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CBO- Classificação Brasileira de Ocupações
4231 - 05 DESPACHANTE DOCUMENTALISTA
- DESPACHANTE, DESPACHANTE DE DOCUMENTOS, DESPACHANTE POLICIAL, EMPLACADOR
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Descrição sumária |
Representam o cliente junto a
órgãos e entidades competentes. Solicitam a emissão de documentos de pessoas
físicas e jurídicas, de bens móveis e imóveis, alvarás, licenças e laudos
diversos. Efetua inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros.
Gerenciam serviços e atividades dos clientes.
Organizam arquivos de dados e monitoram datas de vencimento de documentos.
Regularizam débitos e créditos, apuram e pagam impostos, taxas e emolumentos.
Requerem isenções, cancelamentos, parcelamentos e suspensões de pagamentos de
débitos, a devolução de indébitos e o recebimento de indenizações, seguros,
pecúlios e pensões.
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Formação e experiência |
O exercício dessas ocupações requer
formação de nível médio e credenciamento junto a órgãos estaduais, nas unidades
da federação onde haja legislação específica para o exercício da função.
Alguns conselhos regionais oferecem cursos específicos sobre legislação e
preenchimento de documentação para os diversos campos de atuação.
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Condições gerais de exercício |
Atuam predominantemente junto aos
órgãos de trânsito. A maior ou menor familiaridade com guias e formulários
específicos gera, informalmente, especializações: documentação para taxistas,
para veículos de transporte escolar, para veículos de carga, documentação para
o Ibama, prefeituras, Receita Federal, INCRA, associações de classe, dentre
outras. Trabalham como autônomos.
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Código internacional CIUO 88 |
4211 - Cajeros y expendedores de billetes
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Notas |
Em alguns estados, o credenciamento é
feito mediante atos administrativos de órgãos públicos municipais e estaduais
(Delegacias de Polícia, DETRAN). Em outros estados, como São Paulo, Rio de
Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais e no
Distrito Federal, a atividade dos despachantes é regulada por leis estaduais.
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A - EXECUTAR SERVIÇOS PARA OS CLIENTES
JUNTO A ÓRGÃOS E ENTIDADES COMPETENTES |
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Solicitar documentos pessoais (CIC, RG, CNH, Passaporte)
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Solicitar documentos de pessoas jurídicas
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Solicitar documentos de bens móveis veículos Terrestres, embarcações,
aeronaves)
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Solicitar documentos de bens imóveis (certidões, registros e averbações)
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Solicitar alvarás e licenças para diversos fins
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Solicitar laudos diversos (perícias, vistorias e avaliações)
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Legalizar documentos de estrangeiros
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Solicitar certificações de procedência e qualidade
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Registrar produtos
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Registrar marcas, patentes e desenho industrial
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Solicitar homologações de atos
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Efetuar inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros
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B - GERENCIAR SERVIÇOS E ATIVIDADES DO
CLIENTE
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Gerenciar arquivo de dados e documentos do cliente
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Monitorar datas de vencimento de documentos dos clientes
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Assessorar o cliente em assuntos específicos, com embasamento legal
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Pleitear a regularização de documentos
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Desentranhar processos
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Desembaraçar processos
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Defender verbalmente o cliente
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Recorrer de decisões administrativas
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C - PROVIDENCIAR A SOLICITAÇÃO DE
DOCUMENTOS |
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Preparar os documentos
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Redigir requerimentos
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Providenciar a expedição de documentos
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Montar o processo
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Direcionar cliente e processo ao órgão competente
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Protocolizar o requerimento
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Acompanhar a tramitação de processo
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Retirar os documentos
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Conferir a exatidão dos documentos
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Entregar os documentos
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Elaborar documentos
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D - REGULARIZAR DÉBITOS E CRÉDITOS
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Apurar impostos, taxas e emolumentos
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Preencher guias e formulários
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Pagar impostos, taxas e emolumentos
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Pedir baixa dos débitos
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Requerer a certidão negativa de débitos
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Interpor defesas e recursos
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Requerer suspensão de impostos, taxas e contribuições
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Requerer parcelamento de débitos
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Requerer cancelamento de débitos e dívidas
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Requerer restituição de indébitos
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Requerer substituição dos meios de Pagamento de debito
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Apurar créditos
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Requerer a isenção de impostos, taxas e emolumentos
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Requerer indenizações, seguros, pecúlios e pensões
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Requerer o reconhecimento de imunidade
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E - INSTRUIR PROCESSOS
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Planejar o trabalho
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Pesquisar informações
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Analisar informações
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Consolidar as informações
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Classificar documentos
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Documentar o processo
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Relatar o processo
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Formalizar o processo
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Atualizar a documentação legal da empresa
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F - GERIR SUA EMPRESA
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Controlar custos usando planilha
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Implementar métodos de trabalho
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Equipar a empresa
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Selecionar o local da empresa
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Coordenar equipe de trabalho
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Zelar pela aparência e funcionalidade do ambiente de trabalho
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Estabelecer procedimentos de trabalho
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Orientar os funcionários sobre sua apresentação pessoal
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Atualizar a documentação legal da empresa e dos funcionários
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Cumprir estratégias de marketing
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Fixar honorários
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Estabelecer horários de funcionamento da empresa
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Adotar padrões de controle de qualidade
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Controlar a qualidade de procedimentos padrão
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G - COMUNICAR-SE
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Telefonar aos clientes
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Enviar fax e e-mail
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Visitar clientes
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Enviar comunicação registrada
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Produzir boletins informativos
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Distribuir propaganda
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Veicular anúncios em jornais e periódicos
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Divulgar serviços por mala direta
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Divulgar serviços por rádio ou televisão
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Colocar página na Internet
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H - DESENVOLVER NOVOS CAMPOS DE ATIVIDADE
PROFISSIONAL
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Identificar possíveis serviços
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Desenvolver projetos de atuação profissional
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Atuar preventivamente frente às alterações concretas e possíveis
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Negociar a implantação de serviços
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Dialogar com órgãos públicos sobre o aperfeiçoamento de serviços
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Firmar parcerias no mercado interno e externo
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Z - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
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Agir eticamente
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Atualizar-se quanto à métodos e ferramentas de trabalho
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Agir com profissionalismo
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Ter conhecimentos técnicos e jurídicos
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Falar outros idiomas
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Expressar-se com clareza
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Guardar o sigilo profissional
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Trajar-se adequadamente
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Tratar com urbanidade funcionários públicos, clientes e concorrência
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Redirecionar suas atividades para novas áreas
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Aperfeiçoar-se continuamente
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Qualificar-se para novas oportunidades de trabalho
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Conquistar e manter clientela
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Administrar crises
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Manter clientela
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Recursos de Trabalho |
Acesso à Internet; Biblioteca de
legislação; Carimbos; Computador e periféricos; Fax; Impressos em geral;
Jornais; Máquina de escrever; Máquinas copiadoras; Software.
Clique nos links abaixo:
CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DO SISTEMA CFDD/CRDD
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Olá Adorei seu blog me esclareceu muito aliado com outras informações que coletei sobre a formação do profissional de Despachante Documentalista.
ResponderExcluirAtenciosamente
Sulení Almeida
Suleni, vc conseguiu algum curso de despachante documentalista? Obrigada
Excluiro´la gostaria de saber aonde encontro o curso de Despachante Documentalista a distancia para fazer?
ResponderExcluiro´la gostaria de saber aonde encontro o curso de Despachante Documentalista a distancia para fazer?
ResponderExcluirOla tenho uma duvida sou corretor de imoveis posso atuar como despachante documental?
ResponderExcluir