notação Polonesa Reversa). Com esse método de cálculo, para fazer a soma de 3 mais 2 é necessário teclar 3 ENTER 2 e o sinal +. A notação RPN permite que cálculos encadeados sejam feitos mais rapidamente. A HP 12C Platinum e Prestige têm, além da notação RPN, o sistema algébrico (é mais intuitivo, pois é modo tradicional de fazer cálculos. Para fazer a soma de 3 mais 2 é necessário teclar 3 + 2 e o sinal de igualdade). A qualquer momento, o usuário pode escolher entre o método RPN e o método algébrico.

Os modelos HP 12C Platinum e Prestige possuem maior velocidade cálculo do que a HP 12C tradicional, diferença que se faz sentir basicamente no cálculo de taxa de juros.

Em resumo, podemos dizer que os três modelos são excelentes produtos (deve ser lembrado que a HP 12C é sucesso de vendas desde que foi lançada em 1981) e são fundamentais tanto para a aprendizagem como para a utilização prática de Matemática Financeira.

3 comentários:

  1. Muito bom trabalho. O Senhor teria um trabalho identico comparando a linha 12 C com a 17 bll+??

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essas colocações, parabéns!

    ResponderExcluir