quarta-feira, 10 de abril de 2013

CRESCE O VOLUME DE OPERAÇÕES COM FUNDOS IMOBILIÁRIOS



O mercado de fundos imobiliários tem crescido consideravelmente no Brasil, gerando boas oportunidades para investidores pessoas físicas. Segundo dados da BM&F Bovespa, no mês de março, o mercado de Fundos de Investimento Imobiliários ultrapassou a marca de 100 mil investidores. Atualmente são 102.691 investidores contabilizados, ante 97.951 no mês anterior. Em março, o volume financeiro foi de R$ 763,43 milhões, em 87.735 negócios. Em fevereiro, o volume financeiro registrado foi de R$ 739,10 milhões, em 68.122 negócios. O mês de março encerrou com 100 Fundos Imobiliários registrados e autorizados à negociação nos mercados de bolsa e balcão organizado da BM& F Bovespa.

- Isso indica que existe hoje maior liquidez para quem quer comprar ou vender posições no mercado secundário - afirma Juliano Cornacchia, advogado especialista em mercado de capitais e sócio da PMKA Advogados.

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) têm se tornado uma atrativa opção para aqueles que desejam diversificar seus portfólios de aplicação.

- Os FII possibilitam que se invista em imóveis, sem comprá-los diretamente. Por meio de uma corretora, o investidor compra cotas do fundo, que investe em um ou mais imóveis comerciais, corporativos, residenciais e outros para ganhar com sua valorização ou com a renda dos aluguéis - explica o especialista. Eles também podem investir em recebíveis imobiliários, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).

O retorno desses fundos se dá tanto pelo pagamento de dividendos (obtidos com o aluguel do imóvel) quanto pela valorização do imóvel.
Entre as modalidades disponíveis de fundos no mercado, destacam-se: o "FII de Renda", que consiste na aquisição de imóveis para obtenção de renda proveniente de aluguéis; o "FII de Desenvolvimento", carteira que concentra empreendimentos em fase de construção e apresentam riscos, porém com possibilidade de maiores ganhos; e o "FII de FII", que investe em cotas de outros fundos de investimentos imobiliários, garantindo boa rentabilidade e com risco pulverizado.

Fonte: Monitor Mercantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário