sexta-feira, 30 de abril de 2010

Como estudar para a Avaliação Presencial


Na hora de estudar, como em tudo o mais que fazemos, é importante ter um plano de ação antes de começar. O melhor é ter em mãos a lista da disciplina que vai ser abordada e se possível fazer um teste antes para ver como está seu conhecimento, porque o tempo é precioso e não adianta nada estudar o que você já sabe, deixando de lado o que ignora.

Com a lista em mãos, na frente de cada item vá atribuindo notas para si mesmo de zero a 5, conforme seu conhecimento naquela área ou assunto específico, e estude de acordo com essa nota, conforme a sugestão abaixo:

nota zero – em assuntos sobre os quais você não sabe nada, você precisará de ajuda.

nota 1 – sobre esses assuntos você pode até estudar sozinho, mas dedique bastante tempo para isso. Passe uma ou duas horas relendo toda a matéria, faça resumos, tente decorar dados mais importantes.

nota 2 – nesses assuntos você está um pouco melhor, mas mesmo assim precisa reforçar seu conhecimento. Que tal pesquisar sobre o assunto na internet?

nota 3 – nesses assuntos você já está melhor, mas com certeza se não estudar vai ter dúvidas na hora da prova, e já que tirou as dúvidas mais urgentes nos assuntos com nota menor, vale a pena investir um pouco do seu tempo informando-se melhor. Leia suas anotações e se tiver atividades já feitas sobre o assunto, faça tudo de novo.

nota 4 – quase perfeito nessas áreas, se sobrou um tempo sempre é bom dar uma lida na matéria, quem sabe ficou alguma coisa para trás que você não percebeu da primeira vez que aprendeu?

nota 5 – tranqüilo, nem precisa perder tempo, já que você sabe tudo do assunto, é quase um expert.

Agindo assim você estuda o que sabe menos, dedicando maior parte de seu tempo e esforço a eles, deixando sempre o que sabe mais e melhor para o final.

E o que fazer se você se atribuir nota zero em tudo? Bem, nesse caso ou você não assistiu a nenhuma aula, ou está precisando urgentemente mudar sua postura como aluno, porque se você não sabe nada de nada é porque deixou para aprender tudo às vésperas da prova. Meu conselho nesse caso é você tentar aprender o que achar mais necessário e rezar bastante para ser bem sucedido.

Adaptado do texto de Zailda Coirano.

Um comentário:

  1. Professor, você é o cara.
    Jeronimo Carvalho
    Neg.Imobiliarios-Ulbra

    ResponderExcluir